Os 20 Benefícios do Jaracatiá Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Jaracatiá Para Saúde são muitos, pois ele carrega nutrientes e propriedades que são fundamentais para proporcionar ao corpo o funcionamento adequado. Além disso, esta é uma fruta brasileira muito apreciada na culinária. O Jaracatiá é fruta nativa muito atrelada à história de formação cultural do país.

Jaracatiá é o nome popular dado a diferentes espécies de árvores do gênero Jacaratia, também conhecido como Mamoeiro-bravo, Mamoeiro-do-mato, Mamãozinho e mamão de veado. Em Tupi-Guarani “Yaca rati a” que significa “indivíduo de fruto cheiroso” devido ao seu perfume intenso.

Planta originária do Brasil, ela é batizada como Jaracatia spinosa, embora algumas árvores não apresente espinhos.

Ela também é conhecida por mamão bravo, por causa do leite ácido que escorre dela, não é cultivada comercialmente, mas é bem fácil encontrar algumas árvores espalhadas pelos sítios.

A árvore nativa do Brasil é mais comum nas regiões de cerrado, mas adaptou-se bem a Serra de São Pedro e acabou virando tradição entre as famílias que vivem na zona rural.

Essa árvore pode atingir 20 metros de altura e a fruta também pode ser encontrada em países das Américas do Sul e Central.

Nela contem látex que queima a língua e os lábios de algumas pessoas sensíveis. Por isso colha os frutos totalmente amarelos e deixe-os chegar por 1 semana, assim o efeito caustico acaba. Outra forma deliciosa de comer os frutos é assar na brasa como os índios faziam.

Também podem ser usados para fabricar sucos e doces. O tronco é usado para fazer um doce semelhante a cocada, e por isso a arvore está ficando mais rara pois as pessoas sacrificam a árvore para fazer o doce e nunca plantam nada.

Valor Nutricional do Jaracatiá:

O fruto possui atividade antioxidante e é classificado como um fruto de médio conteúdo de fenólicos totais. O Jaracatiá é rico em Cobre, Magnésio, PotássioVitamina A e vitamina C. Então, a seguir, confira todos Os 20 Benefícios do Jaracatiá Para Saúde:

Benefícios do Jaracatiá Para Saúde:

1. Promove o Sistema Imunológico:

Estafruta é uma fonte de Vitamina A e vitamina C, assim, Resfriado, Gripe, Náuseas e doenças da manhã pode ser evitada através de sua ingestão.

2. Ajuda a Combater as Vermes:

Tanto o fruto, como suas folhas possuem propriedades que ajudam contra vermes intestinais.

3. Beneficia o Combate ao Câncer:

Ele é uma fruta doce e rica em carotenoides e licopeno, que são os agentes que luta contra o Câncer. Estas substâncias matam a célula cancerosa e regulam a proteção de enzimas.

Os isotiocianatos é um composto que se encontra no Jaracatiá e foi comprovado que protege contra Câncer de mama, pulmão, pâncreas, Cólon e de Próstata. Estudos recentes descobriram que as folhas do Jaracatiá seco tem o potencial para matar diretamente as células cancerosas e protege contra o Câncer de fígado, pulmão, cérvix, pâncreas, e da mama.

4. Regula a Temperatura Corporal:

O Ferro presente no Jaracatiá é um importante facilitador da regulação de temperatura corporal. Um fato interessante é que ele possui a habilidade conforme a capacidade de absorção do corpo.

Manter a temperatura estável significa que as funções enzimáticas e metabólicas podem ocorrer da forma mais eficientes possíveis.

5. Beneficia a Saúde dos Olhos:

Esta fruta ajuda a manter os olhos protegidos. Ela é uma fonte de betacaroteno, juntamente com os carotenoides luteína e de zeaxantina, que protegem contra a luz azul de alta intensidade e reduz o aparecimento de Degeneração Macular relacionada com a idade. Além disso o Jaracatiá mostrou-se que também ajuda contra a Catarata.

jaracatia

6. Promove a Saúde do Cabelo:

Extratos desta fruta são usados em shampoos, uma vez que ajuda a reduzir a Caspa e é benéfico para o cabelo.

7. Regula a Menstruação:

Irregularidades menstruais em mulheres pode ser reduzido pelo consumo desta fruta.

