Os 30 Benefícios do Sabugueiro Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Sabugueiro Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Sabugueiro possui ricos valores profissionais que beneficiam e favorecem a saúde do corpo humano. O Sabugueiro é uma planta medicinal encontrada naturalmente na Europa e no Norte da África, que também foi naturalizada em regiões subtropicais e temperadas, sendo encontrada inclusive em algumas regiões do Brasil.

beneficios do sabugueiro

Conhecida ainda por nomes como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho e sabugueiro-negro, a planta tem um longo histórico de utilização na medicina tradicional da Alemanha e as suas flores utilizadas no preparo de um chá.

O Sabugueiro é uma excelente planta medicinal devido a seus ingredientes como óleos essenciais: ele tem efeito sudorífero e expectorante e fortalece as defesas do corpo.

Valor Nutricional do Sabugueiro:

A planta é composta por nutrientes como potássio, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, magnésio e ferro. Então, confira agora os Benefícios do Sabugueiro Para Saúde:

Benefícios do Sabugueiro Para Saúde:

1. Previne a Dengue:

Por conta dos seus poderes medicinais, o banho da planta é muito utilizado para combater diversos males. Os principais deles são os problemas de coceira na pele, gripe, problemas respiratórios, catapora e até mesmo a dengue.

2. Combate o Envelhecimento Precoce:

Os antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas presentes no Sabugueiro, trazem proteção às células do organismo, podendo reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.

3. Combate o Inchaço:

Por possuir propriedades diuréticas, a planta combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina.

Entretanto, é importante não exagerar no seu consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.

4. Ajuda a Eliminar Toxinas:

Isso significa que ele atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo.

5. Combate a Artrite:

As flores da planta podem colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite.

6. Age Como Energético Natural:

Junto com os benefícios do sistema imunológico, ele contribui também para uma boa circulação, os benefícios globais da baga do Sabugueiro para saúde pode levar à melhoria dos níveis de energia.

7. Benefícios do Sabugueiro Para Saúde do Coração:

Os antioxidantes podem ajudar na diminuição de doença cardíaca e ataque cardíaco. Estudos realizados descobriram que os antioxidante presente no Sabugueiro podem ajudar a diminuir o colesterol ruim (“LDL” colesterol) e manter os níveis do bom colesterol (“HDL”).

8. Previne Inflamações:

Diversos estudos demonstraram que as antocianinas são eficazes na prevenção e tratamento da inflamação crônica, a qual está ligada a uma doença cardíaca, artrite, doença de Alzheimer, demência, e muitas outras doenças.

9. Benefícios do Sabugueiro no Aumento da Imunidade:

O Sabugueiro é uma grande fonte de vitamina C, portanto, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, Um estudo em Israel descobriu os benefícios do Sabugueiro pra o sistema imunológico, pode ser tão eficaz que eles começaram o tratamento do câncer e em pacientes com AIDS com o seu uso.

10. Ajuda a Eliminar Toxinas:

O Sabugueiro possui feitos depurativo, isso significa que ele atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo.

11. Benefícios do Sabugueiro Contra Diversas Doenças:

O Sabugueiro é rico em vitamina C que, como todos sabem, é uma das vitaminas mais importantes para o corpo humano. Encontrada em diversas frutas e plantas, a vitamina C é responsável por proteger o corpo de diversas doenças, como gripes, resfriados e invasões bacterianas.

Se você estiver com sintomas de doenças virais, a dica é consumir o chá uma vez ao dia antes de dormir.

12. Promove a Perda de Peso:

Graças ao seu baixo valor calórico e alto teor de fibras, o Sabugueiro pode ajudar uma pessoa a manter um peso saudável, quando consumido como um substituto para lanches ricos em calorias.

13. Combate a Degeneração Macular:

Comer alimentos ricos em antioxidantes e outros nutrientes também pode ajudar a prevenir doenças oculares, como a degeneração macular.

