Benefícios das Plantas

Pariparoba – Origem, Benefícios e Como Usar!

Pariparoba – Origem, Benefícios e Como Usar todos os seus nutrientes para beneficia a nossa saude. Alem disso, pertencente à família das Magnolídeas, a pariparoba, também conhecida como caena, caapeba, catajé, capeba do campo, lençol de santa bárbara, manjerioba e aguaxima, é um subarbusto reto e perene muito ramificado.

Pariparoba

Nativa de todos os lugares do Brasil, principalmente da mata atlântica, a planta pode ser cultivada para fins ornamentais, apesar de ser muito usada para fins medicinais.

As partes utilizadas para este fim são as raízes, caule e folhas. Com aroma semelhante ao da menta, a planta possui muitos benefícios que podem ser aproveitados na forma de chás, por exemplo.

Há muitos anos a planta vem sendo usada para trazer a força feminina de volta e o tipo das pariparobas inclui cerca de 5 gêneros e, aproximadamente, 500 espécies.

Benefícios da Pariparoba:

A planta possui óleo essencial em suas folhas que é útil na aromaterapia. Além disso, o tratamento e controle dos radicais livres vêm sendo estudado por meio da pariparoba devido às suas propriedades antioxidantes.

Seu uso pode ser feito também para proteção da pele diante dos malefícios e efeitos imediatos e crônicos da radiação solar, além da diminuição da elastina e do colágeno.

  • Possui ação diurética;
  • O sumo da raiz é utilizado para o tratamento de infecções do fígado;
  • Trata inchaços;
  • Auxilia em casos de anemia;
  • Ajuda no processo de digestão;
  • As folhas são utilizadas na forma de cataplasma no tratamento de furúnculos;
  • Auxilia em casos de dores de cabeça, na forma de chá ou a aplicação na forma de cataplasma no topo da cabeça;
  • Tratamento de queimaduras;
  • Ajuda no tratamento de afecções das vias urinárias e gástricas;
  • Auxilia na debilidade orgânica em geral, dores de estômago, azia, úlceras e epilepsia;

Chá de Pariparoba:

Para preparar o chá de pariparoba, adicione duas colheres (sopa) da planta em um litro de água. Quando a água levantar fervura, apague o fogo.

Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe e beba. Beba de duas a três xícaras ao dia.

Pariparoba beneficio

Efeitos Colaterais:

O uso da pariparoba é contraindicado para mulheres gestantes e lactantes. Em alta dosagem, pode ter efeito contrário, aumentando o desconforto.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.