Sete Sangrias – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Sete Sangrias – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Sete Sangrias possui muitas propriedades medicinais que são importantes para saúde do corpo humano. A Sete Sangrias, tendo seu nome científico (Cuphea carthagenensis), é uma planta da classe das herbáceas e também pode ser conhecida por outros nomes populares como guanxuma-vermelha, balsamona, chiagari, cuféa ou erva de sangue.

sete sangrias

Sendo nativa da América do sul, esta planta é pouco ramificada e possui de 20 a 60 cm de altura e pode ser colhida entre dezembro e fevereiro.

Como característica, tem seu caule áspero e revestido por pelos avermelhados. Suas folhas são verdes e simplórias, tendo suas flores de coloração rosa-arroxeada. De acordo com a teoria das “assinaturas dos corpos” defendida por Paracelso, em que as plantas trazem a forma da parte do corpo que beneficiam, a sete-sangrias, vem trazendo o formato e cor rúbea semelhante aos vasos sanguíneos, área em que atua no corpo humano ao ser devidamente ingerida.

O nome Sete Sangrias surgiu porque, nos tempos passados, as pessoas costumavam ser curadas por sangrias. Esta herbácea prometia ser tão poderosa na cura de males que valeria por Sete Sangrias, assim originando seu nome.

Origem da Sete Sangrias:

A Sete Sangrias é uma planta da família das Litráceas. A Sete Sangrias tem o caule e os ramos coberto por pelos gladulares, e de tonalidade avermelhada. O seu pecíolo é curto, isentas de pibescência na parte superior, e pilosas na parte inferior.

As flores desta planta, tem todo um charme, são intrapecioladas e com cálice giboso. O da Sete Sangrias fruto é uma cápsula pequena com as sementes. É originário da América Central e do Sul, desde o México até o Uruguai. Reproduz por sementes, preferindo solos arenosos, úmidos, férteis e ricos em matéria orgânica.

A planta Cuphea carthagenensis ou Sete Sangrias é amplamente distribuída em todo o Brasil e vários países sul-americanos. A infusão de toda a planta é utilizada na medicina popular. Ela serve como um anti-hipertensivo e para o tratamento de doenças cardiovasculares.

Propriedade da Sete Sangrias:

Estas são as principais propriedades da Sete Sangrias: Adstringente, antidiarreica, laxativa, anti-hipertensiva, antiobésica, anti-reumática, anti-sifilítica, balsâmica, cardiotônica, depurativa do sangue, digestiva (limpa o estômago e os intestinos), diurética (auxiliando contra o inchaço e a favor do emagrecimento), diaforética, emenagoga (facilita no fluxo menstrual), febrífuga (tratamento de febre), hipocolesterolêmica (ajuda no tratamento de redução do colesterol alto), hipotensora (hipertensão), sedativa, sudorífera e tônica. Então, confira agora os Benefícios da Sete Sangrias Para Saúde:

Benefícios da Sete Sangrias Para Saúde:

  • A a Sete Sangrias possui a capacidade de fazer uma limpeza do sangue, inclusive eliminando parte do colesterol ruim, bem como de reduzir a hipertensão. É, ainda, uma substância cardiotônica. Por isso, é um excelente remédio caseiro quando o objetivo é acabar com as arritmias cardíacas.
  • As febres podem ser sintomas de diversas condições, e quando a temperatura sobe demasiadamente é possível que seja potencialmente perigosa. Há diversos modos de combatê-la e reduzi-la, e um desses métodos é com o uso da Sete Sangrias, que possui propriedades febrífugas que auxiliam nessa finalidade.
  • Dentre os efeitos da Sete Sangrias, destaca-se sua propriedade sedativa. Por isso, trata-se de um excelente remédio natural quando o assunto é acabar com a insônia e ter uma perfeita noite de sono.
  • O uso da Sete Sangrias favorece a eliminação de ácido úrico, o que gera reflexos positivos em todo o sistema renal. Isso decorre de suas propriedades diuréticas que, além de potencializar o funcionamento desse sistema, também é bastante interessante para as pessoas que querem emagrecer, pois evita o inchaço e favorece a perda de peso.
  • Ajuda na limpeza do sangue, por sua propriedade depurativa;
  • Elimina o ácido úrico do organismo;
  • Trata eczemas, psoríase e outras afecções na pele;
  • Abaixa a pressão alta;
  • Ajuda a limpar o estômago e intestinos, dessa forma é possível emagrecer mais rapidamente;
  • Afecções venéreas podem ser tratadas com o chá de Sete Sangrias;
  • Tomado na dose correta, cura diarreias;
  • Reumatismo, sífilis e úlceras na pele são prevenidos com essa erva;
  • Abaixa febre e febre intermitente;
  • É usada para diminuir as crises de insônia e fazer o sono ser mais calmo.

Como Usar a Sete Sangrias:

Existem várias maneiras de aproveitar a Sete Sangrias, como o extrato alcoólico, o xarope, os emplastros e as compressas. Contudo é o chá que faz mais sucesso, pois combate dores e vários outros problemas.

Para preparar o chá, ferva uma colher e meia das flores e folhas da erva em um litro de água. Deixe que a bebida amorne, coe o conteúdo e beba antes das principais refeições. Esse chá também pode ser preparado a partir de uma infusão, fervendo a água primeiro e só depois acrescentando a erva para que apure por alguns minutos e seja coado, ficando pronto para beber.

Efeitos Colaterais da Sete Sangrias:

O chá de Sete Sangrias não deve ser consumido por crianças (principalmente com menos de sete anos de idade), mulheres gestantes ou mães que se encontrem em processo de amamentação de seus bebês.

beneficios da sete sangrias

A bebida não deve ser utilizada de maneira contínua e excessiva. O seu uso inadequado pode resultar em efeitos colaterais como quedas bruscas da pressão arterial e diarreia, tendo em vista que a planta utilizada no preparo do chá apresenta propriedades laxativas, ainda que elas sejam classificadas como leves.

Para ter segurança em relação ao uso do chá, converse com o seu médico para saber se ele não fará mal para você e se é realmente indicado para o seu caso ou condição de saúde. Verifique ainda com o profissional a quantidade ideal a ser consumida e se não existem riscos de interação entre a bebida e algum tipo de medicamentos que você esteja tomando.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 25 Benefícios das Orquídeas Para Saúde!

Fedegoso – Origem, Benefícios e Como Usar!