Benefícios das Plantas

Sassafrás – Origem, Benefícios e Como Usar!

Sassafrás Origem, Benefícios e Como Usar que devemos ficar informados. Além disso, sassafrás com seus benefícios medicinais e culinárias, ganhou popularidade em todo o mundo. O chá de sassafrás é feito por fermentação da raiz esmagada, casca e folhas na água por 15 minutos. Tratar Resfriado, Gripe, doenças de pele e Artrite e fortalecimento do sistema digestivo são alguns dos benefícios para a saúde oferecidos pela sassafrás.

Sassafrás

O que é Sassafrás?

Além de ser uma palavra divertida para dizer, o sassafrás tem sido um componente chave no desenvolvimento da culinária, medicinal e social há milhares de anos. As árvores de sassafrás, cientificamente colocadas em seu próprio gênero de sassafrás, vêm em três espécies existentes, que são nativas para o leste da América do Norte e partes da Ásia.

Essas árvores são caducas e podem crescer mais de 30 metros de altura e possuem casca amarela ou laranja incomum, tornando-as fáceis de identificar. No passado, as culturas nativas americanas e outras ao redor do mundo onde as árvores haviam sido exportadas, usavam quase todas as partes dessas árvores, incluindo a casca, caules, folhas, galhos, raízes, frutas e flores, para uma gama de plantas medicinais, necessidades culinárias e culturais.

Esta árvore é embalada com nutrientes impressionantes, que é em parte porque permaneceu como um recurso importante. A pesquisa moderna corroborou muitas dessas crenças tradicionais e apoiou o uso desta planta nestes modos, razão pela qual a árvore continua a ser popular.

Sassafrás tem um sabor excepcionalmente agradável, e é por isso que é mais comumente usado para dar sabor a outros remédios, mas isso não significa tirar de sua potência individual. Esta árvore e suas partes compostas têm sido usadas em alimentos que vão desde a cerveja de raiz e saladas ao chá de raiz de sassafrás e agentes aromatizantes na cozinha crioula.

Medicinalmente, pode ser consumido diretamente ou aplicado topicamente. O óleo essencial concentrado de sassafrás é muito poderoso e só deve ser usado com extrema cautela. Em pequenas quantidades e com a supervisão direta de um profissional médico. Agora, confira Os Benefícios do Sassafrás Para Saúde:

1. Cuidados Com a Pele:

Tradicionalmente, o sassafrás tem sido usado para muitos problemas tópicos, e a saúde da pele não é exceção. Se você sofrer de Furúnculos, feridas, erupções cutâneas ou marcas excessivas na pele, a aplicação de uma cataplasma de folhas de sassafrás nas áreas afetadas pode reduzir rapidamente a inflamação ou a descoloração da pele. Acredita-se que a presença de ácido tânico e um composto único chamado Sassafrid forneçam esses benefícios e medidas de proteção à pele.

2. Alivia a Inflamação:

Um dos usos mais populares de sassafrás é para Reumatismo e Gota, e este tem sido um remédio confiável por milhares de anos em várias partes do mundo. Inflamação afeta o corpo de muitas maneiras, o que significa que esta planta impressionante também pode ajudar a melhorar os processos gastrointestinais e os sintomas de Artrite, bem como dores de cabeça em alguns casos. Usar esta planta como redutor de febre é uma das aplicações mais antigas desta planta versátil!

3. Aumenta a Imunidade:

A pesquisa moderna determinou que sassafrás não só tem propriedades analgésicas, mas também os anti-sépticas, e essas propriedades anti-microbianas naturais são ideais para impulsionar o sistema imunológico.

Sassafrás

Protegendo o corpo contra agentes externos e agentes patogênicos, tanto interna quanto externamente. Esse remédio pode ser um escudo de cheiro adocicado para sua saúde geral. Ele também pode ajudar a manter o estômago e o sistema respiratório livres de infecções, e é por isso que essa planta era tradicionalmente recomendada para afastar resfriados no início.

4. Mantem a Saúde Dental:

Durante séculos, os ramos de sassafrás foram as primeiras formas de escovas de dentes. Devido ao sabor agradável (que lembra a cerveja de raiz) e às propriedades anti-sépticas naturais. Usá-lo desta maneira, como um desinfetante dental ainda é um meio viável de obter esse benefício. E se você realmente quiser tentar a abordagem tradicional, pegue um galho e dê uma esfoliação nos dentes. Suas gengivas podem apenas agradecer!

5. Previne o Câncer:

Embora a pesquisa sobre essa alegação de câncer ainda esteja em andamento. A sassafrás demonstra um potencial antioxidante mensurável no corpo humano. Seja eliminando os radicais livres ou estimulando o sistema imunológico. Esta planta parece funcionar como muitos outros superalimentos, diminuindo o risco de mutação celular e os subsequentes diagnósticos de câncer.

6. Ajuda a Alivia a Dor:

As propriedades analgésicas de sassafrás são bem conhecidas. E as folhas dessa árvore eram frequentemente enroladas em torno de feridas por sua natureza anti-inflamatória e analgésica. O chá de sassafrás ainda é usado para fins de alívio da dor. E aplicações tópicas para dores são populares em algumas comunidades de cura natural.

7. Cura Feridas:

O alívio da dor lado da cicatrização de feridas é uma coisa. Mas na verdade acelerando o processo de cicatrização é outra completamente diferente. A natureza estimulante deste remédio induz sangue recém-oxigenado à visão da ferida. O que acelera o processo de cura natural do corpo e aumenta a taxa de processos metabólicos em todo o corpo.

8. Aumenta os Níveis de Energia:

A natureza estimulante desta planta também é ótima para um aumento de energia se você estiver se sentindo um pouco lento. Mastigar as folhas ou beber uma xícara de chá de sassafrás é uma maneira ideal de acelerar seus motores internos e superar o excesso de fadiga ou fraqueza.

9. Suaviza a Dor Menstrual:

Para as mulheres que sofrem dos sintomas dolorosos da menstruação, como inchaço, cólicas e sangramento intenso, as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias dos sassafrás são um benefício.

Por milhares de anos, este remédio natural diminuiu o desconforto da menstruação para as mulheres. E continua a ser uma recomendação popular dos herboristas para as mulheres que sofrem menstruações incomuns.

10. Desintoxica o Corpo:

As folhas de sassafrás são um diurético bem conhecido, que aumenta sua micção. Eliminando assim o excesso de toxinas, sais e gorduras do corpo. Se você quer melhorar a saúde e o funcionamento de seus rins, a melhor maneira é lavar o sistema com um diurético, e o chá de sassafrás é uma ótima maneira de fazer isso.

Nota de Cuidado:

Sassafrás

Sassafrás contém safrol, o componente que dá sabor a sassafrás. É uma substância química venenosa que, se consumida mesmo em quantidades tão pequenas quanto 1 g, pode ter efeitos adversos. Os efeitos colaterais podem variar de Náuseas, vômitos, inflamação da pele, sudorese, confusão mental e dor no peito. Doses mais altas podem até ser fatais.

De acordo com estudos, uma xícara de chá feita com 2,5 gramas de sassafrás contém cerca de 200 mg de safrol. Isto é cerca de 4,5 vezes a dose que é aprovada permissível. Assim, em 1976, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA proibiu o uso do chá de sassafrás.

No entanto, existem produtos de sassafrás disponíveis no mercado que são “livres de safrol”. Mas a segurança de seu uso ainda é questionável. Portanto, se você planeja usar essa árvore como parte de sua rotina ou para um benefício terapêutico. Consulte seu médico antes de consumi-la.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.