Os 20 Benefícios da Tanchagem Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Tanchagem que poucas pessoas conhecem. Além disso, a tanchagem, de nome científico plantago major L., é uma planta rasteira pertencente à família das plantagináceas, sendo também conhecida popularmente como acatá, carrajá, tanchagem-terrestre e erva-de-ovelha.

beneficios da tanchagemO chá de tanchagem possui inúmeras propriedades benéficas à nossa saúde e é um dos chás medicinais mais utilizados no nosso país e em outros, como a Índia e os Estados Unidos. Esta planta pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação e feiras livres.

Propriedades da Tanchagem:

A tanchagem tem propriedades adstringente, antibacteriana, redutora de irritação, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, desintoxicante, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, sedativa, laxativa e tônica. Então, confira Os 20 Benefícios da Tanchagem Para Saúde:

1. Possui Ação Anti-inflamatória:

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de tanchagem pode ser utilizado como um gargarejo e ajudar a amenizar dores de garganta e dores na boca, além de auxiliar o tratamento de aftas.

O gargarejo com o chá ainda é indicado para auxiliar casos de amigdalite, gengivite, estomatite (inflamação bucal) e traqueite (inflamação bacteriana ou viral na traqueia). Entretanto, é importante saber que a bebida utilizada em gargarejos não devem estar adocicado.

2. Melhora a Saúde da Pele:

O chá de tanchagem com mel pode ser utilizado para ajudar a tratar espinhas e acnes que afetam a pele. A receita aqui é molhar bem um chumaço de algodão ou gaze com a bebida e aplicar nas áreas afetadas, deixando o chá agir durante no mínimo 20 minutos.

3. Auxilia no Tratamento da Bronquite:

Dois experimentos clínicos realizados na Bulgária mostraram que a planta medicinal apresenta eficácia em relação ao tratamento da bronquite crônica, que se trata de uma inflamação que atinge a mucosa que reveste os brônquios.

A justificativa é que ela atua como um emoliente, que alivia pequenos desconfortos e irritações ao formar uma espécie de filme suavizante na área afetada da membrana mucosa.

4. Ajuda no Alívio de Tosses:

Por conta da mesma propriedade emoliente que citamos no tópico acima é que as folhas da planta que são utilizadas no chá ajudam a amenizar a tosse que surge em decorrência de gripes, resfriados e irritações. Devido ao fato de aumentar a produção de muco nos pulmões, as substâncias emolientes como as folhas de tanchagem são utilizadas com mais frequência para aliviar as tosses secas.

5. Problemas Respiratórios:

A German Comission E, uma comissão da Alemanha que regula as ervas e seus usos medicinais, aprovou o uso interno das folhas de tanchagem para aliviar tosses e irritações na membrana mucosa, que estejam associadas com infecções no trato respiratório superior.

tanchagemAcredita-se, por conta de pesquisas experimentais, que a planta medicinal possa reduzir a irritação dos tecidos pulmonares que causam desconforto, além de estimular o sistema imunológico. A German Comission E recomenda o uso da tanchagem para tosses irritativas crônicas e moderadas, especialmente em crianças.

Outros Benefícios da Tanchagem:

  • Trata asma e afecções das vias respiratórias, da boca e garganta
  • Combate infecções
  • Gota, excesso de ácido úrico no sangue
  • Ajuda a tratar úlcera gástrica
  • Combate inflamações nos ouvidos, nos olhos, nas gengivas, na garganta, nas amígdalas, na faringe, no estômago, nos intestinos, nos rins e na bexiga
  • Ótima para gripes
  • Ajuda a tratar a sinusite
  • Ajuda a tratar a apendicite
  • Combate a conjuntivite
  • Alivia os sintomas das hemorroidas
  • Trata problemas urinários
  • Ajuda a cicatrizar feridas mais rapidamente.

Você pode encontrar essa planta medicinal à venda em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação e também em feiras livres.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Tanchagem:

O chá de tanchagem é contraindicado para grávidas, lactantes e pacientes com problemas de coração, constipação e fezes ressecadas. Os efeitos colaterais desta planta rasteira incluem sonolência, cólicas intestinais e desidratação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Ipê Rosa – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios da Laranja da Terra Para Saúde