Os 45 Benefícios do Suco de Limão Para Saúde

Os 45 Benefícios do Suco de Limão Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Limão Para Saúde são muitos e variados. Além disso, o Suco de Limão possui ricas propriedades medicinais que fortalecem o organismo humano, prevenindo diversas doenças. O limão é um fruto rico em nutrientes e vitaminas, essenciais para a saúde.

suco de limão

Temperar saladas, tomar como suco e até mesmo congelar para temperar a comida são os usos mais comuns na alimentação. Na limpeza, principalmente para desengordurar e tirar cheiro.

Os frutos possuem formato oval e podem ser de tamanhos variados, com casca lisa ou enrugados e adquirem cores que variam do verde-escuro ao amarelo-claro, com exceção da espécie que o fruto se assemelha a uma tangerina. Os limões são ricos em ácido cítrico, que confere ao fruto um sabor ácido, porém muito apreciado na culinária para o preparo de sucos (limonada), licores, temperos, doces, entre outros.

O Suco de Limão é muito benéfico para a saúde. A água, o componente mais abundante do Suco de Limão, ajuda a hidratar o corpo. Mas se você adicionar algumas fatias ou gotas de um limão fresco (e orgânico, de preferência) à jarra de água pela manhã, você terá benefícios adicionais (a quantidade de limão pode variar a gosto).

Valor Nutricional do Suco de Limão:

O Suco de Limão é usado frequentemente para fazer limonada e como tempero. Ele contém seis por cento de ácido cítrico em sua composição, o que o torna azedo. O limão também contém vitamina C, cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, bem como açúcar, carboidratos e fibras. Então, confira também os Benefícios do Suco de Limão Para Saúde:

Benefícios do Suco de Limão Para Saúde:

1. Combate os Radicais Livres:

O Suco de Limão é uma excelente fonte de vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza. A vitamina C é um dos principais antioxidantes solúveis encontrados em alimentos. Ela circula nos meios aquosos do humano neutralizando os radicais livres com os quais entra em contato, dentro e fora das células.

Os radicais livres podem interagir com as células saudáveis ​​do corpo, danificando suas membranas e diminuindo a sua integridade. Eles também podem causar uma variedade de inflamações, inchaço e dores. Esta é uma das razões pela qual a vitamina C tem sido usada na redução de alguns dos sintomas de osteoartrose e artrite reumatoide.

2. Aumenta a Imunidade:

A vitamina C presente no Suco de Limão também é vital para fortalecer o sistema imunológico. O principal objetivo do sistema imunológico é proteger o organismo de doenças, por isso um pouco de vitamina C a mais pode ser úteis em condições como resfriados, gripes e infecções de ouvido recorrentes. Manter uma dieta saudável, rica em fontes de vitamina C traz benefícios importantes durante os meses de inverno, quando os níveis de atividade física tendem a cair.

3. Controla os Níveis de Colesterol:

Alguns estudos indicam que o Suco de Limão faz parte de uma categoria de alimentos que são benéficos no controle do colesterol do nosso organismo. Isto se deve aos flavonoides encontrados na casca do limão assim como em outras frutas cítricas como as laranjas e tangerinas.

Os flavonoides no Suco de Limão são antioxidantes com um poderoso efeito sobre os níveis de colesterol no organismo, mas lembre-se que a grande quantidade de flavonoides do limão está concentrada na pele mais externa da casca, onde está a cor e o sabor amargo da fruta.

Em um estudo do International Journal of Humanities and Social Science (Jornal americano que estuda as ciências humanas e sociais), publicado em 2013, os cientistas relataram que os indivíduos que consomem Suco de Limão diariamente, apresentaram uma queda significativa em seu LDL, ou “mau colesterol. O estudo também incluía exercícios regulares e uma dieta com pouca gordura.

4. Previne Problemas Digestivos:

Há ainda benefícios do Suco de Limão para as pessoas que sofrem de dor de estômago. Problemas digestivos como diarreia ou constipação podem fazer você se sentir desconfortável. Para lidar com esses problemas, adote a ingestão de um copo de suco limão puro pela manhã. Você pode maximizar os benefícios digestivos adicionando uma colher de chá de mel a esta solução.

5. Promove a Saúde Oral:

O Suco de Limão também é comumente indicado por dentistas de diferentes especialidades. O suco do limão espremido na hora pode ser aplicado para amenizar dores de dente e também serve para massagear a gengiva para diminuir sangramentos e eliminar mau cheiro causado por gengivites.

6. Elimina Pedras nos Rins:

O Suco de Limão pode ajudar a proteger contra a formação de pedras nos rins, de acordo com um estudo publicado em 2007 na BMC Urology. Realizado em ratos, o estudo descobriu que beber Suco de Limão impediu os níveis de cálcio nos rins subirem.

