Pau ​d’Arco – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Pau ​d’Arco – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Pau D’Arco é uma planta medicinal, também conhecida por Ipê amarelo, muito utilizada para combater a fraqueza e a anemia. O seu nome científico é Tabebuia serratifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação. A planta medicinal, possui muitos benefícios para a saúde. A planta vem sendo usada no tratamento de muitas doenças, como a fraqueza e a anemia. O Pau D’Arco pode ser encontrado para venda em lojas de produtos naturais tanto físicas quanto online, dependendo da disponibilidade da sua cidade. Lembre-se que os tratamentos naturais nunca devem substituir o tratamento indicado por um médico. Veja tudo sobre esta planta:

Pau ​d'Arco

Origem do Pau ​d’Arco:

O Pau D’Arco é uma planta muito utilizada pela Naturopatia em Portugal, está disseminada por todos os países latinos da América do Sul e Central, nos quais é denominada lapacho. O Pau D’Arco é uma planta com utilidades na medicina alternativa. De nome científico Tabebuia serratifolia, as aplicações dessa árvore como planta medicinal são diversas, e ela pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Propriedades e Benefícios do Pau D’Arco:

Entre os benefícios dessa planta, estão o tratamento da leucemia, de diversos tipos de câncer, infecção por HIV, amigdalite, infecção urinária, mioma, quisto nos ovários, bronquite, candidíase, infecção na próstata, além de agir como um cicatrizante para feridas internas e externas.

O seu uso no tratamento da leucemia e outros cancros foi comprovado por meio de estudos e tratamentos realizados por médicos e naturopatas da década de 1960. Neste período, começaram a estudar a planta devido à utilização em ampla escala por parte dos índios da Amazônia Brasileira e Peruana.

Seus princípios ativos são derivados naftoquinónicos, lapachol – com propriedades antitumorais, pró-apoptóticas (que estimulam a morte das células cancerígenas), entre outras.

Possui propriedade antitumoral, anti-inflamatória, imune estimulante, diurética, antiviral, antioxidante e antibiótica. Seu consumo aumenta ainda a produção dos glóbulos vermelhos, assim como da respectiva hemoglobina por um estímulo na medula óssea.

Muito usada como complemento no tratamento quimioterápico contra o câncer, a planta ajuda a reduzir os efeitos colaterais desta forma de tratamento e ajuda a estimular o sistema imunológico no combate da doença.

Como Consumir do Pau D’Arco:

A forma de consumo da planta é como chá feito com as cascas.

Ingredientes:

  • ½ colher de sopa de Pau D’Arco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de Preparo:

  • Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo.
  • Quando alcançar fervura, desligue.
  • Na xícara, coloque a erva e cubra com a água fervente.
  • Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.
  • Passado este tempo, coe e consuma em uma dose de uma xícara duas vezes ao dia.

Efeitos Colaterais do Pau D’Arco:

Os efeitos colaterais do Pau D’Arco incluem urticária, tonturas, náuseas, vômitos e diarreia.

Contraindicações do Pau D’Arco:

O Pau D’Arco está contraindicado para grávidas e durante a amamentação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Planta Paciência – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios do Tofu Para Saúde!