Os 40 Benefícios do Suco de Caju Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Caju Para Saúde!

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Caju Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso,  Suco de Caju é a bebida perfeita para acompanhar todas essas tradições, inclusive a de saúde do nosso povo, porque, além de ser delicioso, de quebra, o Suco de Caju faz um bem danado para a saúde. O Caju é uma fruta de sabor de textura muito singulares, sendo amada e odiada por muitas pessoas.

Benefícios do Suco de Caju Isso porque seu grande poder antisséptico pode causar sensações incômodas quando é consumido. Por isso, a forma mais comum de se consumir o caju é diluído em água, com o Suco de Caju, totalmente saboroso, leve e refrescante, ideal para dias quentes.

Além de seu sabor único, o caju é rico em diversos nutrientes, sendo uma forte fonte de proteínas e vários minerais essenciais ao organismo, como o Cobre, Cálcio, Magnésio, ferro, Fósforo, Potássio, Zinco e o sódio, em uma quantidade menor. Já as vitaminas do caju são: vitamina C, vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B-6, ácido fólico, E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona). Além de ser uma fonte de ácido oleico e gorduras!

1. Benefícios do Suco de caju Para Protege o Coração:

O teor de gordura do caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração. Segundo estudos, ela ajuda e reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentado a incidência de doenças cardíacas. As castanhas de caju também são ricas em antioxidantes, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

2. Previne Doenças no Sangue: 

O Suco do Caju possui o cobre em sua composição, um mineral importantíssimo ao bom funcionamento do corpo graças ao seu efeito antioxidante. Portanto, ao incluir a fruta na sua dieta, você também pode de quebra evitar as chamadas doenças do sangue.

3. Evitar os Cálculos Biliares:

Os cálculos biliares são a geração de pedra na bexiga devido à expansão da formação de bílis. Os cálculos biliares são em grande parte composta de colesterol. Estudos científicos têm encontrado que o consumo do Suco de Caju pode reduzir as chances de pedras em até 25%.

4. Benefícios do Suco de Caju Para Saúde Ocular:

A vitamina A presente em quantidades significativas no Suco de Caju, protege a córnea, a parte transparente dos olhos, sendo fundamental para o bom funcionamento da visão e para a prevenção de problemas oculares, degeneração macular e cegueira noturna.

5. Aumenta o Apetite Sexual: 

O Suco de Caju é considerado por muitos especialistas, após várias pesquisas, como um alimento funcional para melhorar as atividades sexuais. Isso porque a fruta contém altos níveis energéticos, que potencializam o desempenho físico e fortalecem o sistema cardiovascular, tanto em homens quanto em mulheres, levando ao ápice as relações sexuais e aumentando o apetite sexual entre o casal.

6. Previne o câncer de Próstata:

O Suco do Caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras: “Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que diminui o “estresse oxidativo” e com isso evitando e combatendo vários tipos de câncer, como o de mama, cólon e próstata.

7. Fortalece o Cabelo:

O Suco do Caju é rico no mineral cobre, que faz parte de muitas enzimas como a tirosinase, que converte a tirosina em melanina, o pigmento que dá ao cabelo e à pele a sua cor. Sem o cobre, essas enzimas não conseguiriam fazer seu trabalho e a pele e cabelo perderiam o viço.

8. Benefícios do Suco de Caju Para Combater a Gripe:

O Suco de Caju é um dos ótimos suco para prevenir a gripe. Suas elevadas quantidades de vitamina C fortalecem o sistema imunológico e melhoram a produção de glóbulos brancos, que combatem infecções no corpo.

9. Melhora a Pele:

Os antioxidantes contidos no Suco do Caju ajuda a proteger as células do envelhecimento provocado pelos radicais livres, mantendo a aparência da sua pele como de todo jovem por mais tempo.

10. Auxilia na Disposição:

Para atletas de exercícios de resistência, o Suco do Caju é indispensável, pois ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e assim melhorando a capacidade física.

