Os 30 Benefícios do Cambucá Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Cambucá Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Cambucá é rico em propriedades nutricionais que favorecem a saúde do corpo humano. O fruto do Cambucá é consumido principalmente in natura de maneira semelhante à jabuticaba e é extremamente atrativo a várias espécies de pássaros e pequenos mamíferos.

cambuca

Tanto a polpa quanto a parte carnosa da casca ainda podem ser aproveitadas no preparo de doces, sucos, sorvetes, geleias e licores.

A árvore tem aplicação paisagística: possui copa densa, tronco ornamental e na temporada de frutos adquire um impressionante efeito decorativo e serve, em especial, para a recuperação de matas ciliares, áreas degradadas de preservação permanente e poleiro para dispersores de sementes.

A madeira resistente, elástica e bastante pesada (d = 0,91 g/cm3) pode ser aproveitada na carpintaria e na marcenaria, sendo utilizada na fabricação de pequenas ferramentas e mobiliário.

Valor Nutricional do Cambucá:

O Cambucá tem apenas 66 calorias em 100 gramas, baixa toxidade, tem poder antioxidante combatendo os radicais livres e promove contra o envelhecimento precoce.

Os benefícios do Cambucá são devidos aos carboidratos, proteínas, lipídeos, cálcio, fósforo e ferro encontrados nessa fruta de apenas 5 cm. Então, confira agora os Benefícios do Cambucá Para Saúde:

Benefícios do Cambucá Para Saúde:

1. Promove a Saúde do Coração:

O magnésio presente no Cambucá é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do magnésio, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

2. Aumenta a Massa Muscular:

Qualquer pessoa interessada em aumentar a massa muscular precisa consumir proteínas de qualidade para melhorar as lojas de glicogênio. Por ser rico em fibras o Cambucá faz com que os músculos pareçam mais completos, e também facilitam o aumento da força que acompanham os músculos maiores.

3. Promove Saciedade:

Com base em suas ações de serotonina, bem como enzimas gástricas, alimentos com carboidratos são susceptíveis de fazer você se sentir satisfeito após o consumo. Combine o Cambucá que é rico em carboidratos com outros macronutrientes para obter melhores resultados.

4. Melhora a Digestão:

Já que o magnésio presente no Cambucá atua como mediador em muitos processos digestivos, ajuda a evitar problemas como indigestão, dores abdominais, vômitos, gases e constipação. Esse é um dos mais conhecidos benefícios do magnésio, que é amplamente utilizado em virtude de suas propriedades laxantes.

5. Equilibra os Hormônios:

Os hormônios também são substâncias no organismo formados por proteínas, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente este nutriente. Combater problemas como Síndrome dos Ovários Policísticos, estresse ou ansiedade, uma alimentação equilibrada é essencial para melhorar os sintomas e tratar as doenças.

6. Benefícios do Cambucá em Dietas de Emagrecimento:

As proteínas presentes no Cambucá também favorecem o emagrecimento, sendo a base de muitas dietas de proteínas como a Dieta Atkins e a Dieta Dukan.

7. Previne a Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas o cálcio presente no Cambucá tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

8. Melhora a Digestão:

O fósforo contido no Cambucá desempenha um importante papel no processo de facilitação da digestão efetiva no corpo humano. Isso ocorre pela estimulação da digestão da riboflavina e niacina de forma eficiente. Essas duas variedades da Vitamina B são responsáveis por tudo, desde a energia metabólica ao sistema de respostas emocionais e neurológicas.

Além disso, o fósforo presente no Cambucá age diretamente na indigestão, constipação, diarreia e pode regular o sistema digestivo para otimizar a saúde e movimento intestinal. Isso melhora a saúde desse mesmo sistema, assim como também a dos rins, já que as toxinas são corretamente eliminadas do corpo, ao invés de reabsorvida pelos rins, fazendo com que esses órgãos fiquem sob estresse.

