Os 26 Benefícios do Chá de Guaraná Para Saúde!

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Guaraná Para Saúde que além de delicioso possui nutrientes impostantes para o corpo. Além disso, o guaraná pertence à família das Sapindáceas.

É uma planta de origem tropical, especialmente na Amazônia, tendo como partes utilizáveis as sementes. O guaraná é um cipó lenhoso de grande tamanho até 10 metros, cresce espontaneamente na Amazônia. Na Bahia, onde é cultivado, apresenta-se como um pequeno arbusto.

Chá de GuaranáGuaraná, nome dado pelos índios é um importante legado da civilização aborígene ao bem estar da humanidade. Os índios principalmente os maués, consideram-no planta sagrada. Quando saiam para as lutas tinham o guaraná como suprimento de guerra. Durante o longo percurso que separavam as aldeias, mastigavam a semente para aumentar sua vitalidade.

Características do Guaraná:

Arbusto escandente, perene. Os ramos mais finos são estriados e liberam um látex branco ao corte. Folhas compostas imparipinadas, com pecíolo de 15 a 18 cm, com 5 folíolos coriáceas, sub-sésseis de 15 a 25 cm de comprimento.

Inflorescências terminais, compostas de flores masculinas e femininas. Os frutos são cápsulas septicidas, com casca vermelha e, quando madura, deixa aparecer a polpa branca e suas 2 sementes, cobertas parcialmente com arilo branco, assemelhando-se com olhos.

Origem do Guaraná:

Origem Fruto do guaranazeiro, arbusto trepador, Paullinia cupana var. sorbilis, da família das Sapindáceas. Primitivamente existente na Bacia Amazônica, em torno das localidades de Maués e Parintins, no Estado do Amazonas.

O fato de ser conhecida apenas em cultivo, indica ser esta planta uma das muitas do tesouro etnobotânico dos ameríndios que passaram às mãos dos conquistadores brancos.

As primeiras notícias sobre o Guaraná vieram de viajantes que, em séculos passados, percorrendo o interior do Brasil, tomaram conhecimento de uma pasta, endurecida em bastões pelo calor e pela fumaça, que os habitantes da região dissolviam em água para fazer uma bebida.

Era um alimento estimulante imprescindível para os nativos daquela região. Estes recorriam ao guaraná sempre que necessitavam de maiores energias para executar trabalhos físicos exaustivos. A ação estimulante do guaraná é devida ao seu conteúdo em cafeína.

O preparo do guaraná é feito moendo as sementes. A pasta é moldada em forma de bastões. Uma vez endurecida, para ser dissolvida em água carece de um processo de raspagem que é feito com o emprego da língua do pirarucu, peixe amazônico, ou de limas.

Valor Nutricional do Guaraná:

Guaraná contém guaranine, uma molécula que está intimamente relacionada com a cafeína, mas cujos efeitos são de 4 à 7 vezes mais forte do que a cafeína.

Além disso, o Guaraná também contém taninos( que dão a planta suas propriedades adstringentes), Vitamina AVitamina EVitamina B1vitamina B3, e os minerais como cálciomagnésioferroPotássiofósforo e pequenas quantidades de Selênio e Estrôncio. Então confira agora Os 26 Benefícios do Chá de Guaraná Para Saúde:

1. Excelente Analgésico Natural:

A cafeína presente no Chá de Guaraná estimula a circulação do sangue. Quanto melhor a circulação do sangue, menor será a dor sofrida em uma lesão.

Ele age como um analgésico natural, ajudando assim aqueles que sofrem de dores de cabeça constante, enxaquecas, bem como menstrual e outras dores.

2. Chá do Guaraná é um Poderoso Afrodisíaco Natural:

Este suplemento dietético é conhecido em todo o mundo pelas suas propriedades afrodisíacas natural. A presença de cafeína nesta fruta enriquece-a com as suas propriedades estimulantes da libido inatas. ou seja, o uso regular pode ajudar uma pessoa a levar uma vida sexual “feliz”.

3. Melhorando a Digestão:

A quantidade abundante de taninos que o chá contém, especialmente o catecol, pode ajudar no combate à diarreia. O chá é mais conhecido por liberar sucos digestivos e evitar inchaço.

4. Beneficio do Chá de Guaraná Para o Sangue:

A presença de catequinas e cafeína permite que o chá atue como agente anti-plaquetário. Estes ingredientes ajudam a reduzir o risco de várias doenças cardiovasculares, bem como trombose, impedindo que o sangue de afinamento, transformando ‘pegajoso’, e formando coágulos.

5. Benefícios do Chá do Guaraná Para Melhora a Circulação Sanguínea:

O Chá de Guaraná pode auxiliar na melhor circulação sanguínea, menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo a região genital.

chá de guaraná benefícios

6. Como um Afrodisíaco:

A capacidade de produção de energia da cafeína presente no chá pode ser útil para aqueles que sofrem de baixos problemas de libido, particularmente se é por causa de baixa energia ou depressão. No entanto, é necessário fazer mais pesquisas para confirmar o fato.

7. Beneficio do Chá de Guaraná Para Problemas Menstruais:

Chá de Guaraná é uma bênção para as mulheres que são propensas a menstruação dolorosa. Ele regula os ciclos e também é conhecido por ajudar a eliminar os sintomas pré-menstruais.

