Os 35 Benefícios do Suco de Nectarina Para Saúde

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Nectarina Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Suco de Nectarina possui muitos nutrientes que colaboram para boa saúde do organismo. A Nectarina é uma fruta pouco conhecida e muito parecida com o pêssego, ela contém boas doses de fibras que serve como um grande aliado na dieta, melhorando o bom funcionamento do seu intestino e combatendo ao inchaço causado pela constipação.

beneficios do suco de nectarina

A nectarina tem muitas formas de ser consumida cozida, preparada em doce de compota, e claro a opção na qual estamos te oferecendo agora como suco, ela oferece muitos benefícios a saúde ajuda até no tratamento contra diabetes tipo 2 , porém suas vantagens vão muito além dos benefícios citados acima, ele age como um grande emagrecedor detonando o excesso de peso de maneira natural e sem sacrifícios dolorosos.

O Suco de Nectarina é uma receita sensacional para quem deseja emagrecer, ela contém nutrientes e vitaminas que agem no nosso organismo melhorando o seu funcionamento.

Valor Nutricional do Suco de Nectarina:

O Suco de Nectarina é um suco que possui elevado teor de antioxidantes e vitaminas, como a vitamina A, B3, vitamina C e potássio, além de ser fonte de fibras alimentares. Os antioxidantes são compostos que protegem as células do corpo contra os efeitos prejudiciais da ação dos radicais livres. Então, confira também os Benefícios do Suco de Nectarina Para Saúde:

Benefícios do Suco de Nectarina Para Saúde:

1. Combate a Ação dos Radicais Livre:

O Suco de Nectarina possui ricos compostos, como o betacaroteno e a criptoxantina, que juntos combatem e inibem a ação dos radicais livres.

2. Combate a Obesidade:

O Suco de Nectarina pode ser útil no combate à obesidade e as complicações a si associadas. Os estudos têm mostrado que as frutas de caroço como as nectarinas contém compostos bioativos, como antocianinas, catequina, ácido clorogénico e derivados Quercitin que têm muito potencial a combater a obesidade relacionada com condições médicas, como diabetes e doenças cardíacas.

As qualidades anti-obesidade e anti-diabéticos do Suco de Nectarina podem trabalhar contra a síndrome metabólica e diminuir a oxidação do mau colesterol, que está implicado em doenças cardíacas relacionadas com a obesidade.

3. Previne a Aterosclerose:

O Suco de Nectarina age impedindo o endurecimento das artérias e estimulando a circulação adequada nas plaquetas humanas. Os flavonoides encontrados na nectarina podem ajudar na prevenção do aumento na agregação das plaquetas e reduzir o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

4. Benefícios do Suco de Nectarina Para Saúde do Coração:

O Suco de Nectarina pode ser benéfico na manutenção cardiovascular, atribuindo à presença de antioxidantes amigáveis. O ácido clorogênico e antocianinas presentes nas nectarinas exercem uma ação inibitória contra a oxidação do colesterol LDL, impedindo o endurecimento das artérias e estimulando a circulação adequada nas plaquetas humanas.

Os flavonoides encontrados no Suco de Nectarina podem ajudar na prevenção do aumento na agregação das plaquetas e reduzir o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

5. Ajuda a Regular o Trânsito Intestinal:

O Suco de Nectarina possui uma grande quantidade de fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal e, além disso, contém pectina, razão pela qual tem propriedades laxantes.

6. Reduz o Colesterol Ruim:

Devido ao seu baixo teor de sódio, uma vez que apenas apresenta em sua composição nutricional 1 mg por cada 100 gramas de nectarina, o Suco de Nectarina é recomendado para pessoas que sofrem com hipertensão ou aquelas que querem reduzir os níveis de colesterol.

7. Regula a Pressão Sanguínea:

Outro mineral destacado na sua composição é o potássio, o qual está envolvido na produção das proteínas, aumentando a excitabilidade neuronal. Este é outro dos benefícios do Suco de Nectarina, pois junto com o magnésio acima mencionado, contribui para o correto funcionamento neuronal e ajuda a regular a pressão sanguínea.