9. Benefícios do Cambucá Contra a Anemia:

O ferro presente no Cambucá é um elemento vital para a saúde dos músculos. Ele está presente em tecidos musculares e ajuda a prover o suprimento de oxigênio necessário para a contração dos órgãos. Sem o ferro, os músculos perderiam sua cor e elasticidade, dito isso, a fraqueza muscular é um dos mais óbvios sintomas da anemia.

10. Promove a Saúde do Cérebro:

O cérebro é um dos órgãos que não funcionam sem glicose disponível na corrente sanguínea, quando há uma diminuição no consumo deste nutriente há uma produção exagerada de corpos cetônicos, uma vez que o organismo utiliza proteínas como fonte de energia.

Esses corpos cetônicos podem levar a uma intoxicação no indivíduo levado a sintomas indesejáveis como dores de cabeça, mau hálito, perda de massa muscular esquelética, insônia, alteração de humor, tremores e até desmaios. Nutrientes encontrados no Cambucá ajudam a favorecer a saúde cerebral.

11. Ajuda a Limpar o Organismo:

O cálcio presente no Cambucá ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele limpa o organismo deixando-o livre de células de gordura.

12. Combate a Síndrome das Pernas Inquietas:

A deficiência de ferro é uma das causas da Síndrome das Pernas Inquietas. Baixos níveis no sangue são a maior causa da condição, dessa forma, o consumo apropriado de suplementos de ferro na medida certa pode curar essa doença (consulte um médico).

Isso está ligado os espasmos musculares, que podem ser um sintoma da deficiência. Por ser rica em ferro, o Cambucá ajuda a combater essa síndrome.

13. Benefícios do Cambucá Contra a fraqueza:

O fósforo presente no Cambucá possui a capacidade de remover problemas menores de saúde como fraqueza muscular, entorpecência, fadiga e similares. Níveis normais de fósforo no corpo são uma ótima forma de permanecer ativo. A quantidade normal é de cerca de 1.200 mg para adultos.

beneficio do cambuca

14. Estimula a Excreção e Urina:

O fósforo contido no Cambucá desempenha um importante papel na saúde renal. Isso se deve à sua capacidade de assegurar a eliminação correta de toxinas dos rins através dos processos de urina e excreção. Ao aumentar a quantidade e frequência de urina, o corpo é capaz de equilibrar seus níveis de ácido úrico, sais em excesso, água e até mesmo gordura, já que, de forma geral, 4% da composição da urina é gordura.

O fósforo incentiva o equilíbrio saudável de todos os fluidos e materiais que devem ser eliminados do corpo, ajudando, dessa forma, todos os sistemas a permanecerem saudáveis e livres de toxinas.

15. Ajuda a Eliminar Toxinas do Corpo:

A fibra presente no Cambucá será muito benéfica para se livrar de várias toxinas do seu corpo. As toxinas contidas no seu corpo trarão vários efeitos negativos para você, mas o principal efeito ruim das toxinas está relacionado à saúde da sua pele e, portanto, quando as toxinas sairem do seu corpo por causa da fibra, seu corpo irá Tenha um fluxo sanguíneo claro que, em seguida, pode promover uma pele mais saudável.

16. Benefícios do Cambucá no Aumento do Metabolismo:

o ferro encontrado no Cambucá é um importante participante da energia metabólica no corpo humano. Esse processo é como a energia é extraído dos alimentos consumidos e subsequentemente distribuída a diferentes partes do corpo.

17. Previne a Insônia:

O ferro também é útil no tratamento de insônia e promove hábitos de sono e qualidade às pessoas ao regular seu ritmo cardíaco. Por ser rica em ferro, o Cambucá promove a contagem adequada de células vermelhas pode resultar em menos flutuações da pressão arterial, que frequentemente é a causadora do despertar durante a noite.