As mulheres, que se sentem letárgicas e desgastadas durante a menstruação, podem ter a ajuda do Chá de Guaraná para melhorar seus níveis de energia.

8. Benefícios do Chá do Guaraná Para Controlar Diabete:

Chá de Guaraná pode auxiliar no controle da glicemia pela presença da pectina, fibras que absorvem água e que possuem a capacidade de formar uma espécie de gel junto aos alimentos no estômago, retardando assim o esvaziamento gástrico.

A digestão fica mais lenta e a glicose eleva-se de forma gradual no sangue. Isto irá prevenir picos de glicose e consequentemente de insulina, o que é bom para indivíduos com diabetes e também ajuda a prevenir a resistência à insulina em pessoas saudáveis.

9. Chá de Guaraná Ajuda no Combate do Estresse:

Também conhecido como um fruto mágico, o Chá de Guaraná é conhecido por ter propriedades calmantes. Uma xícara de chá com esta fruta pode ajudar a aliviar os níveis de estresse e melhorar o seu humor.

A cafeína é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor, e isso aumenta o estado de alerta e sentimentos de bem-estar.

10. Benefícios do Guaraná Para Combater a Enxaqueca: 

Guaraná tem propriedades analgésicas e neurastênicas que são excelente propriedades para o tratamento de enxaquecas e Dores de Cabeça, ajudando-a no alívio da dor rápida.

11. Combate o Inchaço e a Diarréia:

Quando utilizado juntamente com cúrcuma em pó, este pode ser utilizado para melhorar a digestão de energia. Um remédio natural para inchaço e diarreia, o Chá de Guaraná tem sido utilizado em toda a Europa para tratar a retenção de líquidos.

O Chá de Guaraná também é conhecido por ser útil na cura de problemas intestinais e ajuda na eliminação dos resíduos e toxinas acumuladas nos intestinos, agindo assim como um agente desintoxicante natural.

12. Ajuda no Combate da Caspa:

Os nutrientes presentes no Chá de Guaraná combatem as infecções bacterianas e virais causadas no couro cabeludo e previnem a perda de cabelo, deixando com a aparência brilhante. Faça o seguinte: Consuma esta fruta regularmente, pois o Chá de Guaraná ameniza o óleo do cabelo.

13. Hidratante Natural Para Pele:

Esta fruta hidrata a pele e ajuda a restaurar seu brilho natural. Os antioxidantes presentes no Chá de Guaraná restauram o tecido conjuntivo e, portanto, elimina a aparência seca e rachada.

14.  Combate da Enxaqueca:

O Chá de Guaraná tem propriedades analgésicas e neurastênicas que são excelente propriedades para o tratamento de enxaquecas e Dores de Cabeça, ajudando-a no alívio da dor rápida.

15. É um Energético Para a Pratica de Exercícios:

Um dos Benefícios do Guaraná são os seus efeitos energizantes. Pois, o Chá de Guaraná tem uma estrutura química semelhante à da cafeína, proporcionando um efeito maior do que a da cafeína.

Além disso, o Chá de Guaraná pode ser mais eficaz do que o café com relação ao seu poder de energizar o corpo, como Chá de Guaraná é liberada mais lentamente no corpo para fornecer energia sustentada.

A planta estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.

16. Ajuda na Perda de Peso:

O Chá de Guaraná tem sido usado por séculos para fazer chás que ajudam a suprimir a fome para perda de peso. O Chá de Guaraná é usado hoje em certas bebidas energéticas e suplementos para perda de peso, proporcionando estímulos e combate à fome.

Além disso, O Chá de Guaraná efetivamente promove a perda de peso dando um pontapé inicial do sistema nervoso para induzir o processo de lipólise.

Este processo envolve a libertação de gordura na corrente sanguínea, onde é utilizada como energia durante o exercício. Tomando Chá de Guaraná aumenta a atividade física e resistência e pode aumentar o metabolismo para novos esforços de perda de peso antecipados.

guaraná benefíciosOutros Benefícios do Chá de Guaraná Para Saúde:

Junto com os benefícios acima mencionados, esta fruta é benéfica nos seguintes maneiras também:

  • É um diurético natural,
  • Previne a secreção vaginal,
  • É um tônico natural e estimulante,
  • É um antídoto natural para a ressaca,
  • Possui propriedades antidepressivas,
  • Alivia a dor causada pela artrite reumatoide,
  • É conhecido por suas propriedades antissépticas,
  • Fortalece os Ossos,
  • Previne a aterosclerose e outros problemas médicas.

 

Efeitos colaterais do Chá de Guaraná:

Como o Chá de Guaraná é rico em substâncias análogas à cafeína (teobromina, teofilina e guaranina), pode causar dependência física e psicológica. Usado a longo prazo pode afetar o sono, causando insônia. Está sendo estudado se o Chá de Guaraná afina o sangue.

Um estudo (Bydlowski et al,1988) comprovou que o Chá de Guaraná tem efeito de anti-agregação e de desagregação das plaquetas.

Caralluma – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 40 Benefícios da Folha de Goiaba Para Saúde!