Benefícios do Chás

Chá Gelado serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 26/08/2021)
beneficios do cha gelado

O Chá Gelado. Este, em suas inúmeras versões, apresenta muitos benefícios como a presença de flavonoides e antioxidantes. A presença de antioxidantes faz com que o Chá Gelado ajude a prevenir o envelhecimento da pele, mantendo-a mais saudável, jovem e bonita.

Os benefícios do Chá Gelado para a saúde são variados, Além disso, o Chá Gelado possui propriedades que ajudam no tratamento e no combate de várias doenças no corpo. A bebida também contém uma variedade de benefícios que ajudam em diversos problemas de saúde.

O Chá Gelado é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes ou pedaços de frutas na água quente, por isso, também é um excelente alimento a ser incorporado numa dieta balanceada, mas como todo alimento, deve ser consumido de forma equilibrada e em quantidade moderada.

A palavra chá é comumente usada para se referir também a infusões, pois o chá mesmo só são o chá preto e o chá verde, os demais são infusões. Quando preparados em casa, com folhas secas, as propriedades das plantas são preservadas. O chá gelado é uma opção de bebida muito saudável, pois possui baixo valor calórico, tem a capacidade de hidratar o corpo, refrescar e é diurética.

Cada variedade de chá adquire um sabor definido de acordo com o processo de produção utilizado, que pode agregar oxidação, fermentação, e o chá também pode ser incrementado com outras ervas, especiarias e frutos.

Alguns estudos afirmam que o chá tem substâncias importantes para o organismo, pois aumenta o metabolismo, ajuda na prevenção do câncer, auxilia na imunidade, reduz o mau-hálito, alivia o estresse, e tem efeitos positivos no organismo de portadores de HIV. No entanto, a maioria dos estudos ainda está em fase inicial, ou seja, é melhor observar estes benefícios com cautela.

Benefícios do Chá Gelado Para Saúde:

1. Ajuda na Perda De Peso:

Pesquisas apontam que incluir o chá na dieta ajuda no emagrecimento. Ele possui propriedades que impedem a adipogênese, que nada mais é do que o processo de formação de células de gordura. Além disso, o chá Gelado pode controlar o ciclo de vida das células de gordura chamadas adipócitos.

2. Protege Contra Lesões:

A ingestão de Chá Gelado não hidratado tem sabido reduzir a ocorrência de fraturas nos ossos. Os flavonóides encontrados na bebida também protegem os ossos contra lesões.

3. Melhora A Transtorno Cardiovascular:

Os flavonoides (antioxidantes) a diminuir as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Acontece que os flavonoides auxiliam na diminuição da pressão sanguínea, com isso, problemas que afetam o coração são amenizados.

4. Hidrata o Corpo:

Beber Chá Gelado ajuda a restaurar o nível de hidratação no corpo perdido por causa do calor, treino, trabalho excessivo ou fadiga. Ele mantém o corpo hidratado sem adicionar calorias extras ao corpo.

5. Auxilia No Combate Do Câncer:

O chá Gelado, se consumido com regularidade, pode prevenir câncer (como por exemplo, o de pele e de pulmão). Algumas pesquisas apontam que o consumo do chá ajuda a eliminar as células doentes do organismo. Sendo assim, a pessoa que tem câncer pode incluir na sua dieta o chá diariamente sem problemas.

6. Regula os Níveis de Insulina:

Beber Chá Gelado várias vezes por dia pode manter os níveis de glicose no controle. A absorção excessiva de açúcar no sangue é inibida pela ingestão da bebida e os níveis de insulina são mantidos sob controle.

7. Combate Do Envelhecimento:

O chá Gelado possui muitas propriedades antienvelhecimento por ser rico em antioxidantes. A erva possui propriedades que ajudam as células no processo de restauração. Com isso, os tecidos da pele e as células dos órgãos ficam jovens por mais tempo. No caso da pele, as rugas demoram mais a aparecer. Já os órgãos tem o seu funcionamento menos afetado.

8. Acelera o Metabolismo:

Beber Chá Gelado refresca o corpo cansado e o enche de energia para executar todas as funções. De baixa calorias, ajuda a manter o estômago mais cheio por ser saciante.

9. Dentes e Gengivas Saudáveis:

O chá Gelado contém pequenas quantidades de flúor e outros nutrientes que ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis. Também pode ajudar a matar as bactérias que causam a placa, cáries e mau hálito.

10. Promove uma Pele Saudável:

O uso de Chá Gelado ajuda a tratar os tecidos cansados do rosto e contém flavonóides que protegem e reduzem as linhas e as rugas.

11. Fortalece os Ossos:

Estudos descobriram que as pessoas que bebem chá Gelado regularmente tinham maior densidade óssea e ossos mais fortes. O chá Gelado também pode ter efeitos benéficos para pessoas que sofrem de artrite e osteoporose.

12. Previne a Anemia:

O Chá Gelado tem propriedades poderosas que ajuda no combate a anemia de forma eficiente e saudável. Além disso, o Chá Gelado também ajuda a combater o envelhecimento da pele e aumenta a resistência do aparelho digestivo.

13. Reduz a Pressão Arterial:

O chá Gelado ajuda a melhorar o funcionamento das artérias, sendo também benéfico contra a hipertensão. Promovendo a saúde dos vasos sanguíneos, o chá Gelado ajuda a evitar possíveis consequências de um acidente vascular cerebral.

14. Previne a Obesidade:

Um dos benefícios para a saúde do Chá Gelado não hidratado é a forma como ele impede a obesidade. Na verdade, essa afirmação está vinculada ao número anterior que indicou a presença de não açúcar no Chá Gelado não hidratado.

15. Previne Doenças Degenerativas:

A oxidação excessiva dos neurônios favorece doenças cerebrais degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson. Com a forte ação antioxidante das catequinas, os Chás Branco são capazes de prevenir esses problemas.

Outros Benefícios do Chá Gelado Para Saúde:

  • Alivia o estresse, por conter L-teanina, uma substância que favorece a produção de hormônios de prazer e bem-estar;
  • Aumenta o metabolismo, por conter cafeína;
  • Estimula a queima de gordura, por conter polifenóis e xantinas, substâncias que atuam na gordura;
  • Combate a retenção de líquidos, por ser diurético;
  • Previne aterosclerose, pois ajuda a limpar o colesterol dos vasos sanguíneos;
  • Combate vírus e bactérias no organismo;
  • Reduz a pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos;
  • A ingestão de cerca de 2 para 4 xícaras de Chá Gelado têm inúmeros benefícios à saúde;
  • Evita o envelhecimento precoce, por conter polifenóis, que são poderosos antioxidantes;
  • Previne câncer, especialmente o de próstata e o de estômago, devido à riqueza em antioxidantes;
  • Diminui a inflamação, por conter antioxidantes catequinas;
  • O Chá Gelado é melhor quando comprado e fabricada em forma de folhas soltas;
  • A ação antioxidante das catequinas do chá ajudam a diminuir a oxidação do colesterol;
  • A oxidação excessiva dos neurônios favorece doenças cerebrais degenerativas;
  • O Chá Gelado tem propriedades antibacterianas que podem proteger a nossa pele de bactérias e outros germes.

Efeitos Colaterais do Chá Gelado:

Apesar das afirmações de benefícios à saúde, o chá também pode surtir efeito contrário. Se consumido em excesso, mal conservado ou mal preparado, o chá pode causar prejuízos à saúde.

O chá possui naturalmente fluoretos, cafeína e oxalatos, que podem causar osteoporose, artrite, câncer, doenças do sono e doenças renais, se ingeridos em quantidades abusivas.

Sair da versão mobile