Benefícios dos óleos

Os 40 Benefícios do Óleo de Patchouli Para Saúde!

Os Benefícios do Óleo de Patchouli Para Saúde que todos devemos saber. Além disso, patchouli originou-se das regiões tropicais da Ásia e é versátil em seus usos. Tem um cheiro muito duradouro, e sua qualidade de fixação torna popular na perfumaria. É um dos poucos óleos essenciais que melhoram com a idade e combina bem com notas cítricas e florais.

Óleo de Patchouli

Eu pessoalmente acho que tem uma qualidade muito ousada, seja como uma erva seca ou um óleo, e acho que isso é apenas parte de seu fascínio.

O que é Óleo de Patchouli?

O óleo de patchouli é um óleo essencial extraído do gênero Pogostemon. É obtido pelo processo de destilação a vapor de folhas de patchouli e flores de cor branca da planta. Este óleo é muito eficaz para curar feridas e cicatrizes. E por isso é amplamente utilizado em medicamentos feitos em países asiáticos. Também é usado na adição de fragrâncias a fibras, purificadores de ambiente, detergentes, produtos para cuidados pessoais, etc. Agora, veja Os 40 Benefícios do Óleo de Patchouli Para Saúde.

1. Acalma Inflamação:

Ele acalma a inflamação, especialmente se a inflamação ou irritação é resultado de febre, e também fornece alívio da própria febre. Isso significa que o óleo de patchouli é útil no tratamento de uma ampla gama de condições de pele, bem como inflamação interna de condições como artrite e gota.

2. Previne Infecções:

O óleo de patchouli protege feridas e úlceras do desenvolvimento de infecções e se torna séptico. Esta é talvez a propriedade mais importante deste óleo, uma vez que pequenas feridas na pele podem levar a muitas infecções graves, incluindo o tétano, se a ferida for infligida com um objeto enferrujado de Ferro. O óleo de patchouli também protege contra essa possibilidade.

3. Possui Propriedades Afrodisíacas:

O óleo de patchouli também é bom para tratar problemas sexuais, incluindo impotência, perda de libido, desinteresse sexual, disfunção erétil, frigidez e ansiedade sexual. É bom para homens e mulheres colocarem uma faísca de volta no quarto, estimulando os hormônios sexuais, o estrogênio e a testosterona, o que aumenta o desejo sexual. O óleo de patchouli tem sido usado como afrodisíaco há centenas de anos.

4. Possui Propriedade Adstringente:

Este poderoso óleo essencial estimula contrações dos músculos, nervos e pele. Isso ajuda a fortalecer a retenção de gengivas nos dentes, prevenir a flacidez da pele, a perda de cabelo e o afrouxamento do tecido muscular. A adstringência do óleo de patchouli também ajuda a parar a hemorragia, contraindo os vasos sanguíneos. Pode atuar como uma substância anti-envelhecimento desta forma, uma vez que o relaxamento do músculo e da pele está normalmente associado à idade.

5. Acelera a Cura:

O óleo de patchouli ajuda a acelerar o processo de cicatrização de cortes e feridas, e também acelera o desaparecimento das cicatrizes. É igualmente eficaz na eliminação de marcas deixadas por furúnculos, acne, varíola e sarampo .

6. Estimula a Circulação Sanguínea:

Óleo de Patchouli

Esta propriedade do óleo de patchouli promove o crescimento por estimulação a geração de novas células. Também ajuda na produção de glóbulos vermelhos, o que pode aumentar os níveis de energia. Ao aumentar a circulação, também aumenta a oxigenação de órgãos e células em todo o corpo, aumentando sua funcionalidade e aumentando o metabolismo. O óleo de patchouli é bom para regenerar novas células da pele, mantendo a pele saudável, jovem e vibrante.

7. Elimina o Mau Cheiro:

O forte aroma doce, picante e almiscarado deste óleo essencial elimina ou mascara o odor corporal. No entanto, ele deve ser usado de forma diluída, pois o aroma do óleo de patchouli pode ser muito forte para os sentidos olfativos de algumas pessoas.

