Os 40 Benefícios da Cebolinha Para Saúde

Os 40 Benefícios da Cebolinha Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Cebolinha Para Saúde são diversos. Além disso, a cebolinha possui uma quantidade de nutrientes essenciais para a saúde humana. Este legume é um dos membros mais pequenos da família “Allium“, composto pelo alho, cebola, alho-porro e chalotas. Esta planta é nativa da Europa e da Ásia.

A cebolinha faz parte da família dos vegetais e ervas. Essa família de alimentos tem sido cultivada por centenas de anos, não somente pelas suas características e para dar sabor nas comidas, mas também conhecida por suas propriedades medicinais.

os beneficios da cebolinhaPropriedades da Cebolinha:

A cebolinha possui propriedades anti-inflamatórias e antibióticas. Além de ser rica em vitaminas (A, C, ácido fólico, K), minerais e antioxidantes, que oferecem diferentes benefícios para a saúde.

Os benefícios da cebolinha para a saúde são inúmeros, segue abaixo onde ela pode ser usada e para que serve esta erva saborosa e extremamente saudável. Então, confira agora Os 40 Benefícios da Cebolinha Para Saúde:

1. Atua na Prevenção do Câncer:

A família de vegetais que a cebolinha participa tem sido estudada em relação ao combate de alguns tipos de câncer, especificamente de estômago e de colorretal devido aos seus compostos orgânicos ricos.

Ainda não foi descoberto o motivo exato pelo qual esses compostos inibem o cancro, mas há hipóteses de que os compostos inibem o crescimento do tumor e a mutagênese e possuem antioxidantes que ajudam a destruir os radicais livres fazendo com que o crescimento de células cancerígenas e tumores não aumente.

2. Trata Problemas Digestivos:

A Cebolinha ajuda a aumentar a eficiência de absorção de nutrientes do seu intestino, assegurando que você obtenha o maior número de nutrientes do seu alimento possível. A Cebolinha consiste em sulfetos de alilo e outros compostos orgânicos que são eficazes para aliviar desconfortos digestivos.

Além disso, a Cebolinha também tem características antibacterianas, que ajudam a eliminar a vasta gama de bactérias que podem resultar em estragos no sistema gastrointestinal.

3. Desintoxica o Corpo:

A Cebolinha tem propriedades diuréticas suaves, e, juntamente com outras propriedades de eliminação anti-bacteriana, ingerir cebolinha é uma maneira perfeita para desintoxicar o corpo. Ao incentivar a micção, a Cebolinha ajuda a eliminar toxinas em excesso, gordura, água e sais contidos no sistema de órgãos.

4. Melhora a Densidade dos Ossos:

Quem sofre com problemas ósseos deve incluir cebolinha na alimentação. Estudos mostram que a vitamina K é fundamental para a saúde dos ossos, pois ajuda na fixação do cálcio. Tornando-os mais fortes e com menos chances de ter osteoporose.

5. Ajuda no Desenvolvimento do Bebê:

Para as gestantes a ingestão diária de cebolinha pode ajudar no desenvolvimento do bebê. Uma das principais causas é a presença de vitamina B ou folato que auxilia na formação das células e no crescimento. Para bebês prematuros, a vitamina K evita hemorragias espontâneas.

6. Melhora a Memória:

Para quem sofre com perda de memória, a colina encontrada na cebolinha pode ajudar o cérebro a guardar informações. Isso só é possível porque essa vitamina ajuda na formação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que retarda a perda de memória.

7. Previne a Depressão:

Níveis consideráveis de folato são encontrados na cebolinha que auxilia no equilíbrio da homocisteína. Em excesso esse aminoácido pode formar coágulos e impedir a passagem do sangue ao cérebro. Também impede a produção dos hormônios do bem estar, resultando na depressão e falta de sono.

8. Previne a Pressão Arterial Elevada:

Cebolinha contém quantidades significativas de alicina, um fitonutriente capaz de reduzir a pressão sanguínea agindo como um vasodilatador. Sabemos que o colesterol é uma das causas da elevação de pressão e a alicina age na produção de uma enzima capaz de equilibrar a gordura no organismo e impedir a formação de coágulos. Assim podemos concluir que esse fitoquímico serve para prevenir doenças do coração.

9. Protege Contra Infecção:

Enxofre é um mineral presente na cebolinha restringindo o crescimento de fungos, enquanto a vitamina K ajuda na coagulação do sangue. Eles também são encontradas para aumentar a circulação do sangue e a absorção de vitamina B1 no corpo reduzindo assim o estresse e fadiga.

A Vitamina C presente também atua como um antioxidante poderoso que protege os tecidos do corpo contra danos e inflamação

10. Auxilia na Função Respiratória:

Conhecido por propriedades anti-bacterianas e anti-virais, cebolinha é um dos remédios naturais mais usadas ​​para tratar infecções virais como gripe e resfriado. A cabolinha também estimula o sistema respiratório e ajuda a eliminar o escarro.

