Especiarias e Temperos

Salsa: benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 20/03/2018 (atualizado em 26/08/2021)
beneficio da salsa

Salsa, também conhecida como Salsinha, Salsas-comum, Salsas-de-comer ou Salsas-hortense, é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retensão de líquidos.

Tanto as suas folhas quanto as suas sementes e raízes são utilizadas para fazer remédios naturais, além de poderem ser utilizadas como tempero na culinária.

A Salsa ou salsinha é uma erva bastante popular no mundo da culinária, mas além de servir para dar cor e sabor ao prato, a planta também apresenta inúmeros benefícios para a saúde.

A erva aromática tem origem no Mediterrâneo e possui propriedades medicinais capazes de tratar de forma natural problemas como aparecimento de distúrbios inflamatórios, também ajuda a tratar e a controlar a pressão alta e pode purificar os órgãos vitais.

Valor Nutricional da Salsa:

As Salsas são uma excelente fonte natural de nutrientes como vitamina A, vitamina B1, B2, B9, C, D e K e minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo. Então, confira Os 40 Benefícios da Salsa Para Saúde:

Benefícios da Salsa Para Saúde:

1. Funciona Como Digestivo e Laxante:

Isso porque ela aumenta a secreção gástrica, combate os gases intestinais e ajuda a combater a icterícia.

2. Age Como Purificador:

As Salsas são consideradas uma ótimas antioxidante e é perfeita para depurar o organismo. Desinfeta os intestinos e pulmões, aumenta a remoção de resíduos através da urina e ajuda a desintoxicar tanto o fígado como a vesícula biliar.

3. Tem Ação de um Regulador Hormonal:

É aconselhável que as mulheres que estão na menopausa consumam uma maior quantidade de Salsa em saladas, molhos, cremes, batidos, etc…, pois ela ajuda a equilibrar os níveis de hormônios, especialmente o estrogênio.

4. Benefícios da Salsa Previne o Câncer:

A miristicina, um composto presente na Salsa, impede a formação de tumores, especialmente nos pulmões e ajuda a prevenir o câncer.

5. Benefícios da Salsa Para o sistema imunológico:

A vitamina A e vitamina C fortalece o sistema imunológico e ajudar a lutar contra várias infecções e doenças.

6. Benefícios da Salsa Para Saúde do coração:

A homocisteína, um aminoácido presente no corpo, é perigoso para os vasos sanguíneos. O folato ou vitamina B9 presente na Salsa mantenho-o a salvo de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, etc.

7. Benefícios da Salsa para Saúde óssea:

A vitamina K presente na Salsa ajuda na síntese de osteocalcina, que dar resistência aos ossos. Ao mesmo tempo, impede que o cálcio se acumule nos tecidos mantendo-o seguro contra a aterosclerose, doenças cardiovasculares, e enfartes cardíacos.

8. Benefícios da Salsa tem ações Antioxidantes:

A Salsa é rica em antioxidantes. Ela contém luteolina, um flavonoide que luta contra os radicais livres e atua como um agente anti-inflamatório.

9. Benefícios da Salsa as glândulas:

Ele suporta todas as glândulas de nosso corpo, como fígado, baço, etc, para liberar as enzimas corretamente.

10. Ajuda a Purificar o Sangue:

A Salsa é um excelente purificador do sangue.

11. Melhora os Vasos Sanguíneos:

A Salsa repara e mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos.

12. Trata a Diarreia:

O chá desta planta pode ajudá-lo a livrar-se da diarreia.

13. Melhora a Digestão:

A Salsa melhora a digestão de proteínas e de gorduras, devido a presença de enzimas. Também melhora processo de eliminação. Este é outro benefício da Salsa.

14. Evita Mau Hálito:

O cheirinho ruim que às vezes aparece na boca de quem está de dieta é eliminado com o chá de salsas. Isso porque ele tem uma grande concentração de clorofila, que inibe a produção de bactérias do mau hálito.

15. Faz uma Faxina Geral no Organismo:

Por ser um ótimo diurético, melhora o funcionamento dos rins e também do fígado e os ajuda a expulsar toxinas, deixando os órgãos mais limpos e menos sobrecarregados. E mais: esse temperinho combate as doenças cardiovasculares, pois elimina as gorduras por meio da urina.

16. Melhora a Cura das Feridas:

A Salsa contém betacaroteno, que é convertido em vitamina A para manutenção adequada e reparação da pele. Desta forma, comer Salsa melhora a elasticidade da pele, o que atrasa as rugas e acelera o processo de cicatrização de feridas.

17. Ajuda aTratar Olheiras:

As Salsas pode eliminar os círculos escuros sob o olho. Contém uma grande quantidade de vitamina C, clorofila e vitamina K, que ajudam no alivio da pele sob os olhos. Usar a Salsas para esse remédio é bastante simples.

18. Combate o Câncer:

Além do efeito antioxidante ajudar a prevenir o câncer, a Salsa também possui um óleo essencial capaz de inibir o surgimento de tumores cancerígenos. A erva é muito indicada na medicina alternativa como um alimento “quimiopreventivo”.

Confira Outros Benefícios da Salsa Para Saúde:

  • Prevenir câncer, por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;
  • Prevenir gripes e envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes como óleos essenciais, vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em vitamina C e ter propriedades antibacterianas;
  • Prevenir anemia, por ser rica em ferro e ácido fólico;
  • Combater a retensão de líquidos, por ser diurética;
  • Prevenir e combater pedras nos rins, por estimular a eliminação de líquidos e ajudar a limpar os rins;
  • Prevenir doenças cardíacas, como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes;
  • Ajudar no controle da diabetes;
  • Prevenir trombose e AVC, por evitar a formação de coágulos no sangue;
  • Melhorar a saúde da pele e a digestão, devido ao seu alto teor de antioxidantes;
  • Controlar a hipertensão, por ser diurética;
  • Combater infecção urinária, por ter ação antibacteriana e diurética.

Malefícios da Salsa:

As Salsas não deve ser consumida por pessoas com problemas renais ou que fizeram cirurgia há menos de 1 mês, e o seu chá ou suco não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Sair da versão mobile