Início » Benefícios das Plantas » Abóbora de Serpente é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Abóbora de Serpente é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

A Abóbora de Serpente é uma planta que pertence ao gênero das Cucurbitaceae, também popular como pepino de cobra, serpentina, estamos falando de uma trepadeira cujo o fruto pode ser consumido.

As plantas com propriedades medicinais são usadas para tratar diversas condições de saúde desde tempos antigos.

Abóbora de Serpente é bom para quê? para que serve, benefícios e malefíciosContudo, é preciso conhecermos as propriedades, os benefícios e as contraindicações de cada uma delas para que não haja nenhum risco em nossa saúde.

Uma das plantas medicinais que podemos usar para beneficiar nossa saúde é a Abóbora de Serpente, que possui propriedades laxantes e é indicada para tratar vermes intestinas.

A Abóbora de Serpente, tem o nome científico de Trichosanthes sanguinea, é uma planta originária da Índia, é também famosa por outras denominações, como pepino de cobra e serpentina.

O fruto comestível da planta tem propriedades fitoterapêuticas. O princípio ativo dela é a tricosantin, uma proteína de inativação ribossômica.

Nos dias atuais, o principal fornecedor desta proteína é a Tian-Hua-Fen, uma planta com propriedades benéficas para a saúde que também é originária da China e que pertence à mesma família da Abóbora de Serpente.

Benefícios da Abóbora de Serpente:

Dentre seus benefícios medicinais podemos destacar os:

  • Purgativa;
  • Aperiente;
  • Anti-helmíntica;
  • Laxante;
  • Vermífuga;
  • Vermicida.

A planta somente é indicada para auxiliar no tratamento de vermes. Há, ainda, alguns estudos em desenvolvimento para a criação de um remédio que poderia auxiliar no tratamento da AIDS.

Contraindicações da Planta:

Não foram encontrados efeitos colaterais e contraindicações para a planta na literatura consultada, mas vale ressaltar que, o uso de produtos naturais também pode ser muito perigoso para a sua saúde.

Existem muitas plantas que possuem substâncias contraindicadas para lactantes, gestantes, crianças e indivíduos com algum problema de saúde.

Além disso, consumir um produto natural em quantidade inadequada pode causar efeitos colaterais em qualquer em pessoa.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.