Os 30 Benefícios da Mutamba Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Mutamba Para Saúde são diversos, pois ela carrega diversas propriedades que são capazes de fazê-la uma ótima opção para melhorar o funcionamento geral do corpo. Além disso, a Mutamba de nome científico Guazuma ulmifolia, é uma árvore frondosa, que pode chegar a 30 metros de altura e as suas folhas, cascas e raízes secas podem ser usadas na preparação de chás, tinturas ou extratos concentrados.

Mutamba, embira ou cabeça-de-negro, é uma árvore alta das florestas nativas do continente americano. Seus frutos são comestíveis, de sabor adocicado, mas é na casca da árvore que se concentram os princípios ativos que fazem desta mais uma interessante planta medicinal.

beneficios da mutamba

Encontrada em quase todo território brasileiro e em diversos países da América Latina, a planta também é muito usada na confecção de cosméticos, sendo um ótimo segredo de beleza, principalmente para os cabelos.

Propriedades da Mutamba:

Ela tem poder adstringente, emoliente, hidratante, cicatrizante, antisséptica, anticaspa e antiqueda de cabelos, combate também a seborreia, irritação e pruridos do couro cabeludo e acelera o crescimento capilar. Dela também são preparados cremes e pomadas para serem aplicadas nos pés, cotovelos e mãos ressecados ou descascando. Então, confira Os 30 Benefícios da Mutamba Para Saúde:

Benefícios da Mutamba Para Saúde:

1. Combate Doenças Respiratórias:

O chá auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias, como asma, Bronquite e tosses. A bebida também ajuda a aliviar sintomas da febre, por exemplo.

2. Combate a Calvície:

Este sem sombra de dúvidas é um Benefício da Mutamba e tanto. Ela é um ingrediente usado em produtos que procuram lidar com problemas como calvície ou queda de cabelo. As propriedades presentes na planta ajudam estimular o cabelo a crescer forte e saudável.

3. Funciona Contra Problemas Estomacais:

A bebida feita com suas sementes esmagadas e misturada com água também é ótima para tratar problemas estomacais, Diarreia, Úlcera, Gripes, resfriados, doenças venéreas, contusões e é um ótimo diurético natural.

4. Ajuda a Combater a Anemia:

A Mutamba serve como um estimulante, expectorante e hematínico. Além disso, a Mutamba é uma fonte de Ferro, tornando-se útil no tratamento da anemia.

5. Combate a Diarreia:

As propriedades adstringentes dessa planta ajudam no equilíbrio da flora intestinal, muitas vezes, afetada pela ação de bactérias, vírus ou parasitas que ocasionam a Diarreia e a desidratação.

6. Benéfica Para Saúde do Coração:

A Mutamba também é uma grande fonte de Potássio, uma substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, Os Benefícios da Mutamba em sua dieta pode neutralizar o consumo elevado de sódio e outras substâncias que são perigosas para a saúde do coração.

7. Auxilia no Tratamento de Úlceras:

O consumo do chá dessa planta está associado à diminuição dos sintomas de Úlceras, favorecendo a digestão e evitando também episódios de intoxicação.

8. Ajuda a Desobstruir o Fígado:

As substâncias depurativas contidas nessa planta ajudam a desobstruir o fígado e prevenir/tratar problemas de intoxicação.

9. Ótima Indicação Para a Cicatrização:

O Óleo de Mutamba é fonte de Vitamina E, ele auxilia no processo de regeneração celular.

10. Combate Doenças Venéreas:

Este é outro rico Benefício da Mutamba. Outro dos seus muitos benefícios conhecidos trata-se do papel que ela desempenha para o tratamento de doenças venéreas como a Sífilis.

mutamba

11. Combate o Resfriado:

A Mutamba é um poderoso antioxidante e tem propriedades antissépticas que limpam o seu sistema, sendo assim um excelente tratamento para o Resfriado comum.

12. Trata Doenças no Couro Cabeludo:

Um dos usos mais conhecidos dessa planta trata-se do efeito positivo que ela promove nos cabelos, atuando na eliminação da caspa, combate a queda e ajuda na prevenção/tratamento de afecções parasitárias responsáveis por causar doenças no couro cabeludo.

As substâncias contidas nessa planta contribuem para limpar as vias respiratórias, promovendo a remoção dos vírus e bactérias causadores dessas doenças.

13. Benefícios da Mutamba Para Pele:

O óleo da Mutamba tem a propriedade de manter a pele revitalizada através das suas propriedades energizadora e emoliente. Além disso, o óleo de Mutamba possui um eficiente filtro solar que diminui o ressecamento da pele e também possui propriedades que proporcionam elasticidade para a pele e combate o envelhecimento.

14. Ajuda no Contra a Bronquite:

O chá de Mutamba auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias, como Bronquite e tosses. A bebida também ajuda a aliviar sintomas da Febre, por exemplo.

15. Alivia Dores de Contusões:

As propriedades tônicas e analgésicas dessa planta aliviam as dores provocadas por contusões, favorecendo a recuperação do corpo em menos tempo.

16. Benéfica Para o Cabelo:

Ela costuma ser usada na fabricação de produtos como xampus, condicionadores e cremes capilares que previnem a queda de cabelo, caspa e seborreia. O ingrediente ainda trata da oleosidade, hidrata o cabelo e combate a calvície.

Não é por acaso que as propriedades dessa planta são empregadas na fabricação de shampoos, condicionadores e óleos especiais para os cabelos.

Outros Benefícios:

  • Combate problemas respiratórios como Bronquite, asma e tosse;
  • Ajuda a reduzir a febre;
  • Trata problemas relacionados à próstata;
  • Funciona como estimulante uterino;
  • Combate feridas e sífilis;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Alivia dores gastrointestinais;
  • Age como cicatrizante de feridas e de úlceras;
  • Facilita o parto;
  • Combate Problemas do fígado;
  • Ajuda no tratamento da disenteria e da Diarreia;
  • Possui propriedades adstringente, depurativa, cicatrizante, antisséptica, sudorífica e desobstruente do fígado. Por isso ela pode ser usada no combate a várias doenças.

mutamba beneficios

Efeitos Colaterais da Mutamba:

Ainda que a planta ofereça diversos benefícios para o organismo, ela não é indicada nos seguintes casos:

  • Pessoas predispostas a reações alérgicas mediante consumo de plantas;
  • Pessoas que sofrem de problemas renais;
  • Crianças menores de 2 anos;
  • Indivíduos que sofrem de outros tipos de doença ou fazem uso de medicamentos deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo de planta;
  • Gravidez suspeita ou confirmada;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando).
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 20 Benefícios do Óleo de Absinto Para Saúde

Os 15 Benefícios do Chá de Olmo Para Saúde!