Jacatupé – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Jacatupé – Origem, Benefícios e Como Usar todas as suas propriedades medicinais para tratar varias doenças. Alem disso, o jacatupé é uma raiz nativa da América Central e do norte da América do Sul, dando origem a um feijoeiro trepador cujas folhas e sementes não são comestíveis, mas sim, as batatas.

Jacatupe

Aliás, sementes e folhas são venenosos, por isso é uma planta que precisa estar identificada na horta.

E come-se cru, igual cenoura, nabo, beterraba, yacom. É um ingrediente típico da culinária mexicana.

Por lá, existem duas variedades no mercado, a “leite”, mais rica em amido, e a “água”, mais crocante e com menos amido.

A casca sai facilmente, igual casca de banana. Você faz uma incisão na base do legume e a casca sai todinha, igual uma embalagem.

A polpa é branquíssima, cor de leite. É crocante e suculenta, algo como um rabanete. Porém, é rica em amido, então você sente a textura cremosa na boca.

O sabor é acastanhado e adocicado, com um sabor que lembra ou amendoim cru no final, muito agradável.

Para quem já comeu yacom, o sabor é parecido, embora mais “fechado”, mais seco, rico em amido, embora ainda doce e suculento. Um sabor bem peculiar, e acredito, único.

Por não ser marcante, acho que teria uma boa aceitação, embora seja bem delicado, e pra quem tem paladar acostumado a chocolates e doces sintéticos possa parecer pra lá de sem graça.

Benefícios do Jacatupé:

Entre os humanos, a planta também é usada para tratar de alguns problemas de saúde. Indicada devido as suas propriedades antitussígena e diurética, ela desobstrui as vias urinárias, trata de febre e nefrite.

O Uso do Jacatupé:

Por ser considerada uma planta bastante tóxica, exceto as raízes, que são comestíveis o jacatupé é usado na fabricação de inseticidas e raticida.

Comer cru é uma opção, porque é uma raiz rica em proteínas e minerais, e pode ser levada na mala igual uma maçã para ser comida como lanche.

A maior parte das receitas sugerem fazê-lo ralado na salada, cortado finamente em ceviches e até marinado dando origem a um picles.

Batido com água, o jacatupé dá origem a um leite vegetal bem cremoso, branquinho, de sabor muito suave e levemente adocicado, que engrossa ao ir ao fogo.

Uma boa substituição para quem tem restrições ao leite de vaca ou quer uma substituição mais adequada ao inhame cru.

raiz Jacatupé

Cozido, pode ser usado para pratos doces ou salgados. Fica com sabor parecido com o da batata, embora mais firme e adocicado, com perfume de pinhão.

Para receitas doces, quando ralado, fica com textura parecida com a do coco, e fica bem saboroso cozido com leite de castanhas ou de vaca, açúcar e especiarias. Cocada de jacatupé.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Bredo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 20 Benefícios do Óleo de Zimbro Para Saúde!