Os 20 Benefícios do Apuruí Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Apuruí Para Saúde são muitos, pois ele está repleto de propriedades e nutrientes que o torna uma ótima opção para ajudar no funcionamento adequado do corpo. Além disso, o apuruí ou puruí é uma fruta deliciosa, mas desconhecida por muitos.

Ele normalmente é encontrado no estado do Acre, tem uma cor amarelada e é bem docinho. Sua fruta é conhecida popularmente como um dos principais ingredientes das marmeladas, chamada ainda de goiaba preta.

beneficios do apurui

Nativo das formações florestais primárias da Amazônia, é muito encontrado no Pantanal e seu nome vem do tupi-guarani, significando “fruta acre e doce”. Também é chamado de Marmelada ou Goiaba preta.

Ela também possui outros nomes como: puruí, marmelada, apuruí, marmelada-bola, marmelada -de-cavalo, marmelada-de-bezerro, marmelada-nativa, ajuriú, ajuruí, motu.

Arvore de até 8m de altura e copa cônica. Como é dioica, as flores masculinas e femininas ocorrem em indivíduos distintos, motivo pelo qual é necessário plantar ao menos dois exemplares. Os frutos ficam marrons escuros quando totalmente maduros, e quando consumidos in natura lembram doce de marmelo. Uma ótima receita é prepará-los com gelatina sem sabor.

Ela pode ser consumida ao natural ou sob a forma de refrescos. Devido ao elevado número de sementes, recomenda-se peneirar a polpa para facilitar o consumo.

Valor Nutricional do Apuruí:

O Apuruí é fonte rica de várias vitaminas, minerais e compostos orgânicos essenciais, incluindo fibras dietéticas, proteínas, Potássio, Ferro, Cálcio, Vitamina A, Vitamina C e as vitaminas do complexo B. Então, confira Os 20 Benefícios do Apuruí Para Saúde:

Benefícios do Apuruí Para Saúde:

1. É Indicado Para Inflamação de Garganta:

O Apuruí também ajuda a aliviar sintomas de inflamação de garganta, mas para isso existe um preparo especial: deve-se cozinhar alguns frutos inteiros, com pele, polpa e semente na água açucarada, coar e conservar em um vidro, utilize uma colher do líquido com um pouco de água morna para fazer gargarejo.

2. Proporciona Hidratação ao Corpo:

Em primeiro lugar, quanto à composição e valor energético, observe que esta fruta tem um elevado teor de água e, por sua vez, é uma baixa caloria. Por isso, se torna uma boa maneira de manter-se hidratado, mesmo estando em dieta.

3. É um Excelente Diurético:

Um copo de suco desta fruta encoraja os rins a excretar mais água. Isso é útil no tratamento da pressão arterial elevada, edema e cálculos renais. O diurético natural também pode ser útil no tratamento de ovários policísticos, osteoporose e crescimento excessivo de cabelo em mulheres.

4. Útil Para Limpar os Intestinos:

O Apuruí aumenta o peristaltismo nas entranhas, ajudando a criar um movimento intestinal, eliminando o desperdício e o bônus para ajudar a ser regular. Adicione-o em 300ml de água e aqueça, beba todos os dias pela manhã.

5. Ajuda no Combate ao Câncer:

O Apuruí é rejuvenescedor de saúde na erradicação de elementos tóxicos no corpo. Isso significa que ele ajuda a eliminar o corpo de elementos cancerígenos. O Apuruí consiste em componentes conhecidos como salvestrol Q40 e limoneno, que são conhecidos por lutar contra células cancerosas no corpo.

apurui beneficios

6. Controla o Colesterol:

O consumo desta fruta é também recomendado para pessoas que tendem a ter altos níveis de Colesterol, uma vez que é rica em fibras solúveis, que reduzem a absorção de Colesterol no sangue.

7. Tonifica o Fígado:

O Apuruí contém um ingrediente essencial chamado d-limonina, que ajuda a desintoxicar o fígado. Um fígado saudável é importante em um mundo tóxico. O fígado deve funcionar bem para quebrar pesticidas, conservantes e outros aditivos não saudáveis na dieta. Seu fígado é o órgão mais trabalhador do seu corpo.

8. Ideal Para Tratar Diarreia:

A grande quantidade de uma substância chamada de tanino, encontrada principalmente nessas sementes, apresenta função adstringente, sendo uma ótima opção para tratar e Diarreia (para isso deve comer a fruta crua).

7. Combate o Ácido Úrico:

Entre os benefícios do apuruí, também ressalta-se a sua contribuição de ácido málico, que é o que lhe confere o gosto amargo, esta característica pode ser utilizada para neutralizar os níveis elevados de ácido úrico.

8. Ajuda a Tratar Flebite:

A flebite é inflamação nas paredes de uma veia. As propriedades anti-inflamatórias do Apuruí podem aliviar o desconforto desta condição. Ele também pode atuar como um remédio efetivo para olhos injetados de sangue, Varizes e até mesmo Hemorroidas!

9. Opção Ideal Para Melhorar a Digestão:

Distúrbios digestivos é um problema comum padrão não saudável. Problemas digestivos comuns incluem indigestão, constipação, azia crônica, Diarreia e gases. Esta fruta pode oferecer excelentes benefícios para a saúde digestiva por causa do alto teor de fibra.

10. Um Excelente Alcalinizante Para o Corpo:

O Apuruí é ácido, para começar, mas eles são formadores alcalinos em fluidos corporais ajudando a restaurar o equilíbrio do pH do corpo.

11. Possui Propriedades Antioxidantes:

O Apuruí também possui propriedades antioxidantes que combatem radicais livres responsáveis pelo estresse oxidativo que causam diversas formas de câncer. Os radicais provocam uma mudança no DNA, podendo deixar as células cancerosas.

apurui

12. Apuruí é Rico em Potássio:

Também é importante notar que o apuruí é um dos alimentos ricos em  Potássio que podemos incorporar em nossa dieta para proteger nossos músculos, prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

13. Benefícios do Apuruí Para a Digestão:

O apuruí é uma boa fonte de fibras solúveis, pectinas e mucilagens, que ajudam na digestão dos alimentos. Portanto, o consumo de Apuruí pode prevenir a desidratação em casos de vômitos e também é indicado para tratar outras doenças estomacais.

Outros Benefícios do Apuruí:

  • Combate a gota;
  • Estimula o fígado e corta vômitos;
  • Combate a exaustão física e mental, e também a anemia;
  • Ajuda a curar queimaduras, fissuras e a limpar a pele;
  • Auxilia o tratamento de Aftas, males na gengiva e inflamações estomacais;
  • Abre o apetite de crianças e adultos com dificuldades de se alimentar;
  • É um calmante natural.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 10 Benefícios do Chá de Ameixa Seca Para Saúde!

Pervinca – Origem, Benefícios e como Usar