Os 25 Benefícios da Semente de Melancia Para Saúde

Os 25 Benefícios da Semente de Melancia Para Saúde!

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Semente de Melancia Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, a Semente de Melancia é muito usada para fazer chá. A melancia e uma das frutas mais populares que existem. Também pudera, além de saborosa, ela possui somente 30 calorias a cada porção de 100g e é fonte de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo como carboidratos, potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. Então, confira Os 25 Benefícios da Semente de Melancia Para Saúde!

Benefícios da Semente de Melancia

1. Benefícios da Semente de Melancia Para o Cabelo:

O óleo proveniente das sementes de melancia nos cabelos é absorvido facilmente pelo couro cabeludo e também não obstrui os seus poros. Os resultados prometidos são benefícios da Semente de Melancia em relação à hidratação, o auxílio ao crescimento dos fios e a manutenção da saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

2. Possui Ação Diurética:

Esses pequenos alimentos também promovem a eliminação do excesso de água do organismo, o que reduz a sensação de inchaço. Além disso, expelimos as toxinas do organismo de forma mais eficaz, tornando-o mais saudável e limpo.

3. Combate Infecções Bacterianas e Fúngicas:

Essa ação presente na composição das sementes ajudam a impedir a formação de micro-organismo no nosso corpo, agindo contra infecções bacterianas e fúngicas, como a infecção gastrointestinal, diarreia e doenças respiratórias, por exemplo.

4. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

A Semente de Melancia ajuda no controle dos níveis de homocisteína também é importante para o funcionamento adequado do cérebro.

5. Rica em Ômega 3 e Ômega 6:

Conhecidas como gorduras boas, esses ácidos-graxos auxiliam no tratamento de dislipidemias (distúrbio dos níveis de lipídios), melhoram a saúde cardiovascular, prevenindo doenças e complicações e por possuírem ações anti-inflamatórias, os ômega 3 e ômega 6 possuem um papel importante no trato e prevenção de doenças respiratórias.

6. Regula a Pressão Arterial:

Um dos aminoácidos presentes no componente da fruta é a arginina, responsável por benefícios da Semente de Melancia como a regulação da pressão arterial e colaboração com o tratamento da doença coronária.

7. Fornece Licopeno:

As sementes da fruta também fornecem o licopeno, um carotenoide que ajuda a melhorar a fertilidade masculina, além de ser bom para o rosto.

8. Fonte de Vitaminas do Complexo B:

Além de oferecer o ácido fólicovitamina B9 – as Sementes de Melancia ainda são dotadas de vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B6. Juntas, as vitaminas do complexo B são responsáveis por benefícios da Semente de Melancia ao sistema nervoso, por manter o sangue saudável e para que a resposta imunológica do organismo seja eficiente.

9. Ação Diurética:

Como vimos, o ingrediente possui propriedades diuréticas. Ou seja, ele promove a eliminação do excesso de água presente no organismo, combatendo assim o inchaço causado pelo problema da retenção de líquido no organismo. O resultado disso é que o corpo ganha um aspecto mais magro.

10. Benefícios da Semente de Melancia Para a Pele:

O óleo proveniente das Sementes de Melancia serve como um hidratante para a pele que não obstrui os poros, ao mesmo tempo em que promove o funcionamento natural da pele.

Benefícios da Semente de Melancia

11. Tem Ação Antioxidante:

Graças ao seu efeito antioxidante, a semente da melancia também pode contribuir com o combate aos radicais livres. Essas substâncias promovem doenças graves como o câncer e são responsáveis pelo envelhecimento precoce.

12. Aumenta a Produção de Melanina:

As Sementes de Melancia torradas são fontes de cobre, um mineral que trabalha na produção da melanina. A substância é um pigmento que proporciona cor aos cabelos e à pele.

13. Oferecer Gorduras Boas:

O ingrediente também é composto de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, conhecidas como as gorduras boas. De acordo com informações da Associação Americana do Coração, elas auxiliam a proteger contra doenças do coração e derrame, além de diminuir os níveis do colesterol ruim – o LDL – no sangue.

14. Fortalece os Ossos:

Em uma xícara de Sementes de Melancia desidratadas é possível encontrar 30,6 g de proteínas. Para você ter uma ideia de sua importância, o nutriente é um constituinte básico das fibras musculares, cabelos, ossos, dentes e pele, além de trabalhar na formação de enzimas.

15. Fonte de Energia Para o Corpo:

Nas Sementes de Melancia também encontramos uma boa fonte energética devido ao seu teor de carboidratos e fibras. Essas substâncias ajudam a manter o nosso corpo ativo para realizar as atividades cotidianas. “Fibras essas que também ajudam a estimular a motilidade intestinal, auxiliando na constipação”, completa a nutricionista.

Benefícios da Semente de Melancia

Outros Benefícios da Semente de Melancia Para Saúde:

  • Possui propriedades antioxidantes – essenciais para combater o envelhecimento precoce;
  • Acelera o metabolismo – o que ajuda a emagrecer;
  • Melhora a saúde do fígado e dos rins – essencial para quem gosta de consumir bebidas alcoólicas;
  • Dilata os vasos sanguíneos – auxiliando no tratamento de diversas doenças como a
  • aterosclerose e a hipertensão;
  • Auxilia no tratamento de infecções urinárias e doenças renais – incluindo a remoção de pedra
  • nos rins;
  • Combate a disfunção erétil nos homens.

Confira como fazer o chá de Semente de Melancia e aproveite as suas propriedades naturais.

Receita de Sementes de Melancia:

INGREDIENTES

  • 40 gramas de Semente de Melancia;
  • 1 litros de água mineral ou filtrada.

MODO DE PREPARO

  • Triture ou moa as sementes de melancia.
  • Depois, coloque a água para ferver e acrescente as sementes trituradas, deixando ferver por mais 15 minutos.

COMO CONSUMIR:

A infusão medicinal de sementes de melancia deve ser tomada em temperatura ambiente. A indicação é que a primeira xícara seja ingerida em jejum, e as seguintes, meia hora após as refeições. O tratamento deve ser feito durante dois dias seguidos por semana.

É importante ressaltar que os 40 gramas de sementes não devem ser excedidos e a forma mais adequada de consumi-las é por meio da infusão. Ingerir as sementes de modo natural não é indicado, pois elas não são facilmente digeridas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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