Continua a ser um óleo popular para usar como colônia em muitos dados demográficos. Algumas pessoas acham o cheiro maravilhoso, enquanto outras são um pouco irritadas pelo seu aroma característico.

8. Estimula a Micção:

Aumenta a frequência da micção, bem como a quantidade de urina. Isso ajuda a perder peso, baixar a pressão sanguínea, aumentar o apetite, diminuir o colesterol e eliminar as toxinas do corpo. A micção remove o excesso de água, sais desnecessários e ácido úrico, o que reduz suas chances de desenvolver pedras na vesícula biliar e pedras nos rins, bem como condições como a Gota.

9. Combate a Febre:

O óleo de patchouli reduz a temperatura do corpo em casos da Febre por lutar contra as infecções que causam. Como um antiflogístico, alivia a inflamação, que simultaneamente ajuda a reduzi-la, já que a Febre pode ser reduzida até certo ponto se a dor e inflamação associadas a ela forem eliminadas.

10. Inibe o Crescimento de Fungos:

Descobriu-se que o óleo de patchouli é bastante eficaz na inibição do crescimento de fungos e da infecção, fornecendo assim proteção contra algumas infecções notórias, como o pé de atleta. As infecções fúngicas podem ser bastante graves, especialmente quando atacam o sistema respiratório por inalação. O óleo de patchouli torna-se muito valioso nesse ponto para manter seu corpo totalmente protegido.

11. Hipersensibilidade Sedativa:

Ele acalma a inflamação e seduz convulsões, tosse e ataques epilépticos resultantes de hipersensibilidade ou hiper-reatividade dos nervos. Também pode parar de fugas devido a alergias, sedando a hipersensibilidade do corpo em relação a certos elementos.

O óleo de patchouli possui qualidades antidepressivas e sedativas, que são boas para relaxar o corpo promovendo uma noite de sono saudável e repousante. Reduzir os sinais de insônia e dormir uma noite inteira pode melhorar sua função cognitiva, taxa metabólica e humor.

12. Atua Como Tônico:

Esta propriedade do óleo de patchouli tonifica todo o corpo. Ele otimiza as funções metabólicas, como a decomposição de alimentos e absorção de nutrientes, tonificando o fígado, estômago e intestinos, ajudando-o a crescer mais forte e saudável.

O óleo de patchouli também cuida da excreção adequada, regula as secreções endócrinas de hormônios e enzimas e também tonifica o sistema nervoso, tornando-o mais alerta e ativo. Finalmente, estimula o sistema imunológico, que ajuda a proteger você de uma ampla gama de infecções.

13. Eficaz Contra a Acne e a Caspa:

Graças ao seu efeito antibacteriano, o óleo de patchouli pode inibir o crescimento da bactéria Propionibacterium, responsável pelo crescimento da acne. A malassezia é uma forma de fungo responsável pela dermatite seborreica ou pela caspa, e a aplicação de óleo de patchouli no couro cabeludo pode, em grande medida, cuidar da caspa.

14. Alivia a Ansiedade, Depressão e Estresse:

Aromaterapia, onde os óleos essenciais são usados ​​para tratar muitas doenças, é um método testado pelo tempo de aliviar condições como ansiedade e depressão. Tem um efeito positivo na redução do estresse, sem efeitos colaterais. Estudos descobriram que a aromaterapia com óleo de patchouli é uma terapia complementar eficaz para reduzir a ansiedade, a depressão e até mesmo o estresse.

15. Aniquilador de Odor da Boca:

Óleo de Patchouli

A goma de mascar é frequentemente usada para mascarar o odor da boca. Mas gomas de mascar com óleo de patchouli é mais benéfico na medida em que não apenas mascara o odor da boca, a propriedade antibacteriana do óleo funciona nas bactérias nocivas na boca, tornando-o um excelente produto para a higiene bucal.

16. Aumenta a Imunidade:

Sofrendo de surtos de infecções sazonais como resfriado comum ou gripe? O óleo de patchouli pode ser o remédio certo para você. O óleo, o principal constituinte químico da erva, comprovadamente destrói o vírus da gripe. Isto foi ainda reforçado por um estudo realizado em ratos onde a administração oral de óleo de patchouli foi encontrada para aumentar a proteção contra o vírus da gripe.

