Chá de Capuchinha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Capuchinha – Origem, Benefícios e Como Usar de forma adequada, onde seja possível usufruir de todos os Benefícios do Chá de Capuchinha e de suas propriedades que são capazes de proporcionar o funcionamento adequado do corpo. Além disso, a Capuchinha faz parte da família das Tropeoláceas é nativa do México e Peru.

Por isso, também é chamada de agrião grande do Peru e agrião-do-méxico. Foram os europeus, em viagens aos países de origem da Capuchinha, os responsáveis pela divulgação da erva em outras áreas, no mundo inteiro.

cha de capuchinha beneficios

Planta herbácea rasteira, de caule suculento, mole e retorcido, possui folhas num tom verde claro, com formato arredondado, enquanto suas flores podem ter diversas tonalidades, variando do branco ao vermelho, salmão, amarelo e laranja. Possui ainda um fruto esverdeado formado por três aquênios pequenos.

Ao aproximar-se dela já é possível sentir o perfume agradável que toda a planta exala. Comestível, seu sabor assemelha-se ao do agrião, fresco e picante. Para ser cultivada não é exigente, podendo ser plantada até mesmo em jardins, canteiros e vasos, desde que possa receber sol diretamente durante ao menos quatro horas diárias.

Esta planta medicinal pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação e nos ervanários.

Propriedades do Chá de Capuchinha:

A diversidade de propriedades que favorecem o nosso organismo é um dos destaques da espécie.

Rica em Vitamina C, ácido oxálico, glucosinolatos, mirosina, espilantol e sais minerais, como Ferro, Iodo e fosfato), a capuchinha é muito usada para reduzir secreção nasal, Gripes, Resfriados, rinites e alergias. Suas folhas e flores, em infusões, também aumentam a resistência do organismo a ações bacterianas, devido ao seu potencial antisséptico, que atua na contenção de microrganismos.

As propriedades do Chá de capuchinha incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfetante, digestiva, anti-séptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.

Benefícios do Chá de Capuchinha:

Diante das propriedades, é possível tratar diversos problemas de saúde através dos Benefícios do Chá de Capuchinha como Bronquites, tosses com presença de secreção catarral e outros distúrbios pulmonares. Além disso, a planta é eficaz no tratamento de disfunções no estômago, facilitando digestão, aumentando o apetite de quem possui problemas para comer, age como calmante e ainda evita prisão de ventre.

Todos estes benefícios são relacionados à saúde, porém, esta planta também pode ser usada com cunho estético. Assim, ela combate a queda de cabelos e ainda é eficaz para melhorar os aspectos da pele.

Usos do Chá de Capuchinha: 

Podem-se incluir as flores e folhas da Capucinha nas receitas de saladas, sucos e temperos. Caso prefira tomar o chá da planta, leve ao fogo entre duas e quatro colheres de sopa de folhas de Capuchinha picadas, juntamente com um litro de água e deixe ferver. Então abafe e consuma 3 vezes ao dia, quando a temperatura estiver ideal para beber. Para utilizá-la nos cabelos pode-se seguir a mesma receita do chá, e lavar os cabelos com o líquido.

Como Preparar o Chá de Capuchinha:

Uma das maneiras de usar a erva é preparar o chá com 4 colheres (sopa) de folhas picadas ou 2 colheres (sopa) de sementes para cada litro de água filtrada.

Modo de preparo:

  • Coloque a água para ferver e, atingindo este ponto, apague o fogo;
  • Retire a panela do fogão e despeje as folhas ou sementes;
  • Tampe o recipiente e deixe em infusão durante 10 minutos;
  • Coe o chá e use-o da forma que precisar.

cha de capuchinha

Efeitos Colaterais do Chá de Capuchinha:

Mesmo com muitos Benefícios do Chá de capuchinha, ele pode ter alguns efeitos colaterais, como: irritação gástrica e, se consumida em altas doses baixar a pressão sanguínea.

Seu consumo é contra indicado em casos de Gastrite, Hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, gestação e lactação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Sassafrás – Origem, Benefícios e Como Usar!

Benefícios do Chá de Hera Terrestre

Os 15 Benefícios do Chá de Hera Terrestre Para Saúde