Prebiótico – O que é, Fontes e Benefícios

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Prebiótico é muito importante para a nossa saúde, pois é responsável por mantar o nosso sistema digestivo saudável. Além disso, o termo Prebiótico foi empregado por Gibson & Roberfroid em 1995 (J. Nut.) para designar Ingredientes nutricionais não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro estimulando seletivamente o crescimento e atividade de uma ou mais bactérias benéficas do cólon, melhorando a saúde do seu hospedeiro.

Prebiótico

Cientistas alimentares ainda estão avaliando o Pro e Contra do uso de Prebiótico na nutrição humana sob aspectos da qualidade alimentar. Enquanto que os Prebióticos são substâncias presentes ou acrescentadas aos alimentos, os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Os probióticos mais usados são as bifidobactérias e os lactobacilos.

A principal ação dos Prebiótico é estimular o crescimento e/ou ativar o metabolismo de algum grupo de bactérias benéficas do trato intestinal. Desta maneira, os Prebiótico agem intimamente relacionados aos probióticos; constituem o “alimento” das bactérias probióticas.

O uso de produtos denominados Prebióticos em associação como os probióticos apresenta ações benéficas superiores aos antibióticos promotores de crescimento, notadamente, não deixando resíduos nos produtos de origem animal e não induzindo o desenvolvimento de resistência às drogas, por serem produtos essencialmente naturais.

Fontes de Prebiótico

Os alimentos com compostos Prebióticos são muitos, e todos possuem essas fibras naturais. Entre esses alimentos estão: alho-poró, aspargo, chicória, alcachofra de Jerusalém, alho, cebola, trigo, aveia, soja etc.

A saúde do nosso organismo, e nesse caso específico o intestino, está ligada a várias outras características biológicas do organismo, portanto Prebiótico e probióticos consumidos em conjunto serão importantes para o combate de inflamações e também ajudam a diminuir os riscos de contração de certas doenças.

beneficio dos probioticos

Benefícios do Prebiótico

Prebiótico não se limita a ser o alimento dos probióticos. Há vários benefícios que lhe estão associados. Senão veja só:

  • Estimulam a produção da flora bacteriana, favorecendo a saúde intestinal e o seu correto funcionamento
  • Diminuem os riscos de infeções
  • Reduzem a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol
  • No seguimento da anterior, ainda ajudam a reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares e diabéticas, uma vez que ajudam a regular, não só os níveis de colesterol, mas também de triglicéridos no sangue
  • Contribuem para uma maior síntese e absorção de nutrientes e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo (como cálcio, ferro, zinco ou magnésio, por exemplo)
  • Evitam o inchaço abdominal
  • Estimulam o sistema imunitário intestinal
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Cistina – Fontes, Benefícios e Deficiência

acido butirico beneficios

Ácido Butírico – O que é, Para que Serve e Como Usar!