9. Deixa a Pele Saudável:

A vitamina A age como um antioxidante retardando o processo de envelhecimento e estimulando a produção de colágeno. Que conseqüentemente torna a pele mais firme e brilhante diminuindo problemas de pele como a acne.

10. Acelera a Cicatrização:

Por ser rica em Vitamina C, que ajuda na proteção das células, a cebolinha melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, facilitando a coagulação e cicatrização de machucados.

beneficio da cebolinha11. Alivia a Dor de Garganta:

Corte a parte branca da Cebolinha em pedaços. Coloque-o no saco de pano, bem como a cozinhe para a compressa quente. Você também pode combinar a Cebola verde, juntamente com Gengibre ralado e mais um pouco de sal.

Enrole o saco quente numa toalha ou até mesmo numa gaze e coloque-o no interior da garganta, peito, solas, palmas das mãos, costas e axilas. Ele estimula a transpiração, bem como reduz o calor, bem como a dor. Este processo é famoso desde os tempos medievais.

12. Rica em Vitamina A:

A cebolinha possui vitamina A que é importante ao nosso organismo por atua como anti oxidante, fortalece o sistema imunológico , melhora a visão e ajuda no crescimento do cabelo.

13. Promove a Saúde do Coração:

Um dos componentes orgânicos mais importantes encontrados na cebolinha é a alicina, que luta contra o mau colesterol e para uma melhor saúde do coração. Além disso, essa substância foi relacionada à redução da pressão arterial.

Quando combinada com efeitos vasodilatadores do potássio encontrado na cebolinha, a erva pode auxiliar bravamente na redução da estirpe cardiovascular.

14. Promove a Saúde Ocular:

Os carotenos encontrados na cebolinha, luteína e zeaxantina, são responsáveis por reduzir estresse oxidativo no sistema ocular e retardar o aparecimento de cataratas nos olhos. Eles também ajudam a retardar e prevenir a degeneração macular, mantendo a visão saudável na velhice.

15. Bom Para o Desenvolvimento do Feto:

Outro nutriente essencial nas cebolinhas é o ácido fólico, que é essencial para grávidas que querem segurança no desenvolvimento saudável de seu bebê. O ácido fólico previne defeitos do tubo neural nos recém-nascidos, configurando mais um dos importantes benefícios da cebolinha.

16. Contém Baixa Caloria:

É uma opção saudável e natural. A planta fornece apenas quatro calorias por xícara, não possui quantidades significativas de sódio e cada porção possui um décimo de grama de gordura.

17. Auxilia na Saúde da Pele:

Por possuir betacaroteno, a cebolinha é eficaz na remoção de acnes e também pode ser usada como máscara facial para tratamento de pele seca.

18. Estimula o Crescimento do Cabelo:

Há ótimos benefícios da cebolinha para a saúde capilar – ela estimula o crescimento do cabelo pelo aumento do fluxo de sangue no couro cabeludo e nas raízes. É boa também para a redução ou eliminação de coceira no couro cabeludo e seu suco pode evitar a queda de cabelo.

19. Aumenta a Eficácia do Sistema Imunológico:

Uma quantidade considerável de Vitamina C é encontrada na Cebolinha que é eficaz para aumentar a eficácia do Sistema imunológico, estimulando a produção de glóbulos brancos e estimulando a produção de colágeno, que é um componente essencial para a criação de novos vasos sanguíneos, as células, tecidos e músculos.

20. Aumenta o Libido:

Poucas pessoas sabem disso, mas a cebolinha faz parte da lista dos alimentos afrodisíacos, favorecendo a estimulação do desejo sexual.

21. Tem Ação Anti-inflamatória:

Esta planta possui um efeito anti-inflamatório leve que pode reduzir o risco de artrite reumatoide, uma doença comum que se desenvolve com a idade. Seu suco pode ser utilizado como um repelente de insetos ou aplicado em feridas no tratamento de infecções fúngicas.

cebolinha beneficio22. É um Antibiótico Natural:

Como outras plantas deste grupo, a cebolinha também tem propriedades antibióticas. Os agentes antibacterianos e antivirais naturalmente presentes na cebolinha trabalham juntamente com a Vitamina C para destruir micróbios prejudiciais. O consumo desta planta age como uma excelente defesa contra resfriados, gripes e algumas infecções fúngicas.

23. Ajuda na Saúde Óssea:

É uma rica fonte de vitamina K, que é vital para a saúde óssea a longo prazo. Esta vitamina ajuda a regular as células que previnem a desmaterialização óssea. Ela também ajuda a produção de uma proteína chamada osteocalcina do osso, o que ajuda a manter a densidade mineral óssea.

24. Previne o Envelhecimento Precoce:

A Vitamina C e E, presente nessa planta, têm propriedades antioxidantes que podem combater os radicais livres que causam danos nas células e que são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele.

Os antigos romanos frequentemente utilizavam esta planta para o tratamento de queimaduras. Seu consumo pode prevenir os danos dos radicais livres, prevenindo os sinais de envelhecimento como rugas e linhas de expressão.

