Hera – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Hera – Origem, Benefícios e Como Usar corretamente. Além disso, a hera é uma planta medicinal de folhas verdes, carnudas e brilhantes, que pode ser utilizada como remédio caseiro para tosse, sendo também encontrada na composição de alguns produtos de beleza, como cremes contra celulites e rugas. O nome científico da hera é Hedera helix e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.

Originária da Europa, Ásia, Norte Africano e lhas Canárias, a hera é uma planta que pertence à família das Haraliaceae. A espécie passou a ser bastante conhecida pelas propriedades naturais que ela pode oferecer para os humanos, sobretudo no combate a alguns problemas estéticos específicos, como a celulite.

planta heraA hera é identificada como sendo um arbusto trepador com raízes que se estende pelo solo se apoiando em árvores e muros. Já as folhas são alternadas e coriáceas. Ela produz frutos que são consumidos por pássaros, mas são tóxicos para os humanos.

Benefícios e Propriedades da Planta Hera:

A hera, quando componente de remédios naturais, pode ser usada para curar tosses fortes, especialmente as com catarro. Além disso, suas ações são analgésicas, expectorante, calmante, cicatrizante, hidratante e lipolítica.

Quando a gripe ou a bronquite estão fortes, recomenda-se tomar ½ xícara de chá de hera para expectorar o catarro, já que suas propriedades são bronco-dilatadoras. Além disso, compressas ajudam na cicatrização de machucados.

E seus benefícios contemplam também a estética. Um banho com a infusão da planta garante uma pele mais macia e hidratada, porém é preciso ter cuidado para não exagerar na dose. A dica é colocar sempre mais água e evitar as partes intimas. Devido as suas ações de beleza, ela é facilmente encontrada como substância principal em produtos cosméticos, como creme contra celulites e antirrugas.

O uso dessa planta em excesso pode causar vômitos e diarreia, irritação gástrica e em casos mais graves, pode levar ao estado febril. O uso indevido das compressas causa dermatites. Confira abaixo os Benefícios da Hera para Saúde e Beleza:

  • Controla crises de asma;
  • Ajuda no controle da bronquite;
  • Diminui as celulites;
  • Ameniza a laringite;
  • Auxilia no tratamento de gota;
  • Ajuda no combate ao reumatismo;
  • Diminui os calos;
  • Trata queimaduras;
  • Acelera a cicatrização;
  • Ameniza dores;
  • Age como calmante natural.

Como Utilizar a Hera?

Todas as partes da hera fresca são tóxicas e, por este motivo, ela não deve ser utilizada nesta forma. A hera somente deve ser ingerida quando está presente na composição de medicamentos comprados na farmácia e sob orientação médica.

As suas folhas frescas (50g), piladas ou vaporizadas em água quente, costumam ser usadas na forma de cataplasma sobre áreas dolorosas; e a infusão de 50g de folhas frescas em 250 ml de água é usada para compressas em regiões afetadas.

A hera também é usada na estética: um banho com a infusão da planta proporciona uma pele mais macia e hidratada, porém é necessário ter atenção e cuidado com a dose, evitando exageros. Recomenda-se colocar mais água e evitar o contato com as partes íntimas.

Como Fazer Chá de Hera:

O chá de hera é feito com as suas folhas secas e serve apenas para uso externo, em doses pequenas e para fazer compressas.

Para preparar o chá, acrescente as folhas frescas em uma chaleira com água e espere ferver. Tampe e deixe por 10 minutos. Após este tempo, coe. Para fazer a compressa, coloque as folhas secas em água gelada, amasse-as bem e aplique com um pano umedecido.

planta hera benefíciosEfeitos Colaterais e Contraindicações

Os efeitos colaterais da hera incluem vômitos, diarreia, irritação gástrica e, em casos mais graves, pode levar ao estado febril. Além disso, utilizar as compressas indevidamente pode causar dermatites. Lembre-se que a orientação médica é necessária em qualquer tratamento, inclusive com remédios naturais!

A planta é contraindicada para crianças, grávidas, lactantes e para pessoas que possuem hipertireoidismo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Chá de Equinácea Para Saúde!

Maçanilha – Origem, Benefícios e Como Usar!