Os 40 Benefícios da Carambola Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Carambola Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, a Carambola é um fruto exótico e atrativo de uma espécie de árvore chamada de Averrhoa Carambola. Tanto a árvore como seus frutos são populares em todo o Sudeste Asiático, no Pacífico Sul e partes da Ásia Oriental. A árvore também é cultivada na Colômbia, Guiana, República Dominicana, Brasil e nos Estados Unidos.

Benefícios da CarambolaA árvore da Carambola é de crescimento lento (perene) e caracteriza-se por ter tronco curto e bastante ramificado. Conseguem alcançar até 15 metros de altura aos 25 anos de idade. Os frutos são vistosos, possuem uma pele fina que varia do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação.

Quando imaturos são verdes, e atingem a cor amarela quando estão maduros e prontos para serem consumidos. É um fruto adstringente e suculento com sabor doce e azedo. Cortado em fatias, em transversal, o fruto tem a forma de uma estrela.

A fruta é cultivada principalmente durante os meses de junho, julho e agosto, mas algumas vezes durante o ano todo. As formas de consumo de Carambola são variadas e típicas de cada região. Geralmente as frutas maduras são utilizadas em saladas, sucos, no preparo de geleias, gelatinas e caldas.

Valor Nutricional da Carambola:

Com 31 calorias, 6,7 g de carboidratos, 1 g de proteínas, 0,3 g de gorduras e 2,8 g de fibras a cada 100 g. Além disso, a Carambola é uma excelente fonte de vitaminas, como a Vitamina CVitamina A e vitaminas do grupo B, como TiaminaNiacinaRiboflavinaVitamina B6 e ácido fólico.

A Carambola também contém uma série de minerais essenciais tais como CálcioMagnésioPotássioZincoCobreFósforo e Ferro. em sua composição, a Carambola é uma fruta tropical, originária da Índia e também cultivada no Brasil. Então, confira Os 40 Benefícios da Carambola Para Saúde:

1. Previne a Diabetes:

A Carambola é rica em propriedades hipoglicemiantes, o que quer dizer que ela é capaz de reduzir a digestão e absorção dos açúcares presentes nos alimentos ingeridos, ajudando a evitar os picos e quedas nos níveis de insulina no sangue, além de regular as taxas de glicose na corrente sanguínea.

2. Previne o Câncer:

Devido à sua alta concentração de antioxidantes, como é o caso da epicatequina, a Carambola também pode reduzir os riscos da incidência de câncer, dentre eles, o de mama, um dos que mais atingem mulheres no Brasil e no mundo todo.

3. Benefícios da Carambola Para Prisão de Ventre:

A Carambola é considerada uma fruta com alto poder laxante, devido à sua maior quantidade de fibras presentes principalmente nas suas cascas e sementes.

4. Facilitar a Absorção de Ferro:

A deficiência de ferro pode desencadear em diversas doenças como anemia ferropriva, e também pode prejudicar o transporte de oxigênio pelo corpo, já que é o mineral que forma a hemoglobina, proteína encontrada nos glóbulos vermelhos e responsável por essa função.

5. Tratar Inflamações:

A Carambola é rica em flavonoides que possuem efeitos anti-inflamatórios. Por este motivo, tem sido utilizada no tratamento de doenças de pele, como a psoríase e a dermatite atópica.

6. Benefício da Carambola Para Combater o Envelhecimento Precoce:

A Carambola por ser rica em substâncias antioxidantes, o consumo regular da Carambola pode retardar o processo de envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres que causam danos às células.

7. Ajudar a Emagrecer:

Por conter baixa quantidade de gorduras e alta quantidade de água, além de pouco índice de calorias e composição nutritiva, a Carambola realmente pode ajudar a emagrecer. Para se ter uma ideia, uma Carambola de 100 gramas pode oferecer ao corpo apenas 31 calorias, o que a torna um alimento ideal para compor uma dieta.

8. Possui Antioxidantes Natural:

Foi altamente comprovado que a Carambola tem poderosas propriedades antioxidantes e antimicrobianas e, portanto, comer ou beber seu suco pode ajudar a se livrar de bactérias como E-Coli, salmonela e estafilococos, que são conhecidos por causar problemas intestinais.

9. Benefícios da Carambola Para Melhorar o Sistema Imunológico:

Um dos benefícios da Carambola também é a melhoria do sistema imunológico, pelo fato de que ela contém Vitamina C, que traz ação antioxidante ao organismo. Além de fazer bem ao sistema de defesa do corpo, os antioxidantes eliminam os radicais livres.

10. Previne Anemia:

A Carambola é uma grande fonte de ferro e, ainda, Vitamina C, que é responsável por ajudar o organismo a absorver esse importante mineral, a fruta pode ajudar a combater a anemia ferropriva, causada pela deficiência dele, bem como melhorar o transporte de oxigênio pelo corpo.

11. Tem Ação Antimicrobiana:

A Carambola tem ação antimicrobiana ajuda a prevenir contra o desenvolvimento de doenças e problemas de saúde causadas por micróbios.

12. Benefício da Carambola Para Combater os Radicais Livres:

Além, de melhorar a defesa do organismo, as Carambolas também auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis por causar o envelhecimento precoce da pele, além de causar doenças, piorar o quadro de inflamações e retardar o processo de reparação dos nossos tecidos.

