Benefícios das Plantas

Alpínia – Origem, Benefícios e como Usar

Alpínia – Origem, Benefícios e como Usar de maneira correta. Além disso, a Alpínia é rica em propriedades medicinais que são importantes para saúde do corpo humano. A Alpínia é uma planta arbustiva ela pode atingir até 1,5 metro de altura, é um tipo de planta que se adapta a qualquer tipo de clima ou solo, mas ela tem preferencia por lugares mais quentes.

alpinia

Uma planta de porte médio, ela combina muito bem com paisagens tropicais. Sua variedade rosa produz inflorescências muito bonitas com pequenas flores de coloração brancas e brácteas róseas, em hastes eretas, suas folhas são ornamentais. É uma planta muito rustica, pois ela é utilizada como flor de corte.

Igualmente a muitas outras plantas, esta também aprecia solos ricos em matérias orgânicas e irrigados regularmente.

As flores desta planta se adaptam melhor a ambientes úmidos, solos bem drenados e sol pleno, condicionadas em semi-sombra. As plantas não produzem flores até o segundo ano. A espécie Alpínia speciosa faz parte da Relação Nacional de plantas Medicinais de Interesse ao SUS.

Origem da Alpínia:

A Alpínia pertence à mesma família do gengibre, sendo uma planta nativa da região tropical da China, Japão, Índia, Vietnã, Cambodja, Tailândia e Malásia. É amplamente cultivada e distribuída nas áreas tropicais e subtropicais do Brasil, Peru e Estados Unidos.

É uma planta perene que cresce em touceiras em posição vertical em climas tropicais, sendo comumente chamada de gengibre-casca ou gengibre-concha devido sua casca rosa, em forma de botão, que relembra as conchas do mar. Produz rizomas carnosos muito parecidos com o gengibre, inclusive com aroma semelhante.

O gênero Alpínia compreende mais de 230 espécies da família das Zingiberáceas. Inclui os sinônimos botânicos Alpínia zerumbet, Costus zerumbet, Catimbium speciosum, Languas speciosa e Zerumbet speciosum.

A planta foi botanicamente denominada Alpínia speciosa, mas foi normalizada como Alpínia zerumbet. Possuem flores brilhantes e chamativas, por isso são apreciados como plantas ornamentais.

Propriedades da Alpínia:

As propriedades da planta incluem uma ação que reduz os espasmos, anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. Além disso, as propriedades desta planta medicinal ajudam também a regular a produção de secreções. Então, confira agora os Benefícios da Alpínia Para Saúde:

Benefícios da Alpínia Para Saúde:

  • Ajuda a aumentar a produção de bílis ou de suco gástrico;
  • Ajuda a tratar a perda de apetite;
  • Melhora a digestão, especialmente em casos de digestão de refeições gordurosas ou pesadas;
  • Induz a menstruação em casos de ausência de menstruação;
  • Alivia a inflamação e dor de dente;
  • Ajuda a tratar irritações e infecções na pele e couro cabeludo;
  • Alivia dores e espasmos abdominais, incluindo cólicas biliares.

A planta também ajuda a combater e prevenir as seguintes condições de saúde:

  • Artrite reumatoide;
  • Bronquites;
  • Cândida;
  • Catarro;
  • Cólera;
  • Dispepsia;
  • Gases intestinais;
  • Indigestão;
  • Leucemia;
  • Malária.

Como Usar a Alpínia:

Tal como acontece com o gengibre, é geralmente usada a raiz fresca ou seca desta planta medicinal, na preparação de chás, xaropes ou tinturas. Além disso, a sua raiz seca em pó pode também ser usada como condimento na comida, possuindo um sabor semelhante ao gengibre.

Receita do Chá de Alpínia:

O chá desta planta pode ser facilmente preparado usando a raiz seca ou fresca da planta, do seguinte modo:

INGREDIENTES:

  • 1 colher de chá de raiz seca de Alpínia em pedaços ou em pó;

MODO DE PREPARO:

  • Colocar a raiz numa xícara com água fervente e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar antes de beber.
  • Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia.

Como Cultivar a Alpínia:

Seu cultivo deve ser em pleno sol ou meia sombra, ela se multila por mudas ou por divisão das touceiras, tomando o cuidado de deixar uma grande parte de rizoma e folhas com cada muda. Não é resistente ao frio, devem ser protegidas de incidência das geadas no inverno.

beneficios da alpinia

Plantam-se os rizomas em covas a pouca profundidade, distantes um metro um do outro. Plantam-se os rizomas entre 5 a 10 cm de profundidade em solo de boa qualidade. Não são exigentes em adubação. Aceitam umidade, mas não podem ser enchacadas.

Quando plantada no frio ela se desenvolme lentamente onde demoram para germinar e crescer, ou podem acabar não se desenvolvendo quando plantadas em climas frios ou em regiões de muita altitude.

Contraindicações da Alpínia:

A planta não deve ser utilizada durante a gravidez. Pode ser abortiva. Também não é indicada para pessoas hipotensas (pressão arterial baixa).

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.