Chá de Pimpinela – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Pimpinela – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, a pimpinela é usado na medicina alternativa como um produto naturalmente hemostático, refrescante, anti-inflamatório, antisséptico e adstringente.

A planta é indicada como tratamento natural para pessoas que estão sofrendo de problemas na gengiva, dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração, diarreia (principalmente quando há presença de sangue nas fezes), feridas, úlceras, hemorragias no estômago, intestinos, pulmão.

cha de pimpinela beneficios

Cientificamente chamada de Sanguisorba minor, a pimpinela, que também pode ser chamada de burnet, pimpinella , pimpenelle, pimpinela-hortense ou pimpinela menor é uma planta bastante usada como tratamento natural, principalmente para controlar hemorragias.

Outra função natural da pimpinela é para tratar pessoas que estão sofrendo de perturbação urinária, erupção cutânea, queimadura de sol e catarro gastrointestinal. Se mesmo depois do uso da planta os sintomas continuarem, não deixe de procurar um médico que pode avaliar mais de perto a gravidade do seu problema.

A pimpinela serve para ajudar no tratamento de problemas nas gengivas, angina, diarreia, feridas, hemorroida, menstruação abundante, úlceras, varizes e hemorragias no estômago, intestinos, pulmão, nariz ou gengiva.

Origem do Chá de Pimpinela:

Nativa da Europa, noroeste da África e sudoeste da Ásia Ocidental, acabou se tornando popular em todo o mundo, principalmente na América do Norte. Trata-se de uma erva herbácea resistente que por várias vezes resistiu ao rígido inverno em jardins medievais.

Sendo uma boa fonte alimento na época. Atinge alturas entre 40 e 90 centímetros. Cresce sempre em solos secos, muitas vezes com a presença de calcário e, justamente por estar adaptada à climas mais secos, cresce durante o ano todo.

O nome de gênero, Sanguisorba, é proveniente do latim “absorvente de sangue”, em referência ao uso da pimpinela para o estancamento de feridas e hemorragias. Durante a Guerra Civil Americana, os soldados bebiam chá de pimpinela durante a noite, antes das batalhas.

De forma que se fossem feridos posteriormente, não sangrassem até a morte. O nome popular “burnet” é oriundo do francês “morena”, em alusão à flor de cor avermelhada e castanha da Sanguisorba minor.

Benefícios do Chá de Pimpinela Para Saúde:

1. Regula a Glicose no Corpo: 

O chá de pimpinela ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e, portanto, ajuda a controlar a Diabetes mellitus. Você pode consultar o seu médico para incluir uma dose necessária de chá de Matricária.

2. Promove uma boa Digestão:

O chá de pimpinela é alto em fibras alimentares que ajudam a absorver e digerir bem os alimentos. O chá de pimpinela pode fazer com que fique longe dos problemas digestivos, como indigestão, constipação e também diarreia.

3. Interrompe a Queda de Cabelo:

chá de pimpinela ajuda a reduzir Queda de Cabelo. Como mencionado anteriormente, ele possui uma natureza anti-inflamatória e as pessoas que o usam experimentaram uma redução drástica na Queda de Cabelo.

4. Reduz Inflamações:

A ômega 3 presentes no chá de pimpinela desempenham um papel fundamental no processo de inflamação, cujo pode inibir a liberação de substâncias inflamatórias. Também pode apoiar o combate as doenças como artrite, gastrite ou doença do lúpus.

Como Usar o Chá de Pimpinela:

O uso da planta pode ser feito a partir de decocção das espigas secas e no preparo do chá de pimpinela. Esse tratamento serve para banho de ferida aberta, erupção cutânea, úlcera.

A decocção das espigas da planta também servem como ingrediente para um excelente gargarejo para tratar afecção de gengiva e garganta.

As folhas da pimpinela também podem servir como ingrediente para um chá de pimpinela, principalmente para servir como anti-inflamatório, especialmente para quem sofre de problemas de gota e reumatismo. Procure ingerir duas xícaras da bebida duas vezes ao dia.

O chá frio da planta também pode ser utilizado sobre a pele. Esse uso serve tanto como um cosmético natural, como também para tratar problemas de queimadura.

cha de pimpinela

Cuidados e Contraindicações do Chá de Pimpinela:

Como foi esclarecido anteriormente, o uso mais frequente da planta é para resolver problemas externos, o que não a exclui de poder integrar outros tratamentos internos. Se consumida em excesso, ou sem orientação médica, o chá de pimpinela pode causar graves inflamações gástricas, tremor, diarreia e forte diurese.

Quina

Quina – Benefícios, Receita e Contraindicações

Os 25 Benefícios das Orquídeas Para Saúde!