Cenoura Preta – Origem, Benefícios e Como Usar!

Cenoura Preta – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Cenoura Preta – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a cenoura preta contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. A cenoura preta, um cultivo colorido, produto da cenoura tradicional cientificamente conhecida como Daucus carota subsp. sativus, é mais comum na China e na Índia. As cenouras são tradicionalmente de cor laranja na América e em outras partes do mundo, mas elas podem vir em muitas cores, incluindo vermelho, roxo, branco, amarelo e preto. Suas raízes têm uma doçura inesperada, um sabor sutil e levemente apimentado.

beneficio da cenoura PretaA variação de cor é principalmente devido à concentração de compostos encontrados nas variedades dessa raiz doce.O extrato de cenoura preta, é usado pelas suas propriedades medicinais.

Embora essas cenouras sejam negras no exterior, por vezes perdem a tonalidade no interior. A cor escura das variedades roxa e preta, sinaliza uma alta concentração de antocianinas, enquanto as cenouras de cor laranja e amarelo tendem a conter quantidades mais elevadas de betacaroteno e outros ingredientes ativos.

As cenouras pretas têm um sabor único, decididamente diferente das cenouras brancas ou cor de laranja. Ainda que sejam mais comuns e estejam mais disponíveis no Oriente, onde são cultivadas, existem algumas lojas da especialidade onde se consegue encontrar e comprar estas raízes vegetais de cores únicas.

Propriedades da Cenoura Preta:

A Cenoura Preta ainda possui vitaminas e minerais como: vitamina A (betacaroteno), vitamina b3, vitamina C, ômega-6, vitamina b2, fósforo, potássio, cálcio e fibras.

A Cenoura Preta obtêm a sua cor através das antocianinas. Sendo ricas em nutrientes, possuem alguns benefícios importantes para a saúde, incluindo a capacidade de tratar doenças como o Alzheimer, e ainda, aumentar a cognição, reduzir a inflamação, otimizar a digestão e prevenir alguns casos de câncer, entre outros.

  • Trata a Artrite Reumatoide;
  • Trata o Câncer;
  • Ajuda na Digestão;
  • Previne o Alzheimer;
  • Melhora a Visão;
  • Ricas em fibras;
  • Rdeuz o Câncer;
  • Rica e Vitamina K;
  • Bom Para Pele.

Usos da Cenoura Preta:

A cenoura preta podem ser usadas de várias maneiras, mas a preferida é quando ainda se encontra crua, para comer com pastas ou patês. O seu sabor doce e único, é maravilhoso para conservas.

Também podem ser cozidas no vapor, ou adicionadas a ensopados e sopas, curry e saladas nutritivas.

O extrato de cenoura preta tem muitos usos, sendo utilizado em corantes alimentares naturais. Para as pessoas que pretendem manter hábitos alimentares Kosher e evitam consumir corantes de origem sintética, o extrato de cenoura preta pode ser útil para substituir os corantes alimentares mais populares, como o FD & C Red 40.

Existem poucas fontes naturais de uma cor tão escura, principalmente quando são acompanhadas de tantos antioxidantes e outros nutrientes essenciais.

Efeitos Colaterais da Cenoura Preta:

Cenoura PretaEmbora existam inúmeros benefícios, é possível notar alguns efeitos colaterais depois de consumir a cenoura preta, como a descoloração da pele, reações alérgicas, flatulências e problemas de pressão arterial.

Grande parte desses efeitos colaterais provém de uma quantidade excessiva de fibra alimentar presentes, elevado teor de potássio e betacaroteno.

Consumir qualquer alimento em excesso pode ser perigoso, particularmente para a saúde do seu sistema gastrointestinal. Dito isto, algumas pessoas têm uma alergia natural às cenoura, neste caso, todas as variedades devem ser evitadas, para evitar inchaço, erupções cutâneas e problemas no estômago.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Efedra – Origem, Benefícios e Como Usar!

beneficios do cha mate com mel

Os 10 Benefícios do Chá Mate Com Mel Para Saúde