Aquileia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Aquileia – Origem, Benefícios e Como Usar de forma simples e natural. Além disso,  a aquileia, também conhecida por mil folhas, é uma planta usada para diversos tipos de tratamentos alternativos para vários tipos de doenças. Desde controlar o fluxo da menstruação até combater as dores causadas pelo reumatismo, o chá de aquileia pode ser usado para tratar doenças até mesmo nos animais. A aquileia é uma planta medicinal indispensável para nossa saúde. É de comprovada eficácia contra muitas doenças graves, porém, em primeiro ligar, é uma erva para mulheres e deve-se insistir nisso.

AquileiaPlanta vivaz, com rizomas rasteiros, esbranquiçados ou purpúreos, que acabam enraizando-se. As folhas são amargas e muito aromáticas. Reproduz-se por rizomas e adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que bem drenado, pois não aceita muita umidade. A aquileia é uma planta de clima subtropical, e resiste bem à seca.

Vegetal à margem das estradas e é também cultivada em hortas e jardins. É considerada como erva daninha, e sendo muito vigorosa, pode sufocar outras culturas. A colheita das sumidades florais deve ser feita quando estão em plena floração.

Benefícios da Aquileia:

Além de ser uma bebida que combate os radicais livres, ajudando a retardar o processo de envelhecimento precoce da pele, ela também favorece a produção do suor, ajudando a colocar todas as toxinas que fazem mal para fora do corpo.

A bebida possui uma grande eficácia no tratamento da má circulação, tendo um efeito direto nos casos de varizes e vasos estreitos ou arrebentados que tanto incomodam quem os possui.

O chá de aquileia facilita a dilatação das veias, elevando o fluxo do sangue com maior facilidade desde os membros inferiores até o couro cabeludo, ajudando a impedir a queda de cabelo e calvície. Ela também tem um grande poder cicatrizante, eliminando espinhas, acnes, ferimentos, cortes superficiais, arranhões e até mesmo hemorroidas.

Possui um grande poder expectorante, ajudando no combate à diversas doenças respiratórias e problemas pulmonares. A aquileia diminui o fluxo da menstruação . Mas o ideal é procurar um especialista no assunto antes de tomar o chá , caso essa seja a sua intensão. As folhas e flores da aquileia ainda ajudam a aliviar as dores promovidas por doenças como reumatismo, artrite e artrose. Confira Alguns dos Benefícios da aquileia Para Saúde:

  • Ajuda na cicatrização de feridas;
  • Combate frio e febre;
  • Aids na circulação do sangue;
  • Reduz o sangramento menstrual intenso;
  • Promove a digestão;
  • Funciona como um adstringente natural;
  • Alívio da dor para menstruação dolorosa;
  • Ajuda na absorção de nutrientes.

Como Usar Aquileia:

A aquilea só deve ser utilizada externamente e na forma vendida nas farmácias de manipulação. As flores e folhas são usadas em chá para uso interno e externo. Também é utilizado para pele oleosa, calvície, queda de cabelos, lavar ulcerações e desinfetar gengivas inflamadas, estomatites.

  • Infusão: Em um recipiente colocar uma colher de chá bem cheia de ervas, acrescentar 1/4 de litro de água fervente. Escaldas e deixar em repouso por algum tempo.
  • Extrato: As flores de aquilia colhidas em pleno sol devem ser colocadas em uma garrafa, sem apertá-las, e cobertas com aguardente de cereais (38º a 40º). Deixar macerar por 15 dias ao sol perto de uma fonte de calor.
  • Pomada: Colocar em em uma frigideira 90 gramas de manteigas (sem sal) ou banha de porco e, quando estiver bem quente, colocar 15 gramas de flores de aquilea e 15 de folhas de framboesa, tudo. Retirar do fogo e, no dia seguinte, reaquecer um pouco e espremer com um pano. Guardar essa pomada na geladeira, em recipientes bem limpos.
  • Banhos de assentos: Colocar 100 gramas de aquilea (todas as partes da planta) em maceração em água fria durante a noite. No dia seguinte aquecer até iniciar a fervura e misturar com a água do banho.

Aquileia benefíciosContra-indicação da Aquileia:

O chá de aquileia é contra-indicado para mulheres grávidas ou que estão em processo de amamentação. O uso em excesso da bebida também pode ocasionar dores de cabeça, alergias e dermatites.

Assa Peixe – Origem, Benefícios e Como Usar!

Borragem – Origem, Benefícios e Como Usar!