Os 40 Benefícios do Marmelo Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Marmelo Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, o marmelo é um fruto pertencente à família da maçã e da pera e, de nome científico Cydonio oblongo, é originário das regiões do Cáucaso, no sudoeste asiático, com suas temperaturas quentes. Quando está para amadurecer, o fruto é verde e possui consistência dura, mas ao amadurecer sua coloração muda para amarelo e sua polpa fica mais macia e com coloração branca, muito perfumada. Você pode colher ainda verde e deixar amadurecer à temperatura ambiente. Quando amadurecer, consuma em até uma semana, mantendo sempre na geladeira.

beneficios do marmelo

A pectina, que é encontrada no marmelo, contribui para a redução do colesterol ruim (LDL). Essa fruta é indicada para tratamentos contra dores de garganta, males da gengiva, aftas, inflamações no estômago, é antisséptico, antiespasmódico, calmante, cura queimaduras, diarreia, cólicas, fissuras e limpeza da pele, fortifica o aparelho digestivo, é muito indicado para curar tuberculose e pneumonias.

O marmelo possui taninos, que agem na mucosa, revestindo, desinflamando e secando. Devido ao ácido málico, ele estimula o fígado, corta os vômitos, ajuda a desinchar, elimina o ácido úrico, combatendo a gota. O potássio presente em sua composição é bom para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, doenças nos vasos sanguíneos ou problemas do coração.

Por possuir alto teor de fibra se torna um laxante natural, é pobre em calorias, o que auxilia na perda de peso em dietas de emagrecimento. A vitamina C presente no marmelo é muito útil no tratamento de constipações, gripes e resfriados.

Valor Nutricional do Marmelo:

E entre os nutrientes presentes tornou o seu valor nutricional tão alto estão a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, cobre, potássio, selênio, fósforo, zinco, ferro, cálcio e magnésio, que são muito benéficos à saúde, podendo prevenir e tratar diversas doenças.

Benefícios do Marmelo Para Saúde:

1. Trata a Diarreia:

O alto teor de um antioxidante presente no neste fruto, chamado tanino, faz com que essa fruta seja adstringente, o que torna seu consumo apropriado para tratar a diarreia, principalmente suas sementes.

2. Combate o Ácido Úrico:

Entre os Benefícios de Marmelo, também ressalta-se a sua contribuição de ácido málico, que é o que lhe confere o gosto amargo, esta característica pode ser utilizada para neutralizar os níveis elevados de ácido úrico.

3. Ajudar Controlar o Colesterol:

O consumo deste fruto é também recomendado para pessoas que tendem a ter altos níveis colesterol, uma vez que o fruto é rico em fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol no sangue.

4. Marmelo Para Saúde Digestiva:

O Marmelo é uma boa fonte de fibras solúveis, pectinas e mucilagens, que ajudam na digestão dos alimentos. Portanto, o consumo do fruto pode prevenir a desidratação em casos de vômitos e também é indicado para tratar outras doenças estomacais.

5. Ajuda a Hidratar o Corpo:

Em primeiro lugar, quanto à composição e valor energético do fruto, observe que o Marmelo tem um elevado teor de água e, por sua vez, é uma baixa caloria (cerca de 25 kcal por 100 g). Por isso, se torna uma boa maneira de manter-se hidratado, mesmo estando em dieta.

6. Melhorar a Saúde dos Olhos:

Como se não bastassem todos os benefícios listados anteriormente, consumir este fruto também pode ajudar a melhorar a saúde dos olhos. Inclusive, na China, as sementes do alimento são cozidas e embebidas para serem utilizadas no preparo de geleias que tratam diversos problemas oculares.

7. Combate o Estresse:

Outra vez, por causa das suas propriedades antioxidantes, o fruto pode acalmar a mente e aliviar o estresse. Sendo assim, se você está se sentindo nervosa ou agitada depois de um longo dia de trabalho, pode se beneficiar do consumo do alimento para aliviar qualquer sintoma do estresse.

8. Trata Dores Estomacais:

O Fruto é rico em fenólicos, nutrientes essenciais no combate e alívio de úlceras gástricas. Portanto, se você sofre com essas dores no estômago, pode preparar um suco com o arbusto para amenizá-las.