18. É uma Fonte de Energia Natural:

Além dos carboidratos e das gorduras, presentes no Cambucá as proteínas também podem ser utilizadas como substrato para produzir energia no organismo e regular a glicemia, especialmente em dietas pobres em carboidratos. Cada grama de proteínas fornece 4 kcal, a mesma quantidade fornecida pelos carboidratos.

19. Promove a Saúde dos Ossos:

Outra propriedade presente nesta no Cambucá é o magnésio, que ajuda no envolvimento na manutenção da densidade óssea adequada. Essa função é extremamente importante para crianças e adolescentes, cujo crescimento adequado depende da densidade correta dos ossos. Para os adultos e idosos, porém, as propriedades do magnésio são excelentes para manter os ossos saudáveis ao longo da vida.

20. Ajuda a Melhorar a Concentração:

Por ser rico em ferro, quando consumido em quantidades suficientes, o Cambucá pode ajudar a melhorar a concentração, que potencializará a performance mental e cognitiva. O fluxo aumentado de sangue ao cérebro devido à atividade do ferro na corrente sanguínea é o que resulta nesse importante benefício.

Outros Benefícios do Cambucá Para Saúde:

  • É um importante facilitador da regulação de temperatura corporal.
  • Ele age como um transportador de oxigênio e participa da transferência do elemento de uma célula do corpo a outra.
  • O Cambucá é útil no tratamento de um desordem severa chamada anemia, que resulta da falta do mineral no corpo humano. A anemia é a deficiência nutricional mais comum no planta.
  • O Cambucá também ajuda no tratamento de doenças crônicas como anemia por insuficiência renal e outras doenças crônicas do intestino e sistema excretor.
  • Toma uma parte significativa na síntese de vários neurotransmissores tais como a dopamina, norepinefrina e serotonina.
  • Nutrientes encontrados no Cambucá desempenham uma função chave provendo força ao sistema imune do corpo. Dessa forma, o corpo se torna proficiente o suficiente para lutar contra várias doenças e infecções.
  • Contribui para o processo de reparo e manutenção de várias células do corpo. Ele assegura que elas se desenvolvam apropriadamente e se mantenham ativas.
  • Pode ser considerados vitais para regular o equilíbrio dos hormônios no corpo humano.
  • Age como um importante participante ou co-fator em várias reações químicas que tomam lugar no corpo.
  • O Cambucá promove o fluxo energético e seu eficiente uso por diferentes sistemas orgânicos.

Como Usar o Cambucá:

É uma árvore de aplicação paisagística: possui copa densa, tronco ornamental e na temporada de frutos adquire um impressionante efeito decorativo.

O saboroso e suculento fruto do Cambucá é consumido principalmente in natura de maneira semelhante à jabuticaba e é extremamente atrativa a várias espécies de pássaros e pequenos mamíferos.Tanto a polpa quanto a parte carnosa da casca ainda podem ser aproveitados no preparo de doces, sucos, sorvetes, geléias e licores.

beneficios do cambuca

Na aplicação ambiental serve a recuperação de matas ciliares, áreas degradadas de preservação permanente e poleiro para dispersores de sementes.

Na medicina popular, folhas e sementes sob a forma de infusão são usadas em formulações homeopáticas contra a bronquite, tosse e coqueluche. Os benefícios à saúde promovidos pelos cambucazeiros são popularmente conhecidos por caiçaras dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Algumas pesquisas investigam o potencial medicinal da espécie e os resultados preliminares apontaram baixa toxicidade e eficiência na proteção do estômago contra úlceras não crônicas, quando se usa o extrato obtido das folhas do cambucá. Também estão sendo avaliadas a ação contra tumores (câncer) e a atividade antioxidante (combate a radicais livres e ao envelhecimento).

A madeira resistente, elástica e bastante pesada (d = 0,91 g/cm3) pode ser aproveitada na carpintaria e na marcenaria, sendo utilizada na fabricação de pequenas ferramentas e mobiliário.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios do Caroço de Abacate Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Capim Limão Para Saúde!