13. Fortalece os Ossos:

A fruta é uma excelente fonte de Cobre a vitamina K. Por isso, ela pode não só melhorar a saúde dos nossos ossos como também a coagulação sanguínea e o transporte de oxigênio, já que esses nutrientes participam ativamente da fixação de ferro na hemoglobina.

14. Melhora a Saúde Cardiovascular:

A fruta e rica em Potássio que ajuda em relação à regulação da pressão arterial. Por sua vez, o Magnésio age na contração e expansão dos músculos do coração, garantindo a regularidade do ritmo cardíaco, o que facilita o fluxo de sangue.

15. Benefícios da Carambola Para Saúde da Pele:

Não é nenhuma novidade que a Carambola é rica em Vitamina C, e possui grande quantidade antioxidante. Isso faz com que a Carambola possa ajudar na melhora da saúde e aparência da pele. Na prática, isso significa que ela combate os radicais livres e toxinas causadores do envelhecimento precoce, além de ajudar no controle da acne.

16. Fonte de Ácido Fólico:

A fruta ainda fornece o ácido fólico – também chamado de folato ou vitamina B9 – que diminui as chances de AVC e doença cardíaca.

Benefícios da Carambola

17. Previne Acidente Vascular Cerebral:

A Carambola é uma fonte de antioxidantes, em especial a epicatequina, que já foi apontada como um elemento que reduz o risco do desenvolvimento de câncer, diabetes, acidente vascular cerebral (AVC) e doença cardiovascular.

18. Benefício da Carambola Para Fortalecer o Coração:

O Magnésio e o Potássio presentes nas Carambolas, também ajudam a proteger o coração de diversos problemas, uma vez que o Potássio auxilia no controle da pressão arterial e o Magnésio na melhor contração e expansão os músculos do coração.

19. Melhorar a Digestão:

A Carambola possui uma grande quantidades de fibras em sua composição, que pode servir para melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Isso porque esses nutrientes são capazes de facilitar a passagem das fezes por meio do trato gastrointestinal, além de promover o crescimento de boas bactérias presentes na flora intestinal, essenciais para ajudar na digestão dos alimentos.

20. Diurético Natural:

O suco Carambola são frequentemente recomendados por médicos, muitas vezes como diurético, para aumentar a produção de urina e expectorante para suprimir a tosse.

21. Fornece Potássio e Regular a Hidratação:

Dentro de seu conteúdo mineral, está sua concentração de potássio, que é necessário para a transmissão e geração de impulsos nervosos, para uma atividade muscular normal e ainda é um dos principais responsáveis por regular a hidratação e regulação celular.

22. Benefícios da Carambola Para o Cabelo:

As Carambolas são ricas em nutrientes que ajudam a manter o crescimento saudável do cabelo. Além disso, estes nutrientes evitam a perda de cabelo e ajudam a manter o cabelo saudável e forte. Com suas propriedades antioxidantes e ação anti-inflamatória, ela protege o couro cabeludo dos danos causados pelos radicais livres.

23. Laxante Natural:

As Carambolas são consideradas uma fruta com alto poder laxante, devido à sua maior quantidade de fibras presentes principalmente nas suas cascas e sementes.

24. Regula a Pressão Arterial:

As Carambolas tem uma baixa quantidade de sódio, que é o principal inimigo da pressão arterial. Esse fruto não só tem baixo teor de sódio, mas contém uma grande quantidade de Potássio, mineral que um dos papéis principais na regulação da pressão arterial.

25. Carambola tem Ação Anti-bacteriana:

Estudos têm mostrado que a fruta tem êxito ao combater infecções causadas por E. coli, Klebsiella, Staphylococcus aureus, Salmonella e Pseudomonas aeruginosa.

26. Melhorar a Visão:

As Carambolas Contém Vitamina A, que contribui para melhorar a saúde dos seus olhos.

27. Benefícios da Carambola Para Combater a Insônia:

Essa fruta tem altas quantidades de Magnésio, que é essencial para um sono tranquilo e saudável. Você deve consumir mais Carambola se tiver problemas para dormir ou sofrer insônia.

28. Aumento da Produção de Leite: 

Para as mamães ou futuras mamães que acompanham este artigo, a boa notícia é que o alimento estimula a produção de leite.

Benefícios da Carambola

Outros benefícios da Carambola:

  • Benefício da Carambola para olhos é uma rica fonte de Vitamina A, que desempenha um papel vital em manter os olhos saudáveis.
  • Carambola com anti-expectorante e anti-antipiréticos e por isso é usado para tratar a tosse, febre e dor de garganta.
  • É comum o uso da Carambola no tratamento de dores de cabeça, vômitos, tosse e ressacas Ele é usado como aperitivo e estimulante do apetite. É eficaz no tratamento da diarreia e febre.
  • Benefício da Carambola para os osso, ela é uma excelente fonte de Cálcio, com isso ajuda construção de ossos fortes, evitando assim doenças como a osteoporose.
  • Benefício da Carambola para Mulheres Grávidas por ser uma boa fonte de vitaminas, como ácido fólico e outros nutrientes que são essenciais para a saúde da mãe e do feto.
  • Carambola contém muita fibra que absorve colesterol e impede que ele se acumule no sangue. Ele também ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).

Contraindicações da Carambola: 

Por possuir uma grande quantidade de ácido oxálico, a Carambola não é recomendada para pessoas que sofrem de doenças renais.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

lentilha

Os 40 Benefícios da Lentilha Para Saúde

Os 40 Benefícios do Aipo Para Saúde!