Os 10 benefícios do Chá de Rosa Vermelha Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 10 benefícios do Chá de Rosa Vermelha Para Saúde aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, o banho ou Chá de Rosa Vermelha, é altamente benéfico para tonificar e nutrir a pele. Os benefícios das pétalas também incluem melhorar a circulação sanguínea especialmente quando colocadas no couro cabeludo podendo estimular o crescimento do cabelo.

Algumas pessoas o usam para acalmar os olhos cansados, enxaguando os olhos com o chá antes de se deitarem. A fragrância do chá de rosas vermelhas ajuda a levantar e elevar o seu humor. Diz-se que traz força emocional e ajuda a melhorar sua capacidade de amar.

cha de rosa vermelha

A rosa talvez seja a flor mais lembrada e usada para as mais diversas situações do cotidiano. Ela pode ser uma maravilhoso presente para uma data especial. Porém, também é possível fazer uso da rosa para preparação de chás medicinais. É uma planta totalmente indicada para diversos tratamentos de males do corpo.

Doçura deliciosa defumada pela acetinada frescura das rosas, uma bebida quente que não irá deliciar apenas os amantes de chá, mas que também nos beneficiará das inúmeras propriedades desta simples receita, tão arraigada na cultura oriental, e que, sem dúvidas, seria recomendável adotar de modo habitual em nossa dieta.

Consumir regulamente chá de rosas vai nos permitir em primeiro lugar de depurar nosso organismo, pois atua no nível do fígado e da vesícula, limpando-os e ativando os demais mecanismos diuréticos, com os quais podemos regular perfeitamente nossa retenção de líquidos.

Porém, obteremos tal resultado apenas com a primeira xícara de chá, temos que deixar claro, é necessário um consumo regular para começar a notar os benefícios.

Propriedades do Chá de Rosa Vermelha:

A rosa tem propriedade adstringente; o óleo de rosas é anti-séptico e antialérgico; no uso medicinal atua de forma tríplice no sistema vascular, digestivo e nervoso; melhora a circulação, limpando veias e capilares e tonificando o coração. Aumenta o fluxo da bílis, fortalecendo estômago e estimulando intestinos. É antidepressivo e poderoso calmante.

A água de rosas limpa a pele combatendo cravos e espinhas. É fonte de Vitamina C. Pétalas de rosas brancas colocadas em pontos diversos da casa acabam com os insetos, especialmente pulgas experimente colocar debaixo do colchão do cachorrinho doméstico.

Origem do Chá de Rosa Vermelha:

Na era do Paleolítico as rosas já existiam na Terra, porém de uma forma mais selvagem. Nasciam em qualquer região e se mantinham sozinhas. Os chineses, há 5 mil anos, resolveram cultivar essas flores e aproveitar suas propriedades medicinais, as quais foram sendo descobertas aos poucos.

Com o passar dos anos e o avanços da ciência, o Chá de Rosa Vermelha passou a ser considerado um aliado da saúde humana. Para aproveitar suas essências, é possível preparar um chá com as pétalas dessa flor.

A bebida, além de perfumada e ter um gosto agradável, também possui poucas calorias não interferindo na alimentação ou dietas de seus consumidores. Saiba através deste artigo quais são os efeitos benéficos proporcionados por essa rosa e como deve ser preparado o seu chá.

Também por essa propriedade, o produto natural age como antioxidante, impedindo a proliferação de toxinas e radicais livres no corpo. Consequentemente, previnem o envelhecimento precoce e ainda mantém a pele e o cabelo saudáveis.

Além disso, o Chá de Rosa Vermelha trabalham para atenuar cólicas menstruais, por isso é considerada uma grande aliada das mulheres. O Chá de Rosa Vermelha é rico em vitamina C, por essa razão ajudam a tonificar o sistema imunológico do organismo favorecendo uma melhor proteção à saúde.

Vale ressaltar que as cólicas fortes nem sempre são normais, assim, antes de fazer tratamentos alternativos, é preferível ir a um médico especialista e se certificar de qual melhor remédio utilizar. Uma outra propriedade medicinal presente nas rosas vermelhas é a chamada polifenol. Essa, por sua vez, auxilia o organismo a prevenir problemas cardiovasculares, osteoporose e até mesmo o câncer.

Benefícios do Chá de Rosa Vermelha Para Saúde:

1. Possui Efeito Relaxante:

Quando usado de forma aromática, o Chá de Rosa Vermelha possui propriedades relaxantes. De fato, as pétalas de rosa vermelha são um alimento básico na medicina ayurvédica para desintoxicar e acalmar. Embora esta característica não adicione diretamente benefícios de beleza, com certeza faz com que essa loção ou creme perfumado de rosa vermelha.

