Benefícios de Legumes e Vegetais

Aipo: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 20/03/2018 (atualizado em 13/08/2021)

Se você acha que o aipo apenas serve como um acompanhamento pálido para alimentos mais excitantes, pense novamente. Este vegetal crocante está cheio de benefícios saudáveis ​​e propriedades curativas. Os usos medicinais para o aipo remontam ao século IX. Adicionar o aipo às suas refeições não só confere um sabor fresco, mas também proporciona ao seu corpo um impulso nutricional.

Embora o aipo seja frequentemente falado em termos de benefícios para as pessoas que tentam perder peso, não é apenas composto de Fibra e água. É baixo em calorias, mas também contém toda uma gama de vitaminas, minerais e outros ingredientes nutricionais e foi usado em medicina desde a antiguidade. Você pode comê-lo cru, cozinhe como um vegetal ou adicione a ensopados

O que é Aipo?

O aipo é uma planta da família Apiaceae e é consumido como um vegetal. Pode ser encontrado em todo o mundo e é parte integrante de certas cozinhas. Suas origens provavelmente retornam às áreas do Mediterrâneo e do Norte da África, pois o que se acredita ser uma variedade rudimentar de espécies de aipo foi encontrado no túmulo do Rei Tut, e uma planta que se assemelha muito é referenciada várias vezes no mito e na história do Mediterrâneo. A planta agora é cultivada globalmente e faz parte de toda gastronomia da América e da Irlanda para o Japão e a Austrália.

Para uso culinário, é mais comum nas sopas e saladas, ou como uma guarnição para determinados pratos. Além disso, é comumente comido como um lanche, uma vez que é bastante cheio, mas não engorda.

Valores Nutricionais de Aipo

O aipo contém minerais como Cálcio, Sódio, Cobre, Magnésio, Ferro, Zinco e Potássio. Contém ácidos gordurosos e vitaminas, incluindo Vitamina A, Vitamina K, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina D e as vitaminas B (Tiamina, Riboflavina, Ácido fólico, Vitamina B6 e Vitamina B12 ). Também contém Fibras. Agora, confira Os 40 Benefícios do Aipo Para Saúde!

Benefícios do Aipo Para Saúde

1. Ajuda a Perder Peso:

Ao observar os conteúdos nutricionais do aipo, sabemos que ele contém apenas 10 calorias por dose de 100 gramas. Também contém 1,6 grama de Fibra por copo que pode fazer você sentir saciedade por mais tempo.

Dentro do estômago o aipo que você consumiu absorve a água e isso é o que faz você se sentir cheio por mais tempo. Para melhorar o processo de emagrecimento, precisamos apenas adicionar mais aipo no prato. É realmente uma boa notícia para as pessoas que querem perder peso.

2. Ajuda a Tratar Inflamações:

Os pesquisadores identificaram que o vegetal contém propriedades anti-inflamatórias conhecidas como antioxidantes e polissacarídeos. Os antioxidantes incluem flavonoides e polifenóis e outros (quarcetina, kaempferol, fitoesteróis e furanocumarinas) atuam como protetores que salvam o corpo dos danos dos radicais livres que causam inflamação. Para informações, a inflamação é uma condição que pode ser mais sintomas de alguma doença, como câncer, doenças cardíacas, artrite e outros.

3. Ajuda a Hidratar o Corpo:

O aipo contém cerca de 95% de água. Esta é uma das melhores maneiras de manter o fluido corporal, de acordo com os artigos. Pode ajudar o corpo a partir da desidratação durante o clima quente e outras condições extremas.

4. Reduz a Azia:

A azia é uma sensação de dor no peito causada pela secreção excessiva de ácido no estômago. O aipo pode ser incluído em uma dieta com baixo teor de ácido e evitar o refluxo ácido. É por isso que ele pode ser um remédio caseiro para pacientes com azia.

5. Promover a Digestão Saudável:

Não há dúvida de que quase todas as plantas são a melhor fonte de Fibra que pode melhorar a função digestiva. A Fibra tem um papel importante para manter o movimento regular do intestino ou peristáltico. Ao consumir uma xícara de aipo, podemos satisfazer 6% da ingestão diária de Fibras.

6. Previne Úlceras:

Algumas pesquisas recentes que publicaram que o suco de aipo que é consumido por ratos pode proteger as linhas do estômago e reduzir o risco de ter úlceras. A função benéfica de prevenir a úlcera é a hipótese servida pela presença de apiuman, um polissacarídeo à base de pectina que se encontra no aipo.

Consumir flavonoides no aipo também pode reduzir o risco de gastrite (infecção estomacal) lutando contra a bactéria patogênica no intestino que causa inflamação. E também melhorar a secreção mucosa que pode proteger o revestimento do estômago.

6. Reduzir os Inchaço:

Sensação de inchaço é uma condição em que o estômago se sente desconfortável, cheio e gasoso. O aipo contém componentes fitoquímicos que podem aliviar a inchaço e retenção de liquido.

8. Melhora o Desejo Sexual:

Acredita-se que o aipo pode promover o desejo sexual e o tratamento da infertilidade. Pois, ele contém níveis elevados de androstenona e androstenol, conhecidos como hormônios masculinos que podem melhorar a atratividade masculina. A reputação do efeito afrodisíaco do aipo é conhecida desde os antigos romanos. Os romanos antigos costumavam dedicar a planta para Plutão, o Deus do Sexo.