14. Previne o Câncer:

Além dos benefícios óbvios de um forte sistema imunológico, os antioxidantes têm se mostrado essencial na promoção da saúde celular. Estudos realizados mostram que as antocianinas presente nos Sabugueiro (flavonoides que dão a cor vermelha, azul ou roxo) podem ter poderosas propriedades anti-câncer.

sabugueiro

15. Previne a Prisão de Ventre:

Possui propriedades laxantes que podem auxiliar a aliviar a prisão de ventre. Dotado de propriedades antibacterianas e antivirais: que estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias.

16. Favorece a Cicatrização de Feridas:

O Sabugueiro possui propriedades cicatrizantes, ou seja, colabora com os processos de cicatrização no corpo humano.

17. Promove a Saúde da Pele:

A vitamina C encontrada em abundância no Sabugueiro ainda é importante para a saúde da pele, para os vasos sanguíneos, os tendões e os ligamentos.

18. É Uma Rica Fonte de Nutrientes:

O Sabugueiro é composto por nutrientes como potássio, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio magnésio e ferro.

19. Previne a Fraqueza:

Além de seus poderes medicinais, o Sabugueiro também possui grandes efeitos energéticos. É bastante indicado em casos de fraqueza diante de grandes desafios, principalmente quando a pessoa está fragilizada pelo medo de perder o controle de determinada situação.

20. Combate os Radicais Livres:

De acordo com estudos realizados, o Sabugueiro possui quantidades significativas de substâncias antioxidantes, que ajudam a combater a ação maléfica dos radicais livres no organismo. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento e aparecimento de doenças cardíacas, câncer e derrame.

Outros Benefícios do Sabugueiro Para Saúde:

  • O Sabugueiro é composto por nutrientes como potássio, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio magnésio e ferro.
  • O Sabugueiro possui substâncias antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são compostos maléficos que causam problemas de saúde como doenças cardíacas, câncer e derrame.
  • Os antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas presentes na bebida, trazem proteção às células do organismo, podendo reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.
  • Devido ao fato de ser rico em vitamina C, o chá da planta contribui com o fortalecimento do sistema imunológico.
  • Pode contribuir com o tratamento de diversas condições como: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo), problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária (formação de cálculos no sistema urinário), nefrite (inflamação no rim), queimaduras, acúmulo de ácido úrico e reumatismo.
  • Dotado de propriedades antibacterianas e antivirais: que estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias.
  • As flores do Sabugueiro podem colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite.
  • A planta ainda é dotado de propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.
  • O Sabugueiro pode ser consumido uma vez na semana para a finalidade preventiva e mais saúde ao corpo de forma geral.
  • O Sabugueiro é ótimo para ajudar a manter a boa forma, pois ele causa saciedade e as suas folhas medicinais ajudam a eliminar as toxinas do corpo e a acelerar o seu metabolismo.

Receita do Chá de Sabugueiro:

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa de flores secas de Sabugueiro;
  • 1 xícara de água.

MODO DE PREPARO:

  • Misturar as flores secas de Sabugueiro em uma porção de uma xícara de água fervente;
  • Deixar amolecer (macerar) durante 10 minutos;
  • Coar e servir-se. A recomendação é ingerir três xícaras de chá da planta diariamente.

beneficio do sabugueiro

Contraindicações do Sabugueiro:

A segurança do chá da planta está garantida em casos de consumo moderado realizado em curto prazo. Entretanto, é importante saber que a ingestão em longo prazo ainda não teve a sua segurança garantida.

A ingestão em excesso das flores da planta pode causar complicações gastrointestinais como náusea e diarreia. A bebida pode trazer reações alérgicas como efeitos colaterais. Caso experimente algum problema do tipo ao ingerir o chá, busque ajuda de um médico o mais rápido possível.

Como os frutos da planta são tóxicos, não devem ser consumidos por ninguém. Além disso, a planta não deve ser ingerido por mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação de seus bebês.

Os diabéticos também devem tomar cuidado com o chá da planta por conta de seus efeitos de diminuição dos níveis de açúcar no sangue, o que traz o risco de causar uma redução muito grande nas taxas de glicose sanguínea desses pacientes.

O uso da planta ainda deve ser evitado antes e imediatamente depois de se submeter à realização de um procedimento cirúrgico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Ácido Ferúlico – Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais

beneficios da pitanga preta

Os 30 Benefícios da Pitanga Preta Para Saúde