Os 20 Benefícios da Guabiroba Branca Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Guabiroba Branca Para Saúde são variados. Além disso, a Guabiroba branca tem uma grande porção de nutrientes que são fundamentais para saúde integral do corpo. A Guabiroba branca também com o termo Guabiroba-tinga vem do tupi guarani e significa “fruto da casca amarga” e o termo Tinga quer dizer branco. Também é chamada popularmente de Guabirobão, guabirova, guavirova, gavirova ou araçá-congonha.

guabiroba branca

A gabiroba é uma fruta arredondada, de pigmentação verde-amarelada. Ao se extrair as sementes do fruto, elas devem ser semeadas de imediato, caso contrário irão perder a capacidade de germinar.

Não se deve mastigar a casca da Guabiroba Branca ou suas sementes pois, estas contêm compostos que são tóxicos ao nosso organismo. A menos que as use após a infusão.

Propriedades da Guabiroba Branca:

Ela é rica em carboidratos, proteínas , sais minerais,(Ferro, Fósforo, Cálcio), niacina e vitaminas C e do complexo B. Ela possui propriedades terapêuticas tais como adstringente, antidiarreica, antigripal, anti-inflamatória, por isso ela é usada na medicina popular em várias regiões brasileiras. Então confira agora Os 20 Benefícios da Guabiroba Branca Para Saúde:

1. Trata a Disenteria:

A infusão da pele dos frutos da Guabiroba Branca é usada no tratamento de processos catarrais, diarreia e disenteria.

2. Combate o Estresse:

A vitamina C é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos. Por isso a Guabiroba Branca é recomendada para controlar o estresse.

3. Promove a Saúde da Pele:

A vitamina C encontrada na Guabiroba Branca é fundamental para a cicatrização da pele, para a manutenção dos vasos sanguíneos, ajuda a cuidar do coração, a proteger de certas doenças degenerativas e além de participar na metabolização de outros nutrientes e vitaminas, por isso é importantes incorporá-la na nossa dieta de forma adequada.

4. Trata Distúrbios:

Dentre as propriedades desta planta estão a ação adstringente, antidiarreica e diurética. Esta última, por exemplo, é encontrada principalmente nas folhas e cascas da Guabiroba Branca e por isso esta pode ser usada no tratamento de diversos distúrbios que afetam o sistema urinário das pessoas. Dois grandes exemplos de doenças tratáveis com esta planta são: cistite e uretrite.

5. Combate Doenças no Coração:

A vitamina C Presente na Guabiroba Branca é um dos melhores Antioxidantes que há, devido as suas propriedades, ela ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, ajuda a prevenir e combate a arteriosclerose e a hipertensão arterial. portanto, o consumo de vitamina C ajuda a diminuir dramaticamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.

6. Ativa a Memória:

Das folhas da Guabiroba Branca se faz um chá para redução do colesterol e que também ajuda a fortalecer a memória, regula o intestino e elimina o corrimento e limpa o útero. Com o mesmo chá de folhas também se combatem os sintomas da gripe.

7. Combate Problemas Urinários:

A infusão da casca da árvore da Guabiroba Branca se usa para tratar problemas urinários diversos e, o banho de assento reduz as hemorroidas. Já o banho das folhas é um poderoso relaxante muscular.

8. Previne do Câncer:

Estudos realizados descobriram que um alto consumo de Guabiroba Branca ajudam a diminuir os riscos de vários tipos de câncer . Os estudos mostraram também que o aumento do consumo de vitamina C está ligado a uma diminuição da possibilidade de ocorrer cânceres de pulmões, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, do reto, do estômago e do esófago.

9. Combate a Dor de Dente:

A Guabiroba Branca é um das mais simples e mais eficazes maneiras de acabar com a dor de dente de forma natural.

guabiroba branca benefícios10. Auxilia na Dieta:

Os carboidratos são um nutriente importante que não deve ser completamente excluído da dieta, pois parte de sua contribuição é recomendada.

11. Reduz os Níveis de Glicose:

Na medicina popular, a Guabiroba Branca também é muito usada para reduzir os níveis de triglicerídeos e glicose no sangue, em casos de anemia e enfraquecimento generalizado.

12. Combate o Envelhecimento Precoce:

As funções antioxidantes da Guabiroba Branca também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. A degradação da pele é retardada por níveis adequada de vitamina C, prevenindo o aparecimento das rugas.

13. Reduz os Sintomas de Asma:

vitamina C presente na Guabiroba Branca, também ajuda a reduzir os sintomas de asma. Pois, ajuda a proteger contra os efeitos prejudiciais de contaminação do corpo humano, o que muitas vezes resulta em sintomas semelhantes à asma.

14. Trata Infecções na Boca:

A medicina indígena aplica a Guabiroba Branca (folhas, casca do tronco e caules) para tratar feridas e infecções na boca, dor de dente, contusões, dor de barriga e induzir o parto.

15. Auxilia no Trabalho de Parto:

Algumas substâncias encontradas na Guabiroba branca são utilizadas para estimular a expulsão da placenta após o parto. Observação: Esta fruta quando madura consumida por via oral, é considerada abortiva.

16. É uma Fonte de Energia:

Como citado acima, ela é rica em proteínas que também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. O consumo da fruta em sua dieta lhe proporcionará energia suficiente durante programas perda de peso.

17. Previne o Câncer de Pele:

O extrato da casca dessa fruta ainda tem a eficácia de proteger nosso corpo contra raios ultra violetas. Além disso, ele ainda ajuda a prevenir o câncer de pele.

18. Reduz o Risco de AVC:

Estudos provaram que consumir 100 miligramas de magnésio por dia reduz o risco de acidente vascular cerebral em 9%. Esta fruta é composta por uma boa fonte de magnésio pode fazer parte de sua dieta para colher este benefício.

19. Possui Propriedades Anticancerígenas:

Essa fruta é rica em substâncias fitoquímicas, tais como ácido polifenólico, elágico, vitamina E, betacaroteno, luteína e zea-xantina. Estes compostos desempenham um papel importante na remoção dos radicais tóxicos do oxigênio, protegendo seu corpo de doenças, câncer e infecções.

gos benefícios da guabiroba branca20. Trata Hemorroidas:

A infusão da casca da árvore se usa para cuidar complicações urinários diferentes e, o banho de assento reduz as hemorroidas. Já o banho das folhas é um rico relaxante muscular.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Guaco – Origem, Benefícios e Como Usar!

beneficios do cha de jerimum

Chá de Jerimum – Origem, Benefícios e Como Usar!