9. Reduz o Colesterol:

A Fibra no aipo pode se ligar ao excesso de colesterol no intestino e eliminá-lo no processo de metabolismo corporal, assim, pode ajudar o corpo a baixar o colesterol no sangue. Estudo provou que o aipo contém ftalida que pode diminuir o colesterol.

10. Reduz a Pressão Sanguínea:

O aipo tem efeitos anti-hipertensivos e pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Acredita-se que os componentes de aipo atuam como relaxante muscular suave e melhoram o transporte de Cálcio e Potássio nas células. O extrato de aipo pode ajudar a contração e expandir o vaso sanguíneo e depois melhorar o fluxo de blod e afetar a saúde geral do coração.

11. Protege o Fígado:

Consumir extrato deste vegetal pode reduzir a gordura que se acumulam no interior do fígado e melhorar a saúde do fígado. Esta condição pode ser uma sugestão para as pessoas que sofrem de saúde hepática por dieta rica em aipo.

12. Combate Bactérias:

O aipo tem efeitos antibacterianos que, naturalmente, podem combater a infecção bacteriana e aumentar a imunidade. Além disso, o aipo tem efeitos antimicrobianos e foi capaz de reduzir significativamente os crescimentos das bactérias.

13. Previne Infecções do Trato Urinário:

O aipo ajuda a estimular a produção de urina e também pode reduzir o ácido úrico. Os efeitos anti-bacterianos do aipo também podem combater a infecção bacteriana dentro do trato urinário. Semelhante ao fruto dos cranberries, também pode ser o tratamento para problemas renais e distúrbios da bexiga.

14. Remove Dores de Cabeça:

O suco deste vegetal pode ser uma cura de ressaca ou em condições de dor de cabeça que causam vinho ou outras bebidas alcoólicas. Durante os tempos antigos, os romanos também acreditavam que, usando guirlandas de folhas de aipo sobre a cabeça, podem curar efeitos intoxicantes do vinho e dor de cabeça.

15. Cura a Psoríase:

A psoríase é um problema de pele causado pelas rápidas mudanças das células da pele. Na superfície e causa pele vermelha e com coceira. A condição também leva alguém a perder proteção pela pele perdida e degradação e isso pode causar que alguém experimente mais pressão, temperatura ou dor de exposição química.

Um componente fitoquímico no aipo que se chama de psoraleno pode ser usado no tratamento da psoríase.

16. Promove Ossos e Dentes Fortes:

O Cálcio que contém aipo pode ajudar a manter a força óssea e também a manter dentes saudáveis.

17. Melhora o Crescimento do Cabelo:

Na Indonésia, um país do Sudeste Asiático, as pessoas usam o este vegetal como tônico do cabelo. Eles costumavam espalhar folhas de aipo aterradas para o cabelo do bebê em um esforço para apertar o crescimento do cabelo. Também pode evitar a perda de cabelo e pode ser usado como shampoo natural durante o banho.

18. Aumenta a Massa Óssea:

O aipo é rico em Vitamina K, a qual ajuda no aumento de massa óssea, ela fornece cerca de 25% do DRI (recomendações de nutrientes para indivíduos saudáveis). Além de ajudar nos ossos, foi determinado um ótimo desempenho em pacientes com doenças de Alzheimer.

19. Relaxa os Nervos:

Pode ser extraído um óleo do aipo, e esse óleo tem sido utilizado com remédio natural para acalmar. O óleo é utilizado também para artrite gatosa, nervosismo e osteoartrite. Também podem ser utilizados como remédio diurético e estimulantes.

20. Diminui Pressão Arterial:

A planta tem muitos minerais, incluindo, Cálcio, Manganês, Magnésio e Sódio. Os quais servem como substâncias importantes de células e fluídos corporais que ajudam a regular o batimento cardíaco e pressão arterial.

21. Aumenta o Metabolismo:

O aipo e suas vitaminas, incluindo Ácido fólico, Niacina, Riboflavina e Vitamina C, são componentes importantíssimos para um ótimo funcionamento do metabolismo. Eles fornecem 9% do RDA (Recomendação do consumo alimentar).

22. Previne Contra Doenças no Sistema Nervoso:

O óleo extraído da semente do aipo, as folhas e as raízes podem servir como ótimo remédio natural para evitar doenças no sistema nervoso, como irritabilidade nervosa. E também pode ser bem eficaz para ajudar na secreção do leite materno.

23. Mantém a Pele Saudável:

A Vitamina A e o beta-caroteno encontrados no vegetal, são flavonoides antioxidantes naturais. Eles podem ajudar na correção de membranas mucosas, manter a pele e também a visão noturna saudáveis.

24. Reduz Pressão Sanguínea:

Ele por ter vários tipos de vitaminas, serve como anti-inflamatório, assim, reduzindo a pressão sanguínea.

25. Ajuda no Tratamento ao Câncer:

Devido ao seu poder de fontes ricas em flavonoides e antioxidantes, eles ajudam muito no tratamento do câncer, não só no câncer como protege e reforça a imunidade.

26. Trata o Reumatismo:

Ultimamente, estão reivindicando para ser útil no tratamento de reumatismo. Ele elimina os resíduos do organismo através da urina, proporcionando uma boa desintoxicação assim, ajudando no combate ao reumatismo.

27. É uma Excelente Fonte de Fibras:

O aipo é uma das ervas-planta com menos calorias. Suas folhas contem apenas 16 calorias por 100g e contêm muita Fibra não solúvel que, quando combinado com outros regimes para perda de peso pode ajudar a reduzir o peso corporal e os níveis de colesterol no sangue.

28