8. Aumenta a Imunidade:

Finalmente, podemos destacar a presença de muitas diferentes vitaminas como A no Suco de Nectarina para melhorar a nossa visão e pele, as do grupo B e a C, ideal para fortalecer nossas defesas contra qualquer ameaça externa e melhorar o funcionamento do nosso sistema imunológico.

9. Ajuda na Gravidez:

Se você está grávida ou pretende engravidar em breve, a boa notícia é que o Suco de Nectarina também pode ajudar neste período tão importante na vida de uma mulher. Por conter boas quantidades de ácido fólico, ingerir a fruta pode ser ideal para diminuir os riscos de defeitos no tubo neural do bebê, como a espinha bífida, além de contribuir de uma forma geral para a saúde do pequenino e da mamãe.

Além disso, a vitamina C também presente no Suco de Nectarina pode ser ideal para auxiliar no desenvolvimento dos músculos, vasos sanguíneos e dentes da criança. Então, se você é gestante ou está planejando ficar grávida, não deixe de incluir a nectarina na sua dieta!

10. Previne a Hipocalemia:

O Suco de Nectarina contêm potássio, o que é essencial para a função nervosa e celular adequada. O potássio presente no Suco de Nectarina, ajuda na síntese de proteínas, no funcionamento dos músculos, na manutenção do equilíbrio eletrolítico e na utilização ideal de carboidratos e apoia processos metabólicos.

O déficit de potássio no organismo pode levar a distúrbios como a hipocalemia que pode degradar a saúde muscular e pode causar arritmia cardíaca.

11. Benefícios do Suco de Nectarina Para Circulação das Plaquetas:

O ácido clorogênico e as antocianinas presentes no Suco de Nectarina exercem ação inibitória contra a oxidação do colesterol LDL, previne o endurecimento das artérias e favorece a circulação adequada das plaquetas humanas.

12. Previne a Pele da Exposição dos Raios UV:

O betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, presente no Suco de Nectarina são fundamentais para exercer ação protetora contra o dano da pele causado pela exposição a radiações UV.

13. Previne a Aterosclerose:

Os flavonoides encontrados no Suco de Nectarina podem ajudar na prevenção do aumento da agregação de plaquetas e reduzir o risco de desenvolver aterosclerose.

14. Benefícios do Suco de Nectarina Para Aumentar o Metabolismo:

O Suco de Nectarina também possuem diversos minerais como o potássio, o encarregado de regular o metabolismo corporal; esse também é o trabalho do magnésio e do fósforo contidos nessa fruta.

15. Promove a Saúde Capilar:

O Suco de Nectarina não só ajuda a combater a perda de cabelo, mas também ajuda a reter a cor natural, evitando o envelhecimento prematuro do cabelo.

 

16. Fortalece os Ossos:

Por conter boas quantidades de fósforo, um mineral essencial para o funcionamento das células e tecidos do corpo, consumir o Suco de Nectarina pode ajudar na formação e manutenção dos dentes e ossos, além de contribuir para um bom metabolismo de gorduras e carboidratos.

beneficio do suco de nectarina

17. Ajuda a Emagrecer:

Esse é um dos principais benefícios que fazem o Suco de Nectarina tão procurada para consumo, especialmente entre mulheres.

Por conter baixo teor calórico, fornecendo apenas 44 calorias para cada 100 gramas de fruta, além de não conter gorduras saturadas, a fruta pode ser inserida em uma dieta de emagrecimento sem o risco de engordar ou até mesmo substituir outros alimentos mais calóricos, como pães e biscoitos, na rotina alimentar.

18. Previne Cãibras Musculares:

No que diz respeito aos minerais presentes em sua composição, podemos destacar cerca de 10 mg de magnésio em 1 copo de Suco de Nectarina, que será essencial para fortalecer a nossa musculatura, evitar a formação de lesões quando nos propomos algum esforço físico ou, inclusive, cãibras musculares.

19. Combate os Radicais Livres:

O Suco de Nectarina é composta de ricos antioxidantes, como o betacaroteno e a criptoxantina, que juntos combatem e inibem a ação dos radicais livres.

20. Previne o Cancro:

Como dito acima, O Suco de Nectarina contêm ácido clorogênico, um composto natural que tem vários benefícios para a saúde, incluindo na prevenção de vários tumores e cancro, como o cancro de cólon. O ácido clorogénico, tal como sugerido por estudos possui propriedades quimiopreventivas que inibem a proliferação de carcinogénese do cólon.

