Ácido Alfa Lipóico – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Ácido Alfa Lipóico – Fontes, Benefícios e Deficiência que não devemos ignorar por muito tempo. Alem disso, o ácido alfa lipóico é um antioxidante que também é conhecido como ALA, reconhecido pelas semelhanças com vitaminas.

Ele é um acido graxo que pode ser encontrado no interior das células e pode ser produzido naturalmente pelo nosso organismo.

acido alfa lipoico

Ele é fundamental para o condicionamento e resistência de nosso corpo, pois é ele que se responsabiliza pela conversão de glicose em fonte energética para podermos realizar nossas atividades.

Ele pode ser capaz de neutralizar os radicais livres e reduzir impactos proporcionados por interferências externas.

Seu poder é reconhecido pela capacidade de reagir com água e gordura, assim sendo muito mais eficiente que muitas vitaminas.

O ácido lipoico também é responsável pelo aumento de produção de glutationa, que é um antioxidante muito eficiente para a eliminação de substâncias nocivas.

Fontes Ácido Alfa Lipóico:

O ácido alfa-lipóico é produzido pelo organismo e pode ser encontrado em pequenas quantidades em alimentos como espinafre, brócolis, ervilha, levedo de cerveja, couve de Bruxelas, farelo de arroz e carnes.

Suplementos de ácido alfa lipóico estão disponíveis em forma de cápsulas em lojas de alimentos saudáveis, algumas farmácias e online. Para máxima absorção, os suplementos devem ser tomados com o estômago vazio.

Benefícios Ácido Alfa Lipóico:

Ele é capaz de prevenir e reduzir certos prejuízos às células do nosso corpo, podendo restaurar os níveis de vitaminas em nosso organismo.

Afirma-se inclusive que o ALA pode melhorar o funcionamento dos neurônios e reduzir os efeitos de uma diabetes.

O ácido alfa lipóico também auxilia na quebra dos carboidratos, o que resulta na produção de energia para diversos órgãos, para a realização das tarefas e principalmente exercícios físicos.

Ainda há diversos estudos voltados para comprovar esta eficiência, mas há indícios de que a suplementação de ácido alfa lipóico pode reduzir os níveis de açúcar na corrente sanguínea. O consumo pode ser feito por via oral ou intravenosa.

É dito que a suplementação com ácido alfa lipóico pode contribuir para a perda de peso. Algumas pesquisas afirmam que o consumo de 1800 mg do ácido por dia e por 20 semanas consecutivas pode auxiliar na redução de peso de pessoas que estão com IMC elevado.

Deficiência Ácido Alfa Lipóico:

O consumo de ácido alfa lipóico pode ser muito eficiente para a modelação de seu corpo, mas é importante que você reconheça que ele não reagirá sozinho para reduzir as suas medidas ou contribuir para o ganho de massa magra.

Você deverá adotar hábitos saudáveis e o primeiro deles deve ser adotar uma dieta rica em nutrientes e compatível com os seus objetivos.

Ela deve ser conciliada com uma suplementação segura e que favoreça ao funcionamento de seu organismo, principalmente por que diversos alimentos também podem contribuir como fornecedores naturais desse ácido.

Efeitos Colaterais do Ácido Alfa Lipóico:

Por mais que seja um produto natural, o suplemento pode trazer alguns efeitos colaterais, mesmo quando consumido nas doses recomendadas diariamente.

Dores musculares e dores de cabeça são alguns dos efeitos. Má circulação sanguínea em algumas regiões do corpo também pode acontecer.

Mesmo que ele ajude as células a absorverem mais glicose, em alguns casos pode acontecer o contrário, e a taxa de glicose pode cair muito no sangue, fazendo com que uma concentração muito alta de glicose se forme dentro das células.

Alguns efeitos colaterais estão em fase de teste e não podem ser comprovados ainda.

Mas o que os testes em ratos apontaram foi que eles emagreceram, mas perderam um pouco de massa magra, os próprios músculos. Parte das proteínas acabou sendo degradada.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

BCAA – Fontes, Benefícios e Excesso

Retinol – Fontes, Benefícios e Excesso