17. Intensificador da Libido:

Na aromaterapia, o óleo de patchouli é considerado um impulsionador da libido. É considerado um óleo estabilizante e equilibrador que pode não apenas melhorar a libido, mas também combater a frigidez e a impotência. Também é encontrado para aliviar a ansiedade sobre o desempenho sexual.

18. Cura Feridas Mais Rápido:

O óleo de patchouli é um anti-séptico que ajuda a curar qualquer tipo de ferida e queimar lesões mais rapidamente. Até hoje, em países como o Japão e a Malásia, é usado como um antídoto para picadas de cobra venenosas. Promove a cicatrização, evita cicatrizes feias de feridas e é um gerador de tecidos que ajuda o crescimento de novas e frescas células da pele.

19. Reduz as Cicatrizes:

Quando se trata de reduzir cicatrizes, o óleo de patchouli faz um trabalho maravilhoso. Tem excelentes propriedades regeneradoras de tecidos e ajuda na reparação de células.

20. Trata Infecções Fúngicas da Pele:

O óleo de patchouli possui propriedades anti-fúngicas que o tornam excelente no tratamento de infecções fúngicas da pele. Ele também pode ser usado no couro cabeludo para combater infecções fúngicas no couro cabeludo, incluindo a caspa. Adicione a sua garrafa de xampu 7 gotas como um tratamento sem complicações!

21. Elimina a Pele Rachada e Seca:

Tem pele rachada seca? O óleo de patchouli está aqui para ajudar! Além de lavanda, sândalo e jasmim, o patchouli é outro óleo essencial que possui qualidades hidratantes. Adicione algumas gotas ao seu creme corporal habitual e aplique-o em todo o corpo para um luxuoso tratamento de pele hidratante.

22. Alivia o Eczema:

Por causa de suas propriedades anti-sépticas e capacidade de hidratação, o óleo de patchouli é bom para aliviar o Eczema. Você pode adicioná-lo à sua água de banho ou aplicá-lo topicamente misturando-o em um óleo de cuidado da pele de sua escolha (basta seguir a regra 2 gotas de óleo de patchouli em 1 colher de chá de óleo transportador).

23. Excelente Afrodisíaco Natural:

O perfume almiscarado do Patchouli é um afrodisíaco natural. Você pode usá-lo para fazer um perfume para aumentar a atração e o desejo. Algumas gotas podem ser adicionadas a um óleo leve e aplicadas nas pontas do cabelo como um simples perfume afrodisíaco.

24. Melhora o Crescimento do Cabelo:

Aumente o crescimento e a espessura do cabelo com óleo de patchouli! Ele afasta germes e irritantes, mantendo assim o couro cabeludo saudável para promover o crescimento de pelos saudáveis. Misture o patchouli com óleos essenciais de alecrim, lavanda e cedro para fazer um óleo de massagem para o crescimento do cabelo.

25. Reduz Retenção de Líquidos:

Óleo de Patchouli

O óleo de patchouli tem um benefício de beleza único que não possuem muitos óleos. E isso está reduzindo a retenção de líquidos ! Ajuda a movimentar o excesso de fluidos para fora do corpo devido às suas propriedades diuréticas. Isso reduz o inchaço dos olhos, inchaço e edema nos pés!

Faça um óleo corporal usando patchouli e outros óleos essenciais diuréticos, como óleos essenciais de toranja e gerânio.

26. Tem Propriedades Antienvelhecimento:

Existem alguns óleos essenciais que possuem incríveis propriedades anti-envelhecimento. O Patchouli é um deles! Quando usado para fazer um soro anti-envelhecimento, ajuda a diminuir rugas e linhas finas.

27. Equilibra a Produção de Sebo:

Um dos benefícios da beleza do óleo de patchouli é que ele equilibra a produção de sebo. Então, se você tem pele oleosa, você pode adicionar uma gota de óleo de patchouli em 1 colher de chá de seu creme facial habitual e aplicá-lo em seu rosto e pescoço.