11. Combate o Câncer: 

O Suco de Caju é rico em flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras. O Suco de Caju também é rico em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanol e o ácido anacárdico.

12. Benefícios do Suco de Caju Para Combater Gastrite:

Apesar de ser cítrico, o caju não está na lista dos alimentos proibidos para quem tem gastrite. Não há comprovação dos efeitos do Suco de Caju em doenças do estômago. Entretanto, alguns pacientes podem apresentar sensibilidade a alimentos ácidos, então é preciso observar caso a caso quais reações ocorrerão após a ingestão.

13. Combate os Radicais Livres: 

O Suco de Caju tem vitamina C, com até 6 vezes mais que a laranja. A vitamina atua na manutenção do tecido conjuntivo e na cicatrização dos tecidos, mantém a integridade dos vasos sanguíneos, participa no crescimento e na remodelação do esqueleto, aumenta a absorção de ferro, reforça o sistema imunológico, além de ter ação antioxidante, protegendo o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

14. Fortalece o Sistema Imunológico: 

O Suco de Caju é bastante rico em contêm Zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções microbianas, a síntese de proteínas e na cicatrização de feridas. É extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança e os anos de desenvolvimento da infância para manter um estado estável do corpo.

15. Combate o Colesterol Ruim:

O desequilíbrio de colesterol é um dos problemas comuns entre pessoas que lidam com problemas com a balança. O caju contem gorduras monossaturadas, e estas podem ser conveniente para reduzir os efeitos o colesterol LDL, conhecido como ruim.

16. Benefícios do Suco do Caju Para Combater o Diabetes:

O controle de consumo de açúcar deve ser mantido não só com diabéticos, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral.

17. Caju Previne Anemia:

Por conter ferro, ajuda em casos de anemia, propiciando o aumento dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo .

18. Controla a Taxa de Glicemia:

Por conter fibras solúveis, propicia a digestão mais lenta de carboidratos, controlando a taxa de glicemia. Porém, assim como outras frutas, o caju possui um açúcar chamado frutose e, portanto, deve ser consumido com moderação por diabéticos.

19. Melhora o Apetite Sexual: 

O Suco de Caju é considerado por muitos especialistas, após várias pesquisas, como um alimento funcional para melhorar as atividades sexuais.

20. Auxilia na Perda de Peso: 

Com apenas 36 calorias em cada 100 gramas, o Caju é uma ótima fruta para ser incluída nas dietas para emagrecer. Além disso, possui fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a limpar o organismo e promovem saciedade. Por ser doce, o Suco de Caju também ajuda a controlar a vontade de comer guloseimas altamente calóricas que fazem engordar e prejudicam a dieta.

Benefícios do Suco de Caju

Outros Benefícios do Suco de Caju Para Saúde:

  • Fortalece os cabelos e unhas devido ao Potássio presente;
  • Elimina os radicais livres e tem função antioxidante rejuvenescendo a pele;
  • Protege contra uma série de doenças;
  • Ajuda na coagulação sanguíneo;
  • Previne doenças ósseas devido a quantidade de manganês;
  • Ajuda na digestão;
  • Atua contra hemorroidas e varizes;
  • Combate enfermidades dos rins e da bexiga;
  • Rica em antioxidantes;
  • Ajuda no combate ao câncer de cólon pois promove limpeza eficiente da região;
  • Vitamina C faz com que o sistema imunológico fique mais forte;
  • Ferro protege contra a anemia e dá força;
  • Minerais previnem doenças do sistema nervoso central;
  • As fibras fazem com que o intestino fique regulado;
  • Baixa calorias, somente 50 por fatia;
  • Ajuda a controlar o peso, já que tem função termogênica;
  • Funciona como um remédio natural contra as rugas;
  • Age como um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres;
  • Ajuda no alívio de dores no pós-treino;
  • Ajuda no ganho muscular se incluído a uma rotina de exercícios.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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