25. Protege Contra o Alzheimer:

Esse alimento é uma das melhores fontes naturais de vitamina K. Um estudo, verificou que esta vitamina controla os danos neurais causados pelo avanço da idade e pode ajudar a prevenir o Alzheimer.

26. Alivia os Pés Inchados:

Escalde a Cebola verde por uns minutos. Esmague-a e misture com um pouco de água suficiente para criar uma pasta, e depois a coloque na parte inchada dos pés. Esta técnica simples é utilizada desde séculos atrás por nossos antepassados.

27. Combate a Congestão Nasal:

Amasse a Cebola verde para molhar um algodão usando seu suco. Coloque o algodão molhado em seu nariz. Se você não conseguir ter um bom sono, basta colocar um maço de Cebolinha verde ao lado de seu travesseiro.

28. Previne a Artrite:

A Cebolinha incluem compostos de enxofre que se comportam como anti-inflamatórios e pode controlar a osteoartrite. Esta situação desagradável que afeta inúmeros americanos é vista como a degeneração da cartilagem nas articulações.

De acordo com Dr. Joel Fuhrman, um prestador de cuidados para saúde, uma dieta rica em nutrientes à base de plantas, compostos de enxofre, pode ajudar a proteger as articulações de atrofia da cartilagem.

29. Contém Quercetina:

As Cebolinhas são um excelente método de obtenção de quercetina. A quercetina está associada com uma categoria de antioxidantes conhecidos como flavonóides e permite reduzir os efeitos dos radicais livres, o que pode levar a danos no ADN, bem como o câncer.

30. Prevenção do Cancro:

Comer Cebolinha oferece-lhe diversas vantagens preventivas. Uma pesquisa divulgada numa conceituada revista determinou que o consumo de Cebolinha proporciona uma chance menor de desenvolver diversos tipos de câncer.

31. Evita Danos Neurológicos:

A vitamina K também exerce um papel fundamental para as funções neurais, atuando na melhora dos processos relacionados à memória e à cognição.

32. Contém Propriedades Antivirais:

O fitonutriente encontrado na Cebolinha, conhecido como alicina, é exatamente o que lhe confere suas qualidades antivirais, bem como faz com que sejam benéficos na luta contra resfriados e também os vírus da gripe.

33. Ajuda a Emagrecer:

Sendo um alimento com baixo índice calórico, pouco sal e com praticamente 0% de gordura, esta hortaliça é tida como uma excelente aliada no processo de emagrecimento.

34. Controlar o Açúcar no Sangue:

As Cebolinhas consistem em dissulfeto de alilo propilo, que tem sido comprovado para reduzir os níveis de açúcar no sangue, bem como aumentar a capacidade de tolerar a glicose. Por isso, é muito terapêutico para pacientes diabéticos para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

35. Diminui os Níveis de Colesterol Alto:

As substâncias de enxofre em Cebolas pode facilmente reduzir o nível de pressão sanguínea e proporcionar um menor risco para a doença do coração, que inclui a agregação de plaquetas, assim como a oxidação do colesterol.

36. Estimula o Apetite:

As substâncias contidas na cebolinha atuam na estimulação do apetite, sendo muito indicada principalmente para crianças.

37. Melhora a Pele:

Além de todos os benefícios proporcionados à saúde, a cebolinha melhora o aspecto da pele, sendo uma excelente alternativa natural para o tratamento de acnes e pele excessivamente seca.

38. Favorece o Sistema Circulatório:

Além de proporcionar a melhora da saúde do coração, as propriedades nutricionais da cebolinha agem na melhora da circulação sanguínea como um todo, evitando a formação de coágulos e tromboses.

cebolinha39. Tem Ação Antibacteriana:

Alguns estudos revelaram que a cebolinha tem propriedades antibacteriana, antiviral e anti fúngicas.

40. Fonte de Vitamina K:

A cebolinha é uma das melhores fontes naturais de vitamina K, e essa vitamina ajuda na formação e no fortalecimento dos ossos. Um nível adequado de vitamina K no corpo ajuda a evitar os danos no cérebro. Ele tem uma propriedade que ajuda a tratar a doença de Alzheimer.

Cebolinhas são usadas para dar um toque final ao prato, conferindo sabor e aroma bem suaves, porém característicos.

Sendo considerada uma erva, ela possui caule, que deve ser retirado antes do preparo. Pode ser consumida crua ou cozida como tempero. Dica: Se for adicionar cebolinha em um alimento cozido, o faça 5 minutos antes de apagar o fogo, pois o excesso de cozimento faz com que se perda sabor e textura.

Os médicos recomendam a ingestão de 3 hastes de cebolinha por dia. A melhor maneira de aumentar a conservação é por guardar em sacos plásticos dentro da geladeira.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Os 25 Benefícios da Noz Moscada Para Saúde

Os 30 Benefícios da Goiaba Branca Para Saúde