Maravilha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Maravilha – Origem, Benefícios e Como Usar para melhorar a sua saúde de forma eficaz. Além disso, a planta maravilha contem vários benefícios que contribuem para o bem estar de todo o corpo em geral. A Mirabilis jalapa, mais conhecida como maravilha, é uma planta pertencente à família das Nyctaginaceae.

Trata-se de uma herbácea anual, de caule ereto, nodoso e de coloração avermelhada; as folhas são opostas, pecioladas e membranáceas. As flores da maravilha são vistosas e as suas cores podem variar entre vermelha, rosa, amarela, branca e outras.

É também conhecida por outras denominações, como jalapa-do-mato, quatro-folhas, bonina, boas-noites e belas-noites. O uso da maravilha como planta ornamental é muito difundido, sendo empregada na formação de maciços, conjuntos e borbaduras.

Maravilha FlorPropriedades e Benefícios da Maravilha:

Graças às suas propriedades medicinais, a maravilha pode ser utilizada no tratamento de várias doenças. As partes da planta também podem ser usadas como um excelente diurético e laxante, além da raiz conter propriedades afrodisíacas. As flores da maravilha são usadas também na coloração de alimentos.Confira alguns dos Benefícios da Maravilha Para Saúde:

  • Ajuda a tratar afecções hepáticas;
  • Combate a doença de chagas;
  • Facilita a cicatrização de feridas;
  • Ajuda a aliviar as cólicas menstruais;
  • Alivia dores de contusões;
  • Combate o vírus da herpes;
  • Ajuda a tratar a leucorreia;
  • Ajuda a eliminar manchas na pele;
  • Previne e combate diversas DSTs.

As partes da planta também podem ser usadas como um excelente diurético e laxante, além da raiz conter propriedades afrodisíacas.

História da Planta Maravilha:

Cultivada como ornamental em todo o mundo tropical. Seu nome mirabilis alude à beleza de suas flores. Foi descrita pela primeira vez em 1753.

Princípios Ativos da Maravilha:

Triterpenos; Proteínas; Flavonoides, alcaloides; Esteróides; Principais compostos: alanina, a-amirina, arabinose, betaamirina, ácido betaâmico, betanina, brassicasterol, betasitosteróis, 2-carbosiarabinitol, campesterol, daucosterol, d-glucano, dopamina, hexacosano1-ol, indicaxantina, isobetanina, 6-metoxiboeravinona C, metilabrisiflavina, proteínas antivirais da mirabilis, peptídeos, miraxantinas, n-dotriacontano, n-hentria, n-hexa, n-nona, n-octa, n-hepta, n-tetra, triacontano, n-pentatriacosano, n-tetratiaconano, n-tricosano, ácido oleanólico, estigmasterol, ácido tartárico, trigonelina, triptofano, ácido ursólico e vulgaxantina.

Como Preparar o Chá de Maravilha:

Primeiramente, é preciso ressaltar que o chá de maravilha não deve ser consumido, pois as suas sementes e raízes são tóxicas. O chá desta planta serve apenas para uso externo e, mesmo assim, somente sob orientação de um especialista.

Lembre-se que os tratamentos naturais também podem ser muito perigosos para a nossa saúde! Por isso, sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, seja ele natural ou não. O modo de uso da maravilha depende da condição de saúde a ser tratada. Confira a seguir:

  • Afecções da Pele, Pruridos, Eczemas, Erisipela, Coceiras e Contusões: Em um pilão, coloque duas colheres (de sopa) de folhas e flores. Amasse até formar uma pasta. Espalhe sobre a gaze e aplique nas partes afetadas. Cubra com um pano e deixe agir durante a noite toda.
  • Para Tratar Feridas, Coceiras, Urticária e Pruridos: Coloque duas colheres (de sopa) de folhas e flores picadas em uma xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver pelo período de 5 minutos e coe. Com a ajuda de um chumaço de algodão, aplique o chá nos locais afetados, duas vezes ao dia.
  • Vermes, Lombrigas e Oxiúros: em um pilão, coloque 1 colher de sobremesa de raiz fatiada e 1 colher de sopa de açúcar. Amasse bem e adicione 1 xícara de chá de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe.Tome 1 xícara de chá de manhã em jejum. Repita o tratamento a cada3 dias, e verifique as fezes, para controle.

Maravilha BenefíciosDosagem Correta Para Consumo do Chá de Maravilha:

10 gramas de raiz para um litro de água, macerada.Tomar 4 ou 5 xícaras por dia. Para tratamento de herpes bucal ou manchas na pele, use o sumo das flores espremidas, diretamente sobre a área afetada. Para dor de ouvido use o suco das flores, colocando uma ou duas gotas no ouvido, deixando agir por quinze minutos e deixando escorrer em seguida.

Cuidados:

Como já foi dito, a planta possui substâncias neurotóxicas. Por isso, nunca consuma o seu chá e apenas inicie um tratamento sob orientação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Raiz de Alcaçuz – Origem, Benefícios e Como Usar!

Janaúba – Origem, Benefícios e Como Usar!