Início » Benefícios das Plantas » Mandacaru é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Mandacaru é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

O Mandacaru (Cereus Jamacaru) é uma planta cactácea e nativa do Brasil, também é conhecida como cardeiro. É típica da caatinga e nasce em vários lugares, até mesmo nos telhados das casas rurais.

Mandacaru é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Vive tranquilamente em lugares de clima seco e com pouca água, pode chegar a 6 metros de alturas e no lugar das folhas a planta contém espinhos para proteger a planta contra os herbívoros da região. As raízes do Mandacaru consegue absorver água contida no lençol freático e o tronco é protegido por uma película grossa para evitar a perda de água.

Encontrado com maior frequência nos estados do nordeste do Brasil, o Mandacaru é uma planta da família das cactáceas que pode atingir mais de 4 metros de altura dependendo da espécie. Atualmente é utilizado para o tratamento de diversos tipos de doenças em seres humanos, anteriormente só servia para alimentar animais em tempos de seca.

Propriedades do Mandacaru:

Ele possui propriedades terapêuticas tais como diurética, estimulante, tônica e cardiotônica. Então, confira agora os Benefícios do Mandacaru Para Saúde:

Benefícios do Mandacaru Para Saúde:

  • De acordo com a cultura popular, o Mandacaru é capaz de tratar problemas renais.
  • O Mandacaru pode ser utilizado para sobrevivência, então pode servir para alimentar ou hidratar os animais do sertão.
  • O fruto e a flor servem para alimentar aves e abelhas.
  • A parte interna do Mandacaru pode ser usada para o tratamento de gastrites e manter a saúde do aparelho digestivo.
  • A raiz também pode ser usada para o tratamento de calculo renal.
  • Também tem função diurética, melhora a retenção de líquidos, a infecção na bexiga tem ação expectorante, melhora a febre e resfriados, ou até mesmo serve para tratar doenças do coração.

Como Usar o Mandacaru:

O fruto pode ser consumido in natura, em sucos, geleias, saladas e diversas preparações culinárias, de acordo com o gosto do cozinheiro.

Ele serve como alimento e para aliviar a sede dos animais, principalmente para o gado, além de suas sementes alimentarem pássaros e insetos. Possui valor ornamental e na recuperação de áreas degradadas.

Na medicina popular, as flores, caule e polpa dos frutos, em forma de xarope, são usados para alívio de afecção pulmonar, da bexiga, retenção da urina; além de servir como estimulante e tônico para o coração.

Ele é usado pela indústria cosmética para a fabricação de variados produtos seja para beleza da pele ou dos cabelos. Os espinhos da planta são usados como agulhas para tecer almofadas de bilro; o tronco seco serve de material para portas, janelas e telhados.

Primeiramente retire os espinhos e a capa de proteção que parece plástico que protege o Mandacaru e depois utilize cozido, deixando de molho de um dia para o outro ou batido no liquidificador com água e guarde dentro de um recipiente bem fechado dentro da geladeira, essas são as 3 maneiras de utilização.

Geralmente se toma 3 copos de 300 ml por dia pela manhã, meio dia e a noite, na verdade isso é apenas uma sugestão a quantidade fica a critério de cada pessoa, se você sofre de um dos problemas citados acima não perca tempo comece agora mesmo usufruir dos benefícios proporcionado por essa excelente planta.

Mandacaru é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Onde Encontrar o Mandacaru:

Ele é encontrado em várias regiões brasileiras, em praças, jardins e principalmente na região nordestina, onde é muito usado para aliviar a fome e a sede dos animais. As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Malefícios do Mandacaru:

Não encontrados na literatura consultada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.