Frutas

Jabuticaba fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 15/08/2021)
beneficios da jabuticaba

Você já viu ou ouviu falar de uma fruta que cresce diretamente do tronco de sua árvore? Bem, isso é o que a jabuticaba (Myrciaria cauliflora) é! Também conhecida como Uva Brasileira, a árvore da jabuticaba é única por sua característica marcante e atraente de produzir frutos em seu tronco.

Originária da América do Sul, especialmente do Brasil, Paraguai e Argentina, é uma fruta de cor roxa, suculenta, que tem textura de Uva com um sabor doce. É usada também para se fazer coberturas, geleias, vinho e licor.

Uma vez que esta fruta tem uma vida útil muito curta, é difícil obter jabuticaba fresca de mercados fora das áreas onde ela é cultivada. A pele espessa desta fruta tem qualidades adstringentes que a tornam útil no tratamento de asma, diarreia, hemoptise e inflamação persistente das amígdalas.

A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira que vem da nossa Mata Atlântica. O seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferentes: o primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão.

Existem vários tipos de jabuticaba, mas talvez a mais conhecida seja uma chamada Myrciaria cauliflora. As frutas crescem no tronco de sua árvore e devem ser ingeridas logo que colhidas, para elas não oxidarem tanto, mas também podem ser consumidas como suco, geleia, licor e, até mesmo vinho. Seu sabor é doce com um final levemente azedo.

O fruto cresce diretamente do tronco e os galhos da árvore, que dá a jabuticabeira uma aparência muito incomum quando na fruta. O fruto é uma pequena e redonda, do tamanho de uma Uva de mesa. Jabuticaba tem uma única semente, uma pele grossa e escura, de cor púrpura.

Embora a palavra jabuticaba também tenha o significado Tupi ” lugar onde as tartarugas são encontradas” cresce na maioria das regiões do Brasil. Sua identificação com Minas Gerais é tão forte que a jabuticabeira aparece no brasão de armas da cidade de Contagem, e outra cidade, em Minas Gerais, Sabará, apresenta um festival anualmente.

Valor Nutricional da Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta ideal; sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, e possui grandes quantidades de vitamina C e outras vitaminas como a vitamina E, o ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.

Benefícios da Jabuticaba Para Saúde

1. Jabuticaba Para a Diabetes:

De acordo com estudos realizados em ratos, a casca da Jabuticaba é eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, o seu consumo regular pode ser útil na prevenção da diabetes de tipo 2.

2. Promove Ossos e Dentes mais Fortes:

Os níveis elevados de cálcio, potássio e magnésio nesta fruta é benéfica para os seus ossos e dentes. Estes minerais ajudam no fortalecimento de seus ossos e na prevenção de condições como a osteoporose.

3. Benefícios da Jabuticaba Para a Digestão:

O alto teor de fibra na Jabuticaba ajuda a fazer seus movimentos intestinais regulares e na prevenção da constipação. Os nutrientes ajuda na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.

4. Jabuticaba tem Propriedades Anti-Cancerígenas:

Jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes, devido à presença de compostos fenólicos, como as antocianinas e muitos outros. As antocianinas, que agem como antioxidantes potentes também possuem anti-inflamatória, com propriedades anti-câncer.

5. Benefícios da Jabuticaba Para Mulheres Grávidas:

Nos tempos antigos, a Jabuticaba foi dada a mulheres grávidas por causa de suas altas quantidades de ferro. Esta fruta também é uma boa fonte de ácido fólico que desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento do bebê.

6. Auxilia na Perda de Peso:

Jabuticaba é uma boa adição na dieta para a perda de peso, pois é pobre em gordura e calorias. Além disso, a pele é uma rica fonte de fibra dietética que controla o apetite e impede que você comer demais por manter-se completa por um longo período de tempo.

7. Benefícios da Jabuticaba Para o Cabelo:

Os nutrientes da Jabuticaba promover o crescimento saudável e brilhante do cabelo e são também úteis na prevenção da Perda de Cabelo. Várias produtos para o cabelo feito com extrato estão disponíveis no mercado.

8. Alivia a Artrite:

Devido às suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, Jaboticaba é útil para aliviar a artrite e outros distúrbios relacionados à inflamação.

9. Ajuda na Saúde da Pele:

A Jabuticaba tem um dos melhores e mais poderoso antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e também a prevenção da ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas. Esta fruta exótica tem nutrientes importantes, especialmente em sua casca que foi provada ser muito beneficente para a pele.

10. Benefício da Jabuticaba o Cabelo:

Os nutrientes desta fruta promove o crescimento saudável e brilhante do cabelo e são também úteis na prevenção da Perda de cabelo. Vários produtos para o cabelo feito com extrato de Jabuticaba estão disponíveis no mercado.

11. Combate o Envelhecimento Precoce Pele:

A Jabuticaba tem um dos melhores e mais poderoso antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e também a prevenção da ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas.

12. É Rica em Ácido Fólico:

Antigamente, A Jabuticaba foi dado a mulheres grávidas por causa das altas quantidades de ferro nela. Este fruto é também uma boa fonte de ácido fólico, que desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento do bebé.

