Chá de Agoniada – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Agoniada – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, agoniada é como chamamos uma planta de grande porte que possui madeira bem rígida, além da casca bastante amarga. O cultivo no Brasil é bastante extenso, principalmente entre Goiás e Rio Grande do Sul.

cha de agoniada

A planta, também conhecida como quina branca, sucuba, arapou, bellaco caspi, plumeria lanciflora, tapouca, arapuê, sucuba, sucuriba e diversos outros nomes, possui muitas propriedades medicinais. As partes usadas para estes fins e proveito de seus benefícios são as folhas e as cascas que podem ser usadas no preparo de um chá.

Na medicina popular a planta conhecida como agoniada é muito utilizada para tratar sintomas associados ao ciclo menstrual das mulheres. Ela é uma árvore grande que tem a madeira bem rija e uma casca muito amarga.

Em território brasileiro o seu cultivo é grande, principalmente nas regiões entre Goiás e o Rio Grande do Sul. Suas folhas e cascas são utilizadas, sobretudo como Chá de Agoniada, e a agoniada ainda traz vários nomes, dentre eles: quina branca, sucuba, arapou, tapouca, bellaco caspi, plumeria lanciflora etc.

Origem do Chá de Agoniada:

É um arbusto nativo do nosso país usado para tratar problemas menstruais, de menopausa e outros incômodos que afetam as mulheres em diversas idades. O Chá de Agoniada possui um papel muito importante na saúde da mulher.

Vez que auxilia a regular menstruações, aumenta o leite materno, alivia cólicas menstruais e uterinas, bem como ajuda em casos de inflamações e congestão do útero e ovários, quaisquer indisposições nas épocas menstruais, e revitaliza órgãos genitais debilitados.

Propriedades do Chá de Agoniada:

Este vegetal possui algumas propriedades que são derivadas dos seguintes princípios ativos:

  • Resinas;
  • Plumerídeo;
  • Óleos essenciais farnesol e citronerol;
  • Glicídios;
  • Fulvoplumerina;
  • Irinoides;
  • Açúcares;
  • Princípios amargos;
  • Alcalóides;
  • Plumerina e ácido plumeritânico;
  • Glicosídeos.

Benefícios do Chá de Agoniada Para Saúde:

Chá de Agoniada costuma ser indicada para cólicas menstruais, asma brônquica, febre, catarros crônicos, ansiedade, amenorréia, regulador de ciclos menstruais, TPM, espasmos, edemas, gastrite, inflamações e dores em geral, já que possui propriedades analgésicas e sedativas.

Os principais ativos de sua composição são resinas, óleos essenciais citronerol e farnesol, plumerídeo, glicídios, fulvoplumerina, açúcares, iridóides, alcalóides, glicosídeos e princípios amargos.

Entre as propriedades do Chá de Agoniada, a mais conhecida é a anti-inflamatória, já que a planta é conhecida por aliviar esse problema, e ser um tratamento complementar em doenças do trato urinário, problemas menstruais e corrimentos vaginais.

Outras propriedades do Chá de Agoniada são antidepressiva, antissifilítica, purgativa, emenagoga, febrífuga, anticonceptiva e resolutiva. Por suas propriedades, o Chá de Agoniada é procurado por muitas mulheres diariamente, mas a facilidade em encontrá-la em casas naturais não deve movê-las a utilizá-la de qualquer maneira. É preciso saber como preparar o chá da planta e a quantidade indicada.

Como Usar o Chá de Agoniada:

Para fazer uso do Chá de Agoniada, com segurança, é preciso conhecer muito bem o material pois, muitas espécies do gênero Plumeria são medicinais e tóxicas. Alguns estudos sobre usos medicinais possíveis do gênero Plumeria.

Uma revisão de constituintes fitoquímicos, usos tradicionais e propriedades farmacológicas, aponta a possibilidade de usos medicinais do Chá de Agoniada de agoniada em uma diversidade de tratamentos.

Receita de Chá de Agoniada:

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água mineral ou filtrada;
  • 2 colheres de sopa das folhas de agoniada trituradas.

MODO DE PREPARO:

Coloque em 1 litro de água duas colheres de sopa das folhas trituradas e deixe cozinhando por 10 minutos, a partir do momento em que a mistura levante fervura. Após o tempo correto, desligue o fogo e deixe repousando com uma tampa por mais 10 minutos. Um pouco mais frio, chega a hora de coar e finalmente o chá está pronto para uso.

COMO CONSUMIR:

Em um dia, beba uma xícara de Chá de Agoniada três vezes. Podendo ser pela manhã, tarde e noite, ou outro horário que preferir, mas não beba tudo de uma vez.

beneficios do cha de agoniada

Cuidados e Contraindicações do Chá de Agoniada:

Chá de Agoniada deve ser totalmente evitada durante a gestação, pois as mulheres grávidas têm maior propensão a diarreias, além de que a planta age direto sobre o aparelho reprodutor feminino. Evite também consumir durante o aleitamento materno e as crianças também não devem.

O látex produzido na casca, em doses elevadas, chega a produzir síncope, delíquio e até pode gerar a morte! SEMPRE procure um médico especializado para que tenha o aval correto do seu problema e, dessa forma, encontrar o tratamento exato para ele.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Arnica Silvestre – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 20 Benefícios do Óleo de Capim Limão Para Saúde