8. Benefícios do Jaracatiá Para Pele:

O Consumo de Jaracatiá ajuda a melhorar a textura da pele, tom e traz brilho à pele. Ele pode ser usado como uma máscara facial que reduz Espinhas e abre os poros da pele. Como sabemos esta fruta é uma grande fonte de antioxidantes, vitamina C, Vitamina E e betacaroteno. Estes nutrientes combatem os radicais livres evitando assim embaciamento, Rugas e envelhecimento.

9. Benefícios do Jaracatiá Para Saúde Muscular:

Este é outro e não menos importante Benefício do Jaracatiá, por conter uma quantidade significativa de Fósforo. Este mineral atua também na contração muscular, reduzindo a fadiga, quando os músculos precisam trabalhar mais fortemente;

O Fósforo também faz parte do processo de criação das proteínas do corpo e atua potencializando a capacidade do organismo de absorver corretamente uma série de nutrientes, como os carboidratos.

10. Ajuda a Combater Resfriados:

Por ser fonte de vitamina C. Esta vitamina reduz a gravidade dos sintomas de gripes e age como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis do Resfriado comum, incluindo a inflamação, coriza e dores.

Ela também pode controlar a alergia que provoca o frio. Reduz o nível de histamina e muitas vezes encurta a duração do Resfriado.

11. Proporciona a Redução do Colesterol:

O Jaracatiá por possuir um Alto teor de Fibra, irá ajuda na redução do LDL (mau colesterol). Ela impede a absorção de LDL no corpo. O Jaracatiá por ser Uma fonte de vitamina C, irá inibe a oxidação, inibindo assim a oxidação do Colesterol nas artérias.

A presença de Ácido Fólico nesta fruta reduz os níveis de homocisteína no sangue, uma substância que pode causar doenças cardiovasculares e danos nos vasos sanguíneos. Assim, uma pessoa que sofre de problemas cardíacos e Colesterol alto deve consumir uma grande quantidade desta fruta.

12. Benefícios do Jaracatiá na Para Perda de Peso:

Sucos como o de Jaracatiá, a base de vitamina C foram comprovados ajudar pessoas que desejam perder gordura e manter o peso saudável. Nutricionistas e dietistas sempre incluem frutas e legumes ricos em vitamina C nos seus gráficos de dieta.

13. Pode ser Usado Para Eliminar Toxinas:

Um dos trabalhos mais importantes exercidos pelo rim é a capacidade de filtrar corretamente as impurezas. Nesse sentido, o Fósforo presente no Jaracatiá é essencial, pois auxilia nesse processo, equilibrando o organismo e eliminando as toxinas.

14. Beneficia a Saúde Digestiva:

O Jaracatiá pode fazer maravilhas quando se trata de Digestão. As enzimas digestivas presentes no Jaracatiá ajuda auxiliando na Digestão e inibindo a Constipação. Por ser uma boa fonte de Fibra, irá ajuda a aumentar a taxa de Digestão, assim, prevenir a Constipação.

15. Benefício do Jaracatiá Para Diabetes:

O Jaracatiá é conhecido por seu baixo nível de açúcar e é uma fonte de antioxidantes. A produção de insulina não é desencadeada pela ingestão de Jaracatiá. Assim, um diabético deve consumir esta fruta saborosa e nutritiva para lutar contra a Diabetes.

Outros Benefícios do Jaracatiá:

  • Combate a prisão de ventre porque tem efeito laxante e melhora a digestão.
  • Ajuda a controlar a pressão porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias.
  • Fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir doenças porque tem ação imunoestimulante.
  • Melhora a saúde da pele e proteger do sol, porque tem ação fotoprotetora.
  • Protege as células e prevenir o câncer porque é rica em antioxidantes.

jaracatia beneficios

Efeitos Colaterais do Jaracatiá:

O Jaracatiá tem uma ligeira e desejável acidez que pode causar um pinicamento muito leve quando o fruto é consumido in natura. Por isso, é aconselhável que você não coma muito.

Um alerta que sempre se faz em relação à frutinha é sobre a seiva leitosa – purgativa e vermífuga – presente principalmente quando verde, mas também madura.

Como o Mamão, trata-se de papaína e, sendo assim, basta riscar a superfície do fruto horas antes de consumir ou cortar e deixar um pouco na água.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Tanchagem – Origem, Benefícios e Como Usar!

Língua de Vaca – Origem, Benefícios e Como Usar!