28. Faz o Cabelo Sedoso e Brilhante:

O óleo de patchouli ajuda a hidratar e embelezar a pele rachada seca e, da mesma forma, ajuda a secar o cabelo sem vida também! Adicione algumas gotas de óleo de patchouli à sua garrafa condicionadora para ver seu cabelo se transformar em uma massa sedosa brilhante! Adicione cerca de 2 gotas de óleo de patchouli em 1 colher de sopa de condicionador ou abra sua garrafa de condicionador e adicione 7 a 10 gotas de óleo de patchouli.

29. Melhora a Saúde Digestiva:

O óleo de patchouli, ou EO, é um auxiliar digestivo maravilhoso que reduz a náusea. Esfregue algumas gotas em seu abdômen, coloque algumas gotas em seu difusor ou adicione de 1 a 2 gotas em uma bebida e ingeri-lo. Você pode adicioná-lo a água potável ou a uma xícara de chá quente.

30. Aumenta a Função do Fígado:

Melhore a função hepática. Pratique aromaterapia patchouli EO ou tome 1 a 2 gotas em uma bebida como um tônico para dar ao seu fígado um impulso saudável. É um maravilhoso tônico.

31. Melhore a Criatividade:

O óleo de patchouli é benéfico para a criatividade. Coloque algumas gotas no seu difusor e execute-o por 30 a 45 minutos. O óleo vai melhorar a criatividade e dar uma pequena cutucada na sua mente quando você ficar “preso”.

32. Ajuda a Aliviar a Depressão:

Use óleo de patchouli como um antidepressivo natural. Pratique aromaterapia com algumas gotas de patchouli, esfregue 1 gota na testa e na base do crânio ou adicione 10 gotas à sua banheira se estiver se sentindo deprimido. Está cientificamente comprovado que estimula um aumento significativo nos níveis de dopamina e norepinefrina. Estes são neurotransmissores de bem-estar.

33. Trata o Couro Cabeludo Seco e com Coceira:

Esfregue cinco gotas de óleo de patchouli no couro cabeludo. Isso irá melhorar a saúde do seu couro cabeludo e cabelo. Você também pode colocar algumas gotas em seu condicionador de cabelo.

34. É um Agente Anti-inflamatório:

Óleo de Patchouli

Contém propriedades antiflogísticas naturais que ajudam na irritação e inflamação calmantes que afetam a pele e as articulações. A inflamação que combate a natureza do óleo de Patchouli também é uma solução eficaz para a Gota e Artrite.

35. Funciona Como um Diurético Natural:

O óleo de patchouli aromático tem o potencial de promover a quantidade e frequência de micção. Essa propriedade ajuda na perda de peso, na regulação da hipertensão e na eliminação efetiva do excesso de sais, toxinas e pedras.

36. Ajuda a Eliminar Celulite:

O óleo de patchouli é comumente utilizado em práticas como a massagem anticelulite e a luta contra a retenção de água. Basta esfregá-lo (quando combinado com um óleo transportador) suavemente em sua pele, onde você sofre de celulite.

Outros Benefpicios do Óleo de Patchouli:

  • Melhora a digestão.
  • Melhor função hepática.
  • Repele insetos.
  • Criatividade aprimorada.
  • Reduz a inflamação.
  • Alivia a depressão.
  • Trata infecções fúngicas.
  • Combate a acne.
  • Melhora o sono.

Efeitos Colaterais do Óleo de Patchouli:

O óleo de patchouli é geralmente considerado seguro para inalação e uso tópico diluído. Siga sempre as instruções e não exceda a dose recomendada sugerida no rótulo. Dilua o óleo em um produto transportador antes da aplicação tópica.

Os óleos essenciais são altamente concentrados e podem ser tóxicos se ingeridos. Nunca consuma o óleo de patchouli, a menos que esteja sob a supervisão direta de um profissional de saúde. Tenha cuidado ao usar o óleo essencial sobre ou em torno de crianças; Não é recomendado o uso de óleo de patchouli durante a gravidez ou durante a amamentação.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.