Os estudos também têm apresentado evidências qualitativas sobre o papel do betacaroteno presente no grupo botânico Rosaceae, que também inclui as nectarinas na proteção contra o cancro de pulmão.

21. Favorece a Saúde dos Olhos:

O Suco de Nectarina contém luteína, um nutriente importante que incentiva a saúde dos olhos e ajuda a reduzir o risco de doenças como a degeneração macular (condição médica geral dos adultos mais velhos, que resulta em uma perda de visão no centro do campo visual (a mácula), devido a danos na retina) relacionada com à idade.

Diversas pesquisas têm demonstrado que a luteína também é um antioxidante extremamente potente que também ajuda a reduzir o risco de cataratas nucleares. Luteína habita no pigmento macular do olho e ajuda a proteger os tecidos da retina do dano causado pelo stress oxidativo e a luz de comprimento de onda maior.

Além disso, o betacaroteno presente na nectarina estimula a síntese da vitamina A e contribui para manter uma visão saudável e evita doenças como a cegueira e xeroftalmia.

22. Benefícios do Suco de Nectarina Por Conter Ácido Clorogênico:

O consumo regular do Suco de Nectarina, pode ser benéfico na manutenção cardiovascular, atribuindo à presença de antioxidantes amigáveis. O ácido clorogênico e antocianinas presentes nas nectarinas exercem uma ação inibitória contra a oxidação do colesterol LDL.

23. Age Como um Poderoso Antioxidante:

O Suco de Nectarina possui antioxidantes maravilhosos, os polifenois, vitamina C e carotenoides, como betacaroteno e criptoxantina. É na pele da fruta onde estão concentrados mais nutrientes em comparação com a polpa, basta uma simples lavagem da fruta de forma adequada que pode ser consumida com casca.

Estes antioxidantes protetores exercem atividades de eliminação de radicais livres e ajudam a neutralizar os efeitos nocivos de moléculas de oxigênio livre.

Outros Benefícios do Suco de Nectarina Para Saúde:

  • O Suco de Nectarina contém um elevado teor de água e, por isso, é refrescante e ajuda os rins a filtrar e eliminar líquidos.
  • Devido ao seu baixo teor de calorias, é um suco ideal para as pessoas que desejam perder ou manter seu peso.
  • A quantidade de fibras presentes no Suco de Nectarina ajuda a regular o trânsito intestinal, sendo benéfica para as pessoas que sofrem de prisão de ventre.
  • Suco de Nectarina contém fósforo, mineral que atua no bom funcionamento de células e tecidos, auxiliando na formação de dentes, ossos fortes e no metabolismo de carboidratos e gorduras.
  • Os bioflavonoides presentes na nectarina contribuem para o cuidado da pele, deixando-a saudável.
  • São ricas em ácido clorogênico e antocianinas, compostos para manter a saúde cardiovascular, inibindo a oxidação do colesterol LDL e o endurecimento das artérias.
  • São ricas em flavonóides que ajudam na prevenção da agregação plaquetária e o risco de aterosclerose.
  • O ácido clorogênico também atua na prevenção de tumores e câncer (cólon e pulmão).
  • O conteúdo de potássio
  • presente no Suco de Nectarina, é auxiliar na prevenção de cãibras musculares de gravidez e seu conteúdo em ácido fólico é importante para evitar determinadas doenças ou malformações nos bebês
  • Seu conteúdo em fósforo, cálcio e potássio auxilia o equilíbrio dos processos metabólicos dos carboidratos e gorduras e a boa formação das células e tecidos, em geral
  • O magnésio presente no Suco de Nectarina ajuda na preservação do sistema nervoso e cardiovascular.

Receita do Suco de Nectarina:

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa de beterraba ralada
  • 1 colher de sopa de cenoura ralada
  • 2 nectarinas
  • 150 ml de água

MODO DE PREPARO:

Para preparar o Suco de Nectarina que emagrece, basta bater bem todos os ingredientes no liquidificador.

suco de nectarina

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Suco de Nectarina:

Até o momento não há registros de efeitos colaterais e nenhum tipo de contraindicação, porém, o consumo em excesso de qualquer alimento pode ser prejudicial à saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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