Os 24 Benefícios do Chá de Alface Para Saúde

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Alface são realmente muitos bons para saude. Alem disso, o verde da alface aparece como protagonista de muitas saladas. Seu sabor neutro faz com que seja combinada com diferentes verduras, compondo um prato colorido e saudável.

Chá de Alface

A alface costuma ser uma das primeiras verduras que as crianças aprendem a comer, devido à sua coloração chamativa e seu sabor suave. A partir da alface, muitas delas podem adquirir o hábito de consumir verduras e legumes.

A alface é bastante nutritiva e outra excelente forma de consumi-la é em chás. Você já pensou em aprender como fazer chá de alface? Pode não ser a primeira coisa que vem à cabeça ao pensar na verdura, mas definitivamente irá trazer benefícios para sua saúde e qualidade de vida.

Valor Nutricional:

A alface apresenta grande valor nutricional e um baixo teor calórico, 100g de alface contém cerca de 12 Kcal.

É fonte de fibras, potássio e vitaminas do complexo B; vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea; ácido fólico, uma vitamina importante para as mulheres grávidas e para aquelas que pretendem engravidar, pois contribui para evitar defeitos congénitos, como a espinha bífida e beta-caroteno ou pró vitamina A.

Um antioxidante, que neutraliza a ação prejudicial dos radicais livres, contrariando, desta forma, o envelhecimento precoce a diminuindo o risco de cancro e de outras patologias.

Benefícios do Chá de Alface:

1. Proteína Essencial no Tecido Ósseo:

A alface é rica em vitamina K, vitamina essa que promove a produção de uma proteína essencial no tecido ósseo.

Além disso, minerais importantes para a saúde óssea, como o fósforo e o cálcio, são encontrados em quantidades relevantes neste alimento.

2. Redução do Colesterol:

As fibras presentes na alface promovem a remoção de sais biliares, com um efeito importante na diminuição do colesterol “mau” (LDL) no organismo.

3. Prevenir a Degeneração Macular:

O betacaroteno presente na alface ajuda a manter a retina saudável e a prevenir a degeneração macular associada à idade.

4. Prevenção e Tratamento de Anemias:

Sendo rica em ferro, a alface é assim um alimento importante para a prevenção e tratamento de anemias.

5. Perda de Peso:

Tendo apenas 15 calorias por cada 100 g de peso, e contendo uma grande quantidade de nutrientes essenciais, a alface é um excelente alimento para integrar diariamente uma dieta saudável e promotora do controlo de peso. Além disso, as suas fibras ajudam-no a ficar saciado mais rapidamente.

Benefícios do Chá de Alface:

  • É rica em vitaminas A, C, E e K;
  • Não possui gorduras por isso deve estar presente em toda dieta;
  • Possui os minerais: zinco, potássio, ferro e magnésio em sua composição;
  • Não é muito calórica (aliás, quase nada!): 50 gramas de alface possuem menos de 10 calorias;
  • Possui menos de 2 gramas de carboidratos;
  • Ajuda a melhorar a visão;
  • Auxilia no combate aos radicais livres;
  • Ajuda a prevenir/proteger contra o câncer;
  • Atua no processo de cicatrização;
  • Ajuda diretamente na formação das células sanguíneas;
  • Previne casos de anemia;
  • Atua ajudando no equilíbrio de sódio, potássio e cálcio no organismo;
  • Contribui bastante para o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos;
  • Auxilia no bom funcionamento da musculatura;
  • Possui muitas fibras e água (por isso ajuda contra prisão de ventre);
  • Promove a sensação de saciedade fazendo com que você coma menos;
  • Contribui para um intestino mais saudável;
  • É rica em betacaroteno, pectina e lactucina;
  • Fortalece as vias respiratórias;

Receita de Chá de Alface:

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de alface. Aprenda como fazer chá de alface para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

Receita de Chá de Alface com Maçã:

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • cascas de maçã;
  • 1 folha de alface;

Modo de Preparo:

  • Aqueça a água e adicione os outros ingredientes;
  • Deixe em infusão por alguns minutos com a panela tampada;
  • Coe e sirva morno;

Receita de Chá de Alface Lisa:

Ingredientes:

  • 7 folhas de alface lisa;
  • 200 ml de água;

Modo de Preparo:

Deixe cozinhar no fogo baixo por 15 minutos. Quando estiver com coloração amarelada, pode desligar. Espere amornar e sirva. Se quiser, adoce.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

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