Achillea – Origem, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Achillea – Origem, Benefícios e Como Usar de forma consciente. Além disso, a Achillea, também conhecida como mil folhas, é uma planta que apresenta pequenas folhas divididas em vários segmentos e odor parecido ao da cânfora. Pertencente à família asteraceae e originária da Europa, esta planta é cultivada em quase todo o território brasileiro e pode ser conhecida por várias outras denominações, tais como aquiléia, erva de carpinteiro, erva dos carreteiros, mil em rama, mil folhada, prazer das damas e outras.

Segundo a mitologia grega, Aquiles exceto o seu calcanhar foi mergulhado nesta planta para fortalecer-se e tornar-se poderoso. Devido às propriedades medicinais da Achillea ,o chá preparado pode ser usado para prevenir e tratar diversas doenças.

achilleaAchillea millefolium é uma erva natural que oferece uma gama de benefícios à saúde. Esta erva perene é encontrada principalmente no hemisfério norte e podem crescer em qualquer lugar no campo, prados, pastagens, ao longo das estradas e até mesmo terrenos baldios. Achillea pode ser facilmente visto devido ao seu caule forte, folhas de penas e conjunto de flores brancas no topo.

É também uma das plantas mais versáteis de cura que tem sido usado desde os tempos antigos gregos. A seguir confira os benefícios surpreendentes de Achillea que a tornam uma maravilha de erva.

Benefícios da Achillea:

A Achillea ajuda a relaxar vasos sanguíneos periféricos, melhorando a circulação. Suas propriedades diaforéticas ajudam a abrir os poros, auxiliando na eliminação de substâncias que o corpo não necessita, além de provocar à dilatação de vasos capilares, melhorando a circulação sanguínea e combatendo a queda de cabelo.

Uma receita antiga indicava misturar Achillea com tabaco e esfregar diretamente no couro cabeludo para retardar a calvície. Devido a sua ação analgésica e calmante, possui o poder de aliviar febre, gripes, resfriados e principalmente dores de cabeça.

É um excelente diurético, útil na desintoxicação do organismo, reduz a incontinência urinária, estimula uma boa circulação sanguínea e trata de problemas como hemorroidas e gases. A sudorese causada pelo milefólio pode ser útil para aliviar os sintomas de febre e constipações. O uso do Achillea juntamente com a flor de sabugueiro e hortelã-pimenta é um velho remédio para combater resfriados.

A erva, cujo um dos nomes populares é “novalgina”, contém várias substâncias anti-inflamatórias, como o azulene e o ácido salicílico. Mulheres que sofrem com cólicas menstruais ou ciclos irregulares se beneficiam com o urso da erva e notam que ocorre a diminuição dos incômodos e melhora na regularização do ciclo menstrual. Confira Alguns dos Benefícios da Achille Para Saúde:

  • Ajuda na cicatrização de feridas;
  • Combate frio e febre;
  • Aids na circulação do sangue;
  • Reduz o sangramento menstrual intenso;
  • Promove a digestão;
  • Funciona como um adstringente natural;
  • Alívio da dor para menstruação dolorosa;
  • Ajuda na absorção de nutrientes.

Usos Tradicionais da Achillea:

Na medicina popular, a aplicação direta das folhas frescas da Achillea no local da ferida ou corte ajuda a estancar sangramentos, formando uma crosta no lugar da aplicação. As folhas frescas colocadas no nariz ajudam a combater hemorragias nasais e amenizam enxaquecas. A inalação da erva enquanto é fervida trata a asma e a febre. O vapor do cozimento da folha de Achillea é usado para retirar a oleosidade da pele.

A decocção já foi usada para tratar todos os tipos de ferimentos externos, pele com rachaduras ou mamilos doloridos. Em forma de lavagem para eczema. Esfregado na pele pode repelir insetos. Compressas são indicadas para varizes. Em forma de enema ou compressas para tratamento de hemorroidas. A folha fresca mastigada de Achillea pode aliviar dor de dente. Em forma de líquido para limpeza bucal ou garganta inflamada e a plicação direta em picadas de aranha.

Como Preparar o Chá de Achillea?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá da planta achillea, basta seguir este procedimento: Coloque 15 gramas de folhas secas em um 1 litro de água fervente, abafe o recipiente e aguarde pelo período de 10 minutos.

Quando a bebida estiver morna, coe antes de consumir. A indicação de consumo é de duas xícaras deste chá ao dia.

achilleaContraindicações e efeitos colaterais da Achillea:

O uso excessivo da Achillea pode causar fotossensibilidade de pele. O consumo interno em abundância pode trazer algum efeito leve psicotrópico, podendo ocorrer mudanças na cor e intensidade da luz ao redor ou até mesmo causar vertigem e dores de cabeça em algumas pessoas.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e tampouco na época do nascimento do bebe, vez pode interferir na placenta. A urina pode ficar com um tom castanho após a utilização da erva, no entanto, isso não é motivo para preocupação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Os 15 Benefícios do Chá da Folha de Graviola Para Saúde

Erva Baleeira – Origem, Benefícios e como Usar!