Outra pesquisa realizada pela American Urological Association (Associação Americana de Urologia) detectou que o Suco de Limão pode eliminar a ocorrência de cálculos renais porque impede a formação dos cristais que dão origem às pedras.

7. Age Como Diurético Natural:

O Suco de Limão evita infecções do trato urinário. Isto porque é um diurético natural, que aumenta a produção de urina e a frequência com que se vai ao banheiro, portanto, elimina rapidamente as bactérias que podem causar infecções no trato urinário.

8. Favorece a Saúde Capilar:

Tomar um copo de Suco de Limão diariamente trás benefícios e vitalidade para os cabelos. Quando aplicado no couro cabeludo, o Suco de Limão pode tratar a caspa, queda de cabelo e outros problemas relacionados com o cabelo e couro cabeludo. O Suco de Limão também pode dar um brilho natural quando aplicado diretamente sobre os fios.

9. Regula o PH Sanguíneo:

O Suco de Limão possui um nível de acidez muito alto por conta do ácido cítrico presente, mas isso não significa que ele seja um acidificante para o organismo. Por incrível que pareça, o limão tem um forte efeito alcalino no corpo, desde que diluído em água, conforme o livro “Dieta Alcalina Brasileira”.

O fato é que o Suco de Limão não permanece na forma ácida após sua ingestão, mas transforma-se em sais alcalinos proporcionando uma suave desintoxicação, o que regula o pH sanguíneo.

10. Previne Cancros Intestinais:

A pectina no Suco de Limão estimula a produção da bílis e apoia o órgão do pâncreas. O autor do livro “The Secret Benefits of Lemon and Honey” também afirma que a pectina é conhecida por proteger o organismo contra cancros intestinais.

11. Evita a Desidratação:

Estabelecer o hábito diário de beber um copo Suco de Limão a cada manhã vai ajudar a evitar a desidratação ao longo de todo o dia. Mas lembre-se: se estiver apresentando problemas de saúde consulte uma médica ou um médico.

12. Melhora a Digestão:

O Suco de Limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição atómica é semelhante à da saliva e à dos fluidos digestivos. Encoraja o fígado a produzir bílis que é um ácido essencial à digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo.

As propriedades digestivas do Suco de Limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência. A American Câncer Society recomenda sumo de limão morno para estimular movimentos do intestino.

13. Fornece Energia ao Corpo:

A energia que o corpo humano recebe dos alimentos vem dos átomos e moléculas. Dá-se uma reação quando a carga positiva dos íons dos alimentos interage com a carga negativa das enzimas. O Suco de Limão é um dos poucos alimentos que contem mais íons com carga negativa, proporcionando ao organismo mais energia quando entra no trato digestivo.

14. Elimina o Mau Hálito:

Para além de refrescar o hálito, o Suco de Limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes. Tome consciência disso. Não lave os dentes logo após tomar o sumo de limão com água. Ou lava antes, ou espera um bom bocado antes de o fazer.

15. Combate a Asma:

O Suco de Limão ajuda no tratamento de problemas respiratórios, além de problemas respiratórios também ajuda a combater asma.

16. Purifica o Sangue:

As doenças como a cólera ou a malária podem ser tratadas com Suco de Limão, devido as suas ricas propriedades, pois ele pode agir como um purificador do sangue.

beneficio do suco de limão

17. Elimina Cicatrizes:

O uso do Suco de Limão no local de queimaduras pode ajudar a desvanecer as cicatrizes. E reduz a sensação de queimação na pele quando você atualmente tem uma queimadura irritante.

18. Reduz Hemorragias Nasais:

O Suco de Limão possui propriedades anti-sépticas e coagulantes, de modo que pode parar o sangramento interno. Você pode aplicar Suco de Limão a uma pequena bola de algodão e colocá-la dentro do nariz para parar a hemorragia nasal.

19. Alivia a Febre:

O Suco de Limão em jejum pode tratar uma pessoa que está sofrendo de gripe, resfriado ou febre. Isso ajuda a abaixar febre, aumentando a transpiração.

20. Hidrata o Sistema Linfático:

O Suco de Limão ajuda o sistema imunitário, hidratando e repondo fluidos no corpo. Quando o corpo está carente de água, consegue sentir os efeitos colaterais que incluem cansaço, menor resistência à doença, prisão de ventre, falta de energia, baixa/alta tensão, falta de sono, falta de clareza mental, stress e outros.

