Língua de Vaca – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Biomédico Pela UFRGS

Especialista do Dr. Saúde

Língua de Vaca – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a Língua de Vaca possui propriedades que protegem nosso corpo de diversas doenças. A planta possui as folhas largas e a raiz comprida e de cor laranjada.

Com altura aproximada de 80 centímetros, podendo chegar aos 2 metros – contados a partir da superfície do solo. Ela também é considerada em muitas culturas uma praga, pois se espalha facilmente.

lingua de vacaOs nomes que a planta possuem são maria-gorda, carirú, erva-gorda, fura-tacho, espinafre de java, inhá-gome, espinafre do suriname, ora-pro-nóbis, bredo e muitos outros nomes; a planta pode ser utilizada para preparo de saladas, pratos refogados ou ainda chás.

Propriedades da Língua de Vaca:

Entre seus princípios ativos, estão presentes o ácido parasórbico, 3a-hidroxi-5-metilvalerolactona e até mesmo prunasina. Entre suas propriedades medicinais estão sua ação antiblenorrágica, antigripal, béquica, anti-herpética, desobstruente, diurética, sedativa, emenagoga, vulnerária e tônica, sendo que a maioria delas pode ser aproveitada na forma de chá.

Benefícios da Língua de Vaca Para Saúde:

O uso da Língua de Vaca é recomendado no tratamento de diversas condições de saúde, tais como:

  • Trata doenças de pele;
  • Trata afecções das vias urinárias;
  • Elimina o catarro;
  • Alivia dores musculares;
  • Trata dores de cabeça;
  • Combate a Insônia;
  • Melhora a cicatrização das feridas;
  • Torceduras;
  • Obstipação intestinal;
  • Tumores linfáticos;
  • Tosse;
  • Úlcera entre outros.

Para que se Usa a Língua de Vaca:

A planta é utilizada para combater a fadiga, cansaço físico e mental, e infecções intestinais.

O modo de preparo da mesma é simples e rápido. Em uma xícara com água, acrescente uma colher de chá das raízes da Língua de Vaca e outra de suas folhas, todas estando fatiadas.

Depois, coloque toda a mistura em outro recipiente e leve tudo ao fogo. Assim que atingir o ponto de fervura, cronometre cinco minutos e depois desligue o fogo. Aguarde até que o líquido fique morno e consuma de uma até três vezes ao dia.

Cataplasma da Planta:

Empregado para tratar inflamações, afecções da pele, feridas, coceiras, entre outros transtornos, o cataplasma da Língua de Vaca fica pronto em pouquíssimo tempo. Basta, pegar duas colheres de sopa das folhas frescas deste vegetal.

As mesmas devem ser maceradas até que apareça uma espécie de pasta natural. Tal substância deve ser usada de duas até três vezes por dia na área do corpo afetado.

Contraindicações da Língua de Vaca:

Até o momento, por não haver nenhum tipo de pesquisa científica sobre os benefícios medicinais da planta, não há registros de possíveis efeitos colaterais e nem contraindicações sobre o seu uso. Entretanto, é preciso consumir com moderação, pois geralmente, tudo em excesso é prejudicial à saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 20 Benefícios do Jaracatiá Para Saúde!

Mentrasto – Origem, Benefícios e Como Usar!