Benefícios das Plantas

Cálamo Aromático – Origem, Benefícios e Como Usar!

Cálamo Aromático – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Cálamo Aromático é uma planta aquática com tronco subterrâneo e raízes chatas e finas. Com sabor amargo, a planta é originária da Índia e da África, mas pode ser encontrada por todo o mundo. Com tamanho de 60 a 150 cm, o Cálamo Aromático possui folhas estreitas e lanceoladas, e um aroma muito agradável, semelhante ao da tangerina. Veja tudo sobre esta planta:

calamo aromático

Origem do Cálamo Aromático:

O Cálamo Aromático, de nome científico Acorus calamus, é uma planta também conhecida como junco de cobra, cana cheirosa e cana odorífera. Pertencente à família das Araceae, é uma planta aquática que mede entre 60 a 150 cm de altura, possui o tronco subterrâneo, as raízes finas e chatas e as suas folhas são estreitas e lanceoladas.

Originária da Ásia e introduzida na Europa pelos povos tártaros, no século XIII, esta planta possui um aroma agradável, lembrando o da tangerina, e sabor amargo. Nos países árabes, costuma-se utilizar a essência do Cálamo Aromático como afrodisíaco.

Os romanos e os gregos ofereciam a planta aos seus deuses; enquanto os mongois acreditavam que o cálamo tinha o poder de limpar as águas. Confira a seguir as propriedades e os benefícios à saúde proporcionados por esta planta.

Propriedades do Cálamo Aromático:

O óleo essencial originário do rizoma (caule subterrâneo) desta planta apresenta propriedades digestivas (eupéptico e aperitivo), carminativa, diaforética, diurética e antiespasmódica.

Benefícios do Cálamo Aromático:

Por ser tônico e estomacal, o chá de Cálamo Aromático pode ser utilizado em casos de flatulências, raquitismo, bronquite, catarros, vômitos, digestão pesada e difícil, escassez de suco gástrico e gastrite crônica.

Também é útil para eliminar os gases do tubo digestivo. Além disso, esta planta é um relaxante muscular e sedativo leve do sistema nervoso. Auxilia, também, no tratamento de casos de inchações, icterícia, halitose e hiperazotemia.

Como Fazer o Chá de Cálamo Aromático:

Para preparar o chá da planta, basta colocar duas colheres de sopa para cada litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, contando a partir do momento em que a ebulição tem início.

Após esse período, retire do fogo e deixe repousando, em um recipiente tampado, durante cerca de 10 minutos. Coe e tome o chá. É indicado tomar uma xícara do chá de três a quatro vezes ao dia.

Contraindicações do Cálamo Aromático:

O uso do Cálamo Aromático é contraindicado para gestantes (inclusive na forma de banhos ou massagens corporal), lactantes e crianças menores de dois anos.

A planta não deve ser utilizada em altas doses e nem por longos períodos (o tratamento deve ser descontínuo), pois sérios efeitos adversos podem aparecer nestes casos.

Lembre-se que a automedicação, inclusive quando feita com medicamento natural, pode ser perigosa e que somente um profissional está apto para afirmar se determinado remédio serve para o seu caso específico.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.