Chá de Sapucaia – Benefícios, Receitas e Como Usar!

Chá de Sapucaia – Benefícios, Receitas e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Chá de Sapucaia – Benefícios, Receitas e Como Usar de forma correta. Além disso, Pelo nome de sapucaia é conhecido, no Brasil, um grande número de árvores que pertencem a família botânica das Lacitidáceas, a mesma da imponente castanheira-do-brasil ou castanheira-do-pará. Em sua maioria, as sapucaias caracterizam-se pela forma peculiar de seus frutos:

Tratam-se de urnas ou caçambas, de casca dura e de aparência lenhosa, que encerram uma boa quantidade de amêndoas comestíveis muito apreciadas.

beneficios do cha de sapucaia Aos poucos, à medida que os frutos amadurecem, seus opérculos desprendem-se e as amêndoas espalham-se pela mata espontaneamente.

É frequente, em uma mesma árvore, em um mesmo galho, encontrarem-se sapucaias abertas e fechadas. A sapucaia é árvore característica da floresta pluvial atlântica, ocorrendo desde o Ceará até o Rio de Janeiro.

Com o grande desmatamento que essas áreas sofreram no passado, as sapucaias foram bastante reduzidas.

No entanto, em algumas localidades, protegidas em parques ou reservas, ainda se vêem verdadeiras matas de sapucaias nativas destacando-se no conjunto florestal.

A árvore pode ser também encontrada na região amazônica, e, em alguns casos, na alta floresta, ela apresenta a magnetude da natureza que a gerou, alcançando mais de 30 metros.

O Chá de Sapucaia e os seus frutos, nativos da terra brasileira, já eram bastante conhecidos e aproveitados pelas populações que habitavam o Brasil na época da chegada dos primeiros europeus, no século 16.

Atraídos pelas qualidades das plantas – útil, exótica e ornamental – e impressionados com as suas peculiaridades, logo nos relatos dos primeiros viajantes encontram-se descrições e detalhamentos de sua conformação.

Benefícios do Chá de Sapucaia:

Das suas sementes se extrai um óleo usado na fabricação de pomada para tratamento de lesões da pele (herpes e outras) e também para combater piolhos.

Estudos revelaram que o Chá de Sapucaia tem ótimas propriedades cicatrizantes.

A cabaça (coco) da sapucaia é preenchida de água pelas populações locais de onde a árvore cresce, para ser usada como remédio natural contra diabetes, pois dizem que ela regula o açúcar no sangue.

cha de sapucaia

Esta água, conforme o conhecimento popular, também atua como anti-inflamatório.

As sementes (castanhas) são muito saborosas seja para o homem que para a fauna local e são também muito saudáveis porque o cultivo da sapucaia não requer uso de agrotóxicos.

Receita do Chá de Sapucaia:

Ingredientes:

  • 12 sementes de sucupira;
  • 3 litros de água

Modo de Preparo:

  • Triture as sementes de sucupira em um pilão, até que a resina interna das sementes fique à mostra.
  • Coloque a água no fogo, e quando entrar em ponto de ebulição, adicione as sementes trituradas.
  • Após cerca de um minuto e meio, apague o fogo.
  • Tampe a panela.
  • Depois é só esperar o chá esfriar para ingerir.
  • O chá de sucupira deve ser bebido várias vezes ao dia, sendo que um litro e meio é a quantidade ideal para ser eficaz contra as doenças ósseas.
  • A resina da semente de sucupira ficará depositada no fundo da panela, de forma que esta não poderá mais ser utilizada para outros fins.

Contraindicações da Sapucaia:

A planta é considerada muito segura para o consumo e não possui contraindicações. No entanto, algumas pessoas recomendam que o chá seja consumido por até quinze dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros quinze dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino.

No entanto, não há suficientes estudos publicados correlacionados à possíveis efeitos colaterais. Também não foi encontrada nenhuma contraindicação quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Carvalho Branco – Origem, Benefícios e Como Usar!

Aequimea – Origem, Benefícios e Como Usar!