13. Jabuticaba Para Digestão:

O alto teor de fibra na Jabuticaba ajuda a fazer seus movimentos intestinais regulares e na prevenção da constipação. Os nutrientes desta fruta ajuda na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.

14. Atua Como Anti-inflamatório:

Jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes, devido à presença de compostos fenólicos, como as antocianinas e muitos outros. As antocianinas, que agem como antioxidantes potentes também possuem anti-inflamatória, com propriedades anti-câncer.

15. Melhora a Digestão:

A Jabuticaba é um dos alimentos mais ricos em fibras e ajuda a facilitar os movimentos intestinais e combater a prisão de ventre. Esses nutrientes são benéficos também para limpar e desintoxicar organismo.

16. É Rica em Antioxidantes:

A casca dessa fruta contém altas doses de antocianina, um poderoso antioxidante capaz de combater inúmeros radicais livres que afetam o bom funcionamento do organismo.

17. Facilita a Quebra de Gordura:

Outro grande benefício da jabuticaba é que seus compostos antioxidantes facilitam a quebra de gordura corporal, fazendo com que esta seja utilizada pelo organismo como fonte de energia.

18. Possui Propriedades Anti-Inflamatórias:

A jabuticaba e e o chá da casca possuem ação anti-inflamatórias muito potente.Portanto, pode ser utilizada para combater uma série de problemas de saúde como sinusite, dor de garanta e até mesmo artrite.

19. Auxilia no Emagrecimento:

Como já era de se esperar, fui prontamente questionado sobre os efeitos da fruta no que diz respeito ao processo de emagrecimento, uma vez que a mesma contém, boas doses de antioxidantes, fibra alimentar e compostos anti-inflamatórios em sua composição.

20. É uma Boa Dieta na Gravidez:

Além de ser um dos alimentos mais ricos em ferro que ajudam a prevenir doenças, como a anemia, a jabuticaba é rica em ácido fólico, substância importante no desenvolvimento do feto.

21. Promove a Saúde do Coração:

A fruta é um dos alimentos ricos em antioxidantes e ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Já as fibras da jabuticaba ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim.

22. Previne o Câncer e a Leucemia:

Se tratando de duas doenças sérias e graves, que todos os anos levam milhares de pessoas a morte, um dos principais Benefícios da Jabuticaba se refere à prevenção ao câncer e a leucemia, de acordo com estudos realizados na Unicamp.

23. Reduz os Níveis de Glicose:

A Jabuticaba ajuda a reduzir a concentração de glicose no sangue, sendo essa uma característica importante para as pessoas que têm problemas de saúde como a diabetes.

24. Jabuticaba Para as Mulheres Gestante:

O período da gestação é único e merece toda a atenção das mulheres em relação a sua saúde e a do bebê. Por isso, geralmente, após as primeiras consultas com o seu médico a gestante recebe as orientações para a sua alimentação.

25. Previne Inflamações:

Uma série de doenças são em decorrência de inflamações que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Entre esses transtornos de saúde estão a artrite, que é uma inflamação que afeta os órgãos e as articulações e causa muitas dores, e as inflamações que dão origem as gorduras localizadas, entre diversas outras.

Outros Benefícios da Jabuticaba Para Saúde

  • Na medicina tradicional indígena, suco do fruto é dado a mulheres grávidas, o que ajuda-los por causa de seu alto teor de ferro;
  • Também um chá feito das peles secas de jabuticaba é utilizado na medicina tradicional para o tratamento de diarreia, asma e é gargarejou para aliviar dores de garganta;
  • Jabuticaba pode ser estimulante, abre os brônquios das vias aéreas, o que é bom para a asma, e um pouco adstringente tornando-a excelente para a diarreia, e também cura aqueles que sofrem de amigdalite;
  • É anti-inflamatório, e cheio de antioxidantes. Algumas pessoas chamam Jabuticaba possui propriedades anti-envelhecimento;
  • Contém muitas proteínas, baixa em carboidratos e alta em cálcio, ferro, fósforo, e muito ricos em vitamina C e tem algumas vitaminas do complexo B;
  • Novos estudos estão sendo feitos sobre a eficácia da Jabuticaba para combater o câncer… Porque contém muitos compostos anticancerígenos;
  • A fruta acalma o trato gastrointestinal, ajuda com artrite, e também evita muitas doenças de pele e até queda de cabelo e também um grande agente de desintoxicação natural;
  • A fruta de Jabuticaba faz uma geleia maravilhosa;
  • De acordo com pesquisadores afirmam que ajuda a inibir a obesidade graças à antocianina antioxidantes que ainda afasta problemas cardíacos;
  • O resultado do estudo constatou que a substância mantém as células de gordura murchinhas e ativa o metabolismo;
  • Ajuda a Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Ótima aliada do emagrecimento pois é fonte de tiramina capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia;
  • A tiramina também inibe o apetite e aquela vontade súbita por doces;
  • Ação termogênica, apresenta uma maior dificuldade em ser digerida pelo organismo e, com isso, aumenta o gasto energético, auxiliando na queima de gordura;
  • Estudos com animais também descobriram propriedades anti-obesidade da casca da Jabuticaba.

Malefícios da Jabuticaba

O uso da fruta é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele. Durante os meses de setembro e outubro, podem provocar alergias, em particular a rinite alérgica.

Sair da versão mobile