9. Ter um Alto Conteúdo de Ácido Málico:

Este componente, muito bom para eliminar o ácido úrico, não é muito comum. Felizmente, o gengibre o contém.

10. É Rico em Fibras:

Os principais Benefícios do Marmelo vêm com o seu alto conteúdo de fibra, sobretudo pectina e mucilagens, além de taninos. Isto o transforma em adstringente e num excelente digestivo. Costuma ser muito utilizado para combater diarreias, suavizar o aparelho digestivo e inclusive estimular o bom funcionamento hepático.

11. Benefícios do Marmelo Por Ser Rico em Minerais:

Esta é uma das propriedades do fruto mais importantes para a sua nutrição, tem um excelente nível de potássio ideal para (prevenir cãibras, regular o sistema nervoso, etc.) e cálcio (para o fortalecimento dos ossos).

12. Marmelo Para Manter a Pressão Arterial:

O Marmelo é Rico em potássio um dos minerais mais importantes no corpo humano porque é essencial para manter a pressão arterial e facilitar a transferência efetiva de fluido nas células do corpo. Em termos de pressão sanguínea, o potássio faz com que os vasos sanguíneos e as artérias relaxem, reduzindo assim a tensão no sistema cardiovascular.

13. Promove a Saúde da Pele:

O alto nível de antioxidantes e vitaminas encontradas no Marmelo é muito benéfico para manter sua pele saudável e jovem. Os antioxidantes eliminam o dano que os radicais livres causam devido às células da pele, reduzindo assim a aparência das rugas, eliminando manchas e ajudando a defender sua pele contra os efeitos da radiação UV.

14. Trata Doenças Gastrointestinais:

Além do funcionamento geral do trato digestivo que a fibra dietética facilita, também pode ajudar a prevenir certas doenças gastrointestinais. Como Doenças Inflamatórias do Intestino (IBD), vários tipos de câncer ou diverticulite. A catequina e a epicatequina contidas na fibra se ligarão com certas toxinas causadoras de câncer. Que são encontradas no cólon, protegendo assim a membrana mucosa desse importante sistema de órgãos.

marmelo

15. Ajuda na Perda de Peso:

Uma das melhores frutas para reduzir seu peso e garantir um metabolismo rápido é o Marmelo. Que irá manter o seu sistema funcionando otimamente é melhorar sua digestão. O Marmelo é rico em fibras alimentares, como a maioria das frutas. Mas os níveis significativos significam que seu sistema gastrointestinal funciona de forma mais eficiente e regular.

16. Previne o Câncer:

Parece que o câncer é uma das doenças mais discutidas na história recente. Portanto, qualquer coisa que possa reduzir as chances de desenvolver câncer geralmente se torna bastante popular. O alto nível de antioxidantes, incluindo compostos fenólicos e fito nutrientes, encontrados em Marmelo é muito eficaz na neutralização ou eliminação de radicais livres no organismo.

17. Benefícios do Marmelo Por Ser Rico em Potássio:

Também é importante notar que o Marmelo é um dos alimentos ricos em potássio que podemos incorporar em nossa dieta para proteger nossos músculos, prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

18. Trata a Diarreia:

Seu alto teor de um antioxidante, chamado tanino, faz com que essa fruta seja adstringente, o que torna seu consumo apropriado para tratar a diarreia, principalmente suas sementes.

19. Controla o Colesterol:

O consumo desta fruta é também recomendado para pessoas que tendem a ter altos níveis colesterol. Uma vez que é rica em fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol no sangue.

20. Ajuda a Hidratar o Corpo:

Em primeiro lugar, quanto à composição e valor energético do Marmelo, observe que esta fruta tem um elevado teor de água e. Portanto, por sua vez, é uma baixa caloria (cerca de 25 kcal por 100 g). Por isso, se torna uma boa maneira de manter-se hidratado, mesmo estando em dieta.

21. Possui Propriedades Antioxidantes:

O Marmelo contem propriedades antioxidantes surpreendentes devido à presença de compostos poli-fenólicos. Portanto, esses antioxidantes combatem os radicais livres presentes no corpo, retardando o processo de envelhecimento, além de prevenir doenças cardiovasculares e derrames.

