Os 30 Benefícios do Oxicoco Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Oxicoco Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, o Oxicoco é uma fruta versátil e, seus benefícios torna úteis nos alimentos. O nome popular da planta de cranberry é Vaccinium macrocarpon é uma das frutas nativas da América do Norte. Ela tem uma excelente capacidade antioxidante em comparação com outros vegetais e frutas.

A planta é um pequeno arbusto rastejante, quer dizer, um tipo de videira de baixo alcance. Ela nasce em pântanos, ambientes arenosos e ácidos. Típicos de regiões de clima temperado e mais frios, como países da Europa, Canadá e Estados Unidos.

oxicocoPara ter ideia do tamanho do Oxicoco, o arbusto pode chegar até 20cm de altura. Ele tem hastes finas, com folhas pequenas e verdes.

O Oxicoco é uma fruta pequena, redonda, com a poupa de cor vermelha. Cada baga contém quatro pequenas sementes colocadas centralmente em cápsulas. A baga é muito ácida no sabor, com pH na faixa de 2,3 a 2,5.

Valor Nutricional do Oxicoco:

O Oxicoco possui quantidades consideráveis de vitamina C e ácido salicílico. Ele ainda fornece  proteínas e carboidratos. Em termos de minerais, contém ferro, sódio, magnésio, cálcio, zinco e potássio.

Também contém vitaminas como riboflavina, tiamina, niacina, vitamina B6, vitamina E e até mesmo vitamina K. Então, confira em detalhes os Benefícios do Oxicoco Para Saúde.

1. Previne Cálculos Renais:

O fruto tem a capacidade de prevenir a formação de cálculos renais. Isso porque ele ajuda a excretar o ácido oxálico e o ácido úrico dos rins, prevenindo assim, doenças renais.

2. Combate Inflamação:

O Oxicoco possui propriedades não dialisáveis ​​que ajudam a impedir o vírus inflamatório de se manter nas células e causar inflamação. Assim, se você estiver sofrendo de inflamação, o consumo regular do fruto pode ajuda-lo.

3. Previne o Câncer:

O Oxicoco contém antioxidantes e componentes anti-cancerígenos que interferem no crescimento das células cancerosas, particularmente, aquelas associadas ao câncer de próstata e cólon.

4. Previne Problemas de Estômago:

Os flavonoides presentes no Oxicoco diminuem a ameaça de desenvolver problemas de estômago como úlceras e outros problemas que possam causar dores de estômago.

5. Ajuda na Produção de Colágeno:

A quantidade significativa de vitamina C encontrado no Oxicoco é extremamente fundamental para a produção de colágeno no organismo. Além disso, o suco da fruta também ajuda no bom estado dos tecidos ósseos.

6. Oxicoco Possui Propriedades Anti-Envelhecimento:

Os antioxidantes e fitonutrientes do fruto, ajudam a combater a perda de memória relacionada à idade e à falta de coordenação motora. Além do mais, se você deseja se prevenir do envelhecimento precoce, o fruto pode ser seu grande aliado.

7. Aumenta o Crescimento do Cabelo:

O fruto ainda possui uma quantidade muito boa de vitamina A e vitamina C. Estas vitaminas são de extrema importância para o crescimento do cabelo.

8. Trata Acne e Espinhas:

O Oxicoco possui propriedades anti-sépticas que são populares por tratar acne e espinhas. Além disso, o suco deste fruto também pode ajuda-lo a se manter livre de rugas.

9. Previne Psoríase e Alopecia:

As propriedades anti-sépticas e antifúngicas do fruto são de suma importância na prevenção à psoríase. Além disso, o consumo do suco de Oxicoco pode ajudar na prevenção de doenças relacionadas ao couro cabelo, como caspa.

10. Auxilia no Emagrecimento:

O Oxicoco tem uma extrema capacidade de ajudar no emagrecimento devido a sua boa quantidade de vitamina C e vários antioxidantes que promovem o emagrecimento.

11. Ajuda na Saúde do Coração:

O fruto também pode ajudar a reduzir o risco de doenças relacionadas ao coração e auxiliar na manutenção da saúde cardiovascular.

12. Fortalece os Ossos:

A quantidade significativa de cálcio no fruto é essencial para fortalecer seus ossos, dentes e unhas. Também reduz o risco de desenvolver osteoporose e artrite.

13. Melhora a Saúde Ocular:

O Oxicoco ajuda na eliminação de toxinas nocivas que podem prejudicar a saúde ocular. Além disso, o fruto ainda pode prevenir doenças como catarata e olhos secos.

14. Previne Pedras Nos Rins:

O fruto reduz a quantidade de magnésio, citrato, oxalato e cálcio encontrados na urina. Além disso, as propriedades polifenólicas ajudam a combater infecções renais.

15. Previne Infecções Respiratórias:

O Oxicoco ajuda na inibição de certas cepas da gripe Haemophilus, que é uma causa comum de infecções nas orelhas e respiratórias em crianças.

16. Combate a Inflamação Pulmonar:

O fruto tem um composto chamado material não-dialisável que impede o vírus da gripe de se conectar às células, prevenindo a infecção.

17. Limpa o Organismo:

O fruto também ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele ainda limpa o organismo deixando-o livre de células de gorduras.

18. Combate a Obesidade:

O cálcio é um mineral de suma importância para o corpo. Quando há a deficiência deste mineral no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso.

Entretanto, o cálcio faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

19. Regula os Batimentos Cardíacos:

O oxicoco ajuda nessa contração muscular, também ajuda na contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular.

20. Fortalece os Ossos:

O cálcio é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como a osteoporose, osteomalacia e raquitismo.

É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

Outros Benefícios do Oxicoco Para Saúde:

  • Previne artrite;
  • Melhora a saúde bucal;
  • Aumenta a imunidade;
  • Combate gripe e resfriado;
  • Previne degeneração macular;
  • Auxilia no Emagrecimento;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Previne a queda de cabelo;
  • Aumenta a quantidade de cólageno;
  • Melhora o aspecto da pele.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Murici Para Saúde

Os 40 Benefícios do Coentro Para Saúde