2. Chá de Rosa Vermelha Para Dor:

Devido à sua rica mistura de antioxidantes e compostos orgânicos, as funções do Chá de Rosa Vermelha soam como um analgésico bem-sucedida. Por milhares de anos, o Chá de Rosa Vermelha tem sido tradicionalmente usada para aliviar a dor dos ferimentos e doenças com grande sucesso.

3. É um Excelente Hidratante:

Os óleos naturais encontrados na rosa vermelha ajuda a bloquear a umidade na pele, mantendo a pele suave. Rosa vermelha é especialmente benéfica para aqueles com pele sensível porque os açúcares em suas pétalas criam um sentimento calmante.

4. Combate Inflamações:

A inflamação assume muitas formas diferentes dentro do nosso corpo. Se você estiver olhando para eliminar a inflamação em suas vias respiratórias, sistema gastrointestinal ou nas articulações, o Chá de Rosa Vermelha pode rapidamente aliviar os sintomas.

5. É Naturalmente Perfumado:

Muitos produtos de beleza orgânicos optam por incluir rosa vermelha por seu aroma delicado em vez de fragrâncias artificiais.

6. Promove Saúde Para Mulher:

Por ser analgésica, a planta medicinal pode ajudar a aliviar as dores menstruais, assim como a aspirina. Além disso, o chá preparado a partir do Chá de Rosa Vermelha pode auxiliar a aliviar as cólicas e as alterações de humor que costumam ocorrer durante o período da menstruação.

7. Possui Propriedades Antioxidantes:

Rosa vermelha contém grandes quantidades de Vitamina C, um poderoso antioxidante. Esta importante vitamina pode ajudar a proteger as células da pele de danos, como ficar longe do sol por muito tempo. Algumas evidências sugerem que a água de rosa vermelha pode ajudar a prevenir queimaduras solares.

8. Chá de Rosa Vermelha Para o Estômago:

O alto teor de taninos podem ajudar a acalmar o estômago e evitar desconforto gastrointestinal durante a outras doenças ou períodos de um sistema imunológico enfraquecido. Enquanto Chá de Rosa Vermelha pode ser de ação lenta, seus efeitos podem ser de longa duração, tornando-se um remédio herbal eficaz para adicionar ocasionalmente para o seu regimento de saúde.

9. Possui Propriedades Antibacterianas:

O Chá de Rosa Vermelha é essencialmente antibacteriano e pode ajudar a tratar acne e pele propensa a acne. Combinado com suas propriedades de limpeza, a rosa vermelha faz um ingrediente ideal nas lavagens e limpadores de rosto.

10. Previne Infecções:

O Chá de Rosa Vermelha é um chá diurético que ajuda a aumentar a frequência de urina ajudando na expulsão de toxinas para fora do organismo. Ele ainda combate e elimina todas as bactérias e germes que causam UTI.

Como Preparar o Chá de Rosa Vermelha:

É muito simples, você só precisa de dois ingredientes e um pouco de tempo. Em seguida, aproveite.

INGREDIENTES:

  • 200 gramas de pétalas de rosa;
  • Um litro de água.

MODO DE PREPARO:

Ferva as pétalas de rosas, quando romper fervura, abaixe o fogo e deixe em infusão durante cerca de duas horas. Espere esfriar e coe com um tecido de malha (lenço ou similar). Beba entre meia e uma xícara durante a manhã em jejum e antes de ir para a cama, principalmente.

Você também pode bebê-la em outros momentos do dia, antes das refeições ou à tarde. Como qualquer remédio você deve ser constante, mas depois de alguns dias já verá os resultados.

beneficios do cha de rosa vermelha

Cuidados e Contraindicações do Chá de Rosa Vermelha:

O uso do Chá de Rosa Vermelha é contraindicado para mulheres grávidas, para pessoas que possuem problemas gástricos e úlceras, e também não deve ser usado por pessoas que sejam alérgicas à aspirina ou que estejam sendo medicadas com antiagregante.

É necessário ter atenção com a quantidade ingerida, pois, em doses excessivas, o Chá de Rosa Vermelha pode causar irritação no estômago, náuseas, vômitos, zumbido nos ouvidos, erupções na pele e inflamação dos rins.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 10 Benefícios do Chá da Folha de Nêspera Para Saúde!

Macela – Origem, Benefícios e Como Usar