22. Marmelo é uma Fonte de Potássio:

O marmelo é uma grande fonte de potássio, ele protege os músculos e ajuda na prevenção de cãibras e auxilia o controle da pressão arterial.

23. Trata a Inflamação de Garganta:

O marmelo também ajuda a aliviar sintomas de inflamação de garganta, mas para isso existe um preparo especial. Portanto, deve-se cozinhar alguns frutos inteiros, com pele, polpa e semente na água açucarada, coar e conservar em um vidro, utilize uma colher do líquido com um pouco de água morna para fazer gargarejo.

24. Fortalece o Sistema Imunológico:

Por conter boas quantidades de vitamina C em sua composição (25% da dosagem diária recomendada). Nutriente que atua como um poderoso antioxidante, o marmelo pode ser usado para aumentar a imunidade, fortalecendo as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças. Portanto, principalmente aquelas causadas pela ação de fungos, bactérias e vírus no organismo.

25. Combate o Envelhecimento Precoce:

Devido às suas propriedades antioxidantes, possíveis por conta da presença dos compostos polifenoicos em sua composição. Portanto, o marmelo também pode ser usado para combater os radicais livres presentes no organismo, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, já que causam danos e morte das nossas células.

26. Previne Doenças Cardiovasculares:

Mais uma vez, por conta dos seus antioxidantes, o marmelo também é considerado um alimento ideal para prevenir doenças cardiovasculares, além disso, como hipertensão, derrame, AVC, aterosclerose e ataques cardíacos. Portanto, isso porque esses nutrientes ajudam a combater a ação danosa dos radicais livres no organismo, principais causadores desses problemas.

27. Trata Gripes e Resfriados:

Pegou um leve resfriado ou gripou de vez? Não se preocupe! Neste sentido, você também pode usar o marmelo para aliviar os sintomas da gripe. Portanto, várias pesquisas mostraram que o alimento possui inúmeras propriedades antivirais, além de antioxidantes, que podem proteger o corpo de resfriados, gripes ou outros patógenos virais.

28. Combate o Estresse:

Outra vez, por causa das suas propriedades antioxidantes, o marmelo pode acalmar a mente e aliviar o estresse. Sendo assim, se você está se sentindo nervosa ou agitada depois de um longo dia de trabalho, pode se beneficiar do consumo do alimento para aliviar qualquer sintoma do estresse.

beneficio do marmelo

Outros Benefícios do Marmelo Para Saúde:

  • O seu perfil rico em nutrientes que consiste em vitaminas e minerais vitais. Ajudam a manter as funções do corpo apropriadas;
  • antioxidantes presentes na fruta ajudam no combate e prevenção de tumores e câncer;
  • O consumo regular de uma porção de Marmelo em sua dieta reduz o risco de formação de hemorroidas;
  • Os flavonoides presentes também podem, ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo em algumas áreas específicas do cérebro, incluindo a função cognitiva;
  • O Marmelo é um fruto denso nutriente que ajuda a melhorar a saúde geral do corpo;
  • Estudos ligaram o consumo desta fruta não combate e prevenção de doenças como demência e Alzheimer;
  • O Marmelo também é considerado um forte agente Anti-inflamatório;
  • Esta fruta também auxilia no processo de extração de energia ao estimular o processo de metabolismo de diferentes nutrientes;
  • A fruta também é chamado de “fruto da memória ‘. Por possuir alta quantidade de potássio e pectina melhora as funções cognitivas do corpo e melhora a memória;
  • Todos sabem que a asma é causada pelo estreitamento das vias aéreas, o que causa dificuldade para respirar;
  • O Marmelo também é rico em cálcio. O cálcio é um mineral que é essencial para as pessoas que querem ter ossos fortes e saudáveis;
  • Nutrientes presentes no Marmelo agem como um importante participante ou co-fator em várias reações químicas que tomam lugar no corpo.

Efeitos Colaterais do Marmelo:

Até o momento nos Benefícios do Marmelo não foram registrados nenhum tipo de efeito colateral ou contraindicação a respeito do consumo deste fruto. Portanto, o consumo em excesso pode causar danos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Suco de Acerola Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Melancia Para Saúde