Marupazinho – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Marupazinho – Origem, Benefícios e Como Usar. Alem disso, O Marupazinho é consumido em forma de chá na medicina popular amazônica, sendo também um fitoterápico utilizado no tratamento de tratar diarreias, disenterias, hemorroidas e amebíase. O chá de Marupazinho é feito através do bulbo. Seu princípio ativo é a sapogenina esteroidal, que possui propriedades analgésicas periféricas e anti-dematogênicas. Conforme estudos realizados¹, o Marupazinho também possui ação dilatadora coronária, potencialmente útil no tratamento de doenças cardíacas e ação anti-fertilidade.

Marupazinho

O extrato etanólico reparado por percolação a partir do bulbo previamente seco e moído da Eleutherine plicata suspenso em uma solução hidroalcoólica e submetida a partição com solventes de polaridades crescente apresentou resultado positivo para naftoquinonas; antraquinonas e esteroides e triterpenos. As análises do extrato etanólico indicaram a presença de quinonas nestas amostras.

A avaliação da atividade antimicrobiana do referido extrato e frações com cepas de Candida albicans, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa demonstrou que a fração clorofórmica é a mais ativa, apresentando os maiores halos de inibição de crescimento microbiano e, possivelmente, contendo uma maior concentração de constituintes ativos. Da fração clorofórmica foram isolados os constituintes químicos isoeleuterol e isoeleuterina².

Como Preparar o Chá de Marupazinho:

Para preparar o chá de Marupazinho como medicação caseira, na Amazônia, ferve-se 2 bulbos cortados em pequenos pedaços durante 15 minutos em 500 mL de água e consome uma xícara antes das refeições para tratar a diarreia e amebíase. O extrato também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Curiosidades do Marupazinho:

O Marupazinho floresce duas vezes por ano, a primeira vez por volta dos meses de março e abril, e pela segunda vez em setembro. A sua flor branca abre a noite e se mantém aberta por 3 (três) horas. A planta é encontrada na América tropical, incluindo os campos secos da Amazônia brasileira.

Marupazinho beneficios

É uma planta rizomática e bulbosa, com bulbos avermelhados, tem de 20 a 30 cm de altura. Suas folhas são simples, inteiras, plissadas longitudinalmente e suas flores tem uma coloração avermelhada. Os bulbos apresentam escamas parecidas com a cebola, com uma coloração vinho e transpirando látex branco quando cortados.

Contraindicações e efeitos Colaterais do Marupazinho:

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Rubim – Origem, Benefícios e Como Usar!

Rooibos – Origem, Benefícios e Como Usar!