21. Combate o Estresse:

O ácido ascórbico, abundante no Suco de Limão, promove a cura de ferimentos e é essencial para manter os ossos, tecidos e cartilagens saudáveis. Como já referido, a vitamina C tem também propriedades anti inflamatórias o que em conjunto torna o limão essencial para a boa saúde e recuperação de estresse e ferimentos.

22. Purifica o Organismo:

O Suco de Limão ajuda a eliminar matérias indesejáveis e toxinas em parte porque aumenta a taxa de urina no corpo. Desta forma, as toxinas são libertadas mais rapidamente mantendo o tracto urinário saudável. O ácido cítrico do Suco de Limão ajuda a maximizar a função das enzimas, estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação.

23. Favorece a Saúde da Pele:

O Suco de Limão é um antisséptico natural e suas propriedades podem curar diversos problemas relacionados com a pele. Ele pode ser aplicado para reduzir a dor de queimadura do sol e ajudar a aliviar a dor por picadas de abelhas. O suco também pode ser aplicado na pele para o tratamento de acne e eczema.

A vitamina C, abundante no Suco de Limão, também cura tecidos danificados, clareia manchas escuras, evita acne e manchas e ajuda a reduzir os danos do sol, evitando assim rugas e o envelhecimento precoce.

24. Clareia os Dentes:

Um copo de Suco de Limão na parte da manhã serve para manter a saúde da boca. Suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias causadoras do mau hálito. Ele também melhora a dor de dente e trata sangramentos e inflamações provenientes de doenças bucais como a gengivite.

O Suco de Limão também é um agente de branqueamento natural dos dentes e ajuda no seu clareamento. No entanto é preciso ter o cuidado de fazer gargarejo com água após a ingestão de limão para evitar danos ao esmalte do dente.

25. Reduz a Hipertensão:

Beber Suco de Limão é útil para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque contém potássio. Ele controla os sintomas da pressão arterial elevada como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por causa desta propriedade ele também serve para reduzir o stress mental e depressão.

Pessoas que não consomem quantidade suficiente de potássio estão em maior risco de serem afetadas por distúrbios cardiológicos.

26. Promove a Perda de Peso:

Celebridades não escondem que são adeptos ao consumo do Suco de Limão e afirmam que o líquido não só é a “Fonte da Juventude” em si, mas ainda estão certas de que ajuda na perda de peso. Especialistas também defendem o consumo da água com limão porque hidrata o corpo além de evitar o consumo de outras bebidas mais calóricas.

Na verdade, o Suco de Limão é um bom coadjuvante para a redução de peso dada a grande quantidade de fibra pectina, que auxilia o organismo contra os ataques de fome. Portanto tomar de Suco de Limão espremido em água é mesmo um remédio facilitador da perda de peso.

27. Combate a Artrite Reumatoide:

Sucos cítricos, como o Suco de Limão são ricos em vitamina C – um componente necessário para a síntese de colágeno, que ajuda a construir e reparar vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e ossos e é, portanto, útil para pessoas com osteoartrose, ou artrite reumatoide.

A recomendação diária de vitamina C, advindas de frutas cítricas nos Estados Unidos é de 75 gramas por dia para mulheres adultas, e 90 gramas por dia para os homens.

28. Previne o Câncer:

Além da já conhecida ação da vitamina C na luta alternativa contra o câncer, pesquisas recentes apontam para os benefícios do Suco de Limão nesta luta. Uma das mais importantes descobertas mostra que a casca do limão ajuda a erradicar toxinas do nosso organismo. Os agentes responsáveis por este benefícios seriam substâncias conhecidas como flavonoides e limonóides, presentes no limão e em algumas outras frutas cítricas.

Cientistas também já sabem que o Suco de Limão pode destruir uma grande variedade de células com câncer em diferentes partes do nosso corpo como nas mamas, no colo do útero e nos pulmões. Ele eliminaria somente as células malignas, sem afetar as células saudáveis do organismo. Alguns artigos apontam ainda para a possibilidade de o limão ser mais efetivo do que a quimioterapia, além de mais seguro e saudável.

Foi realizado um estudo na Europa com pacientes portadores de diferentes tipos de câncer. Neste estudo, pacientes que consumiram 150 gramas de frutas cítricas quatro ou mais vezes por semana tiveram uma diminuição significativa dos riscos de câncer, com exceção do câncer de mama. No entanto, um estudo americano semelhante, mostrou também uma diminuição no risco de câncer da mama em participantes utilizando as mesmas porções de cítricos.

29. Previne Doenças Cardíacas:

Tomar Suco de Limão é benéfico para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque ele contém potássio. Ele controla a tensão arterial elevada, e os sintomas que ela causa como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por isso também é comumente usado para reduzir o stress mental e a depressão.

O Suco de Limão também traz benefícios ao coração pelo fato de conter vitamina C, um combatente natural dos radicais livres que atacam a saúde das nossas células. Os radicais livres também agem das células dos vasos sanguíneos e paredes dar artérias, danificando-os e tornando-o mais suscetíveis ao acúmulo de colesterol nas paredes das artérias. A vitamina C pode ser útil também para prevenir o desenvolvimento e a progressão da aterosclerose e doenças do coração em diabéticos.

30. Possui Propriedades Antibióticas:

Como muitas das frutas e vegetais, limões contêm compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. De especial interesse são os chamados flavonoides glicosídeos, incluindo muitas moléculas relacionadas com o kaempferol. Embora estes flavonoides tenham sido apontados por parar a divisão celular em muitas linhas celulares de câncer, eles são, talvez, mais interessantes pelos seus efeitos antibióticos.

O Suco de Limão tem sido usado em várias aldeias na África Ocidental, onde há epidemias de cólera, uma doença desencadeada pela atividade da bactéria chamada Vibrio cholera. Pesquisadores descobriram que o suco tem um forte efeito protetor contra a doença e passaram a sugerir que a população passasse a inclui-lo durante a refeição principal do dia.

Vários outros estudos e pesquisas sobre os benefícios do Suco de Limão têm mostrado sua influência nos ciclos de vida das células que afetam a sua permanência ou autodestruição no organismo.

Outros Benefícios do Suco de Limão:

  • O Suco de Limão é uma excelente e rica fonte de vitamina C, um nutriente essencial que protege o organismo contra as deficiências do sistema imunitário.
  • O Suco de Limão contêm fibra pectina que é muito benéfico para a saúde do cólon e também serve como um poderoso anti-bacteriano.
  • Ingerindo o Suco de Limão quente no início da manhã ajuda a eliminar as toxinas.
  • O Suco de Limão ajuda na digestão e estimula a produção de bile.
  • O Suco de Limão também fornece uma grande fonte de ácido cítrico, de potássio, de cálcio, fósforo e magnésio.
  • O Suco de Limão ajuda a prevenir o crescimento e multiplicação de bactérias patogênicas que causam infecções e doenças.
  • O Suco de Limão ajuda a reduzir a dor e inflamação nas articulações e joelhos enquanto ele dissolve o ácido úrico.
  • Ele ajuda a curar o resfriado.
  • O teor de potássio do Suco de Limão ajuda e nutri as células nervosas do cérebro.
  • O Suco de Limão fortalece o fígado, fornecendo energia para as enzimas do fígado, quando elas são muito diluída.
  • Ajuda a equilibrar os níveis de cálcio e de oxigênio no fígado Em caso de azia, tomar um copo de Suco de Limão concentrado pode dar alívio.
  • É de grande benefício para a pele e evita a formação de rugas e acne.
  • Ajuda a manter a saúde dos olhos e ajuda a luta contra problemas oculares.
  • O Suco de Limão Auxilia na produção de sucos digestivos.
  • O Suco de Limão ajuda a repor os sais do corpo, especialmente depois de uma sessão de treino intenso.

Dicas Para Comprar e Armazenar o Limão:

Um dos truques para encontrar um limão de qualidade é encontrar um que tenha pele fina e brilhante, visto que aqueles com cascas espessas terão menos polpa e, portanto, serão menos suculentos. Escolha limões que são pesados ​​para seu tamanho e cuja casca tem uma textura fina.

Os que têm cor mais amarelada serão menos ácidos do que os que têm cor verde. Rugas e manchas indicam que já está maduro demais. Para manter os limões frescos por mais tempo, mantenha-os à temperatura ambiente, longe da exposição ao sol. Se armazenados na geladeira, eles podem durar cerca de quatro semanas. O sumo de limão e as raspas da casca também podem ser armazenados para uso posterior.

Para guardá-los, coloque o Suco de Limão espremido na hora em formas de gelo até congelar, depois coloque em sacos de plástico no congelador. Raspas de limão secas devem ser armazenadas em local fresco e seco, em um recipiente de vidro hermético.

beneficios do suco de limão

Efeitos Colaterais do Suco de Limão:

O excesso no consumo do Suco de Limão pode levar a um aumento da concentração dessa vitamina C nos tecidos e no plasma sanguíneo. E altas doses implica na formação de urato, oxalato ou cistina e doses altíssimas já causaram o “escorbuto rebote”, ou seja, causar a doença à qual ela mesmo combate.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 25 Benefícios da Catuaba Para Saúde

Os 25 Benefícios da Cevada Para Saúde!