Os 30 Benefícios da Mutamba Para Saúde

Saiba Tudo Sobre Os 30 Benefícios da Mutamba Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Mutamba Para Saúde são diversos, pois ela carrega diversas propriedades que são capazes de fazê-la uma ótima opção para melhorar o funcionamento geral do corpo. Além disso, a Mutamba de nome científico Guazuma ulmifolia, é uma árvore frondosa, que pode chegar a 30 metros de altura e as suas folhas, cascas e raízes secas podem ser usadas na preparação de chás, tinturas ou extratos concentrados.

Mutamba, embira ou cabeça-de-negro, é uma árvore alta das florestas nativas do continente americano. Seus frutos são comestíveis, de sabor adocicado, mas é na casca da árvore que se concentram os princípios ativos que fazem desta mais uma interessante planta medicinal.

beneficios da mutamba

Encontrada em quase todo território brasileiro e em diversos países da América Latina, a planta também é muito usada na confecção de cosméticos, sendo um ótimo segredo de beleza, principalmente para os cabelos.

Propriedades da Mutamba:

Ela tem poder adstringente, emoliente, hidratante, cicatrizante, antisséptica, anticaspa e antiqueda de cabelos, combate também a seborreia, irritação e pruridos do couro cabeludo e acelera o crescimento capilar. Dela também são preparados cremes e pomadas para serem aplicadas nos pés, cotovelos e mãos ressecados ou descascando. Então, confira Os 30 Benefícios da Mutamba Para Saúde:

Benefícios da Mutamba Para Saúde:

1. Combate Doenças Respiratórias:

O chá auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias, como asma, Bronquite e tosses. A bebida também ajuda a aliviar sintomas da febre, por exemplo.

2. Combate a Calvície:

Este sem sombra de dúvidas é um Benefício da Mutamba e tanto. Ela é um ingrediente usado em produtos que procuram lidar com problemas como calvície ou queda de cabelo. As propriedades presentes na planta ajudam estimular o cabelo a crescer forte e saudável.

3. Funciona Contra Problemas Estomacais:

A bebida feita com suas sementes esmagadas e misturada com água também é ótima para tratar problemas estomacais, Diarreia, Úlcera, Gripes, resfriados, doenças venéreas, contusões e é um ótimo diurético natural.

4. Ajuda a Combater a Anemia:

A Mutamba serve como um estimulante, expectorante e hematínico. Além disso, a Mutamba é uma fonte de Ferro, tornando-se útil no tratamento da anemia.

5. Combate a Diarreia:

As propriedades adstringentes dessa planta ajudam no equilíbrio da flora intestinal, muitas vezes, afetada pela ação de bactérias, vírus ou parasitas que ocasionam a Diarreia e a desidratação.

6. Benéfica Para Saúde do Coração:

A Mutamba também é uma grande fonte de Potássio, uma substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, Os Benefícios da Mutamba em sua dieta pode neutralizar o consumo elevado de sódio e outras substâncias que são perigosas para a saúde do coração.

7. Auxilia no Tratamento de Úlceras:

O consumo do chá dessa planta está associado à diminuição dos sintomas de Úlceras, favorecendo a digestão e evitando também episódios de intoxicação.

8. Ajuda a Desobstruir o Fígado:

As substâncias depurativas contidas nessa planta ajudam a desobstruir o fígado e prevenir/tratar problemas de intoxicação.

9. Ótima Indicação Para a Cicatrização:

O Óleo de Mutamba é fonte de Vitamina E, ele auxilia no processo de regeneração celular.

10. Combate Doenças Venéreas:

Este é outro rico Benefício da Mutamba. Outro dos seus muitos benefícios conhecidos trata-se do papel que ela desempenha para o tratamento de doenças venéreas como a Sífilis.

mutamba

11. Combate o Resfriado:

A Mutamba é um poderoso antioxidante e tem propriedades antissépticas que limpam o seu sistema, sendo assim um excelente tratamento para o Resfriado comum.

12. Trata Doenças no Couro Cabeludo:

Um dos usos mais conhecidos dessa planta trata-se do efeito positivo que ela promove nos cabelos, atuando na eliminação da caspa, combate a queda e ajuda na prevenção/tratamento de afecções parasitárias responsáveis por causar doenças no couro cabeludo.

As substâncias contidas nessa planta contribuem para limpar as vias respiratórias, promovendo a remoção dos vírus e bactérias causadores dessas doenças.

13. Benefícios da Mutamba Para Pele:

O óleo da Mutamba tem a propriedade de manter a pele revitalizada através das suas propriedades energizadora e emoliente. Além disso, o óleo de Mutamba possui um eficiente filtro solar que diminui o ressecamento da pele e também possui propriedades que proporcionam elasticidade para a pele e combate o envelhecimento.

14. Ajuda no Contra a Bronquite:

O chá de Mutamba auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias, como Bronquite e tosses. A bebida também ajuda a aliviar sintomas da Febre, por exemplo.

15. Alivia Dores de Contusões:

As propriedades tônicas e analgésicas dessa planta aliviam as dores provocadas por contusões, favorecendo a recuperação do corpo em menos tempo.

16. Benéfica Para o Cabelo:

Ela costuma ser usada na fabricação de produtos como xampus, condicionadores e cremes capilares que previnem a queda de cabelo, caspa e seborreia. O ingrediente ainda trata da oleosidade, hidrata o cabelo e combate a calvície.

Não é por acaso que as propriedades dessa planta são empregadas na fabricação de shampoos, condicionadores e óleos especiais para os cabelos.

Outros Benefícios:

  • Combate problemas respiratórios como Bronquite, asma e tosse;
  • Ajuda a reduzir a febre;
  • Trata problemas relacionados à próstata;
  • Funciona como estimulante uterino;
  • Combate feridas e sífilis;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Alivia dores gastrointestinais;
  • Age como cicatrizante de feridas e de úlceras;
  • Facilita o parto;
  • Combate Problemas do fígado;
  • Ajuda no tratamento da disenteria e da Diarreia;
  • Possui propriedades adstringente, depurativa, cicatrizante, antisséptica, sudorífica e desobstruente do fígado. Por isso ela pode ser usada no combate a várias doenças.

mutamba beneficios

Efeitos Colaterais da Mutamba:

Ainda que a planta ofereça diversos benefícios para o organismo, ela não é indicada nos seguintes casos:

  • Pessoas predispostas a reações alérgicas mediante consumo de plantas;
  • Pessoas que sofrem de problemas renais;
  • Crianças menores de 2 anos;
  • Indivíduos que sofrem de outros tipos de doença ou fazem uso de medicamentos deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo de planta;
  • Gravidez suspeita ou confirmada;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando).
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 20 Benefícios do Óleo de Absinto Para Saúde

Os 15 Benefícios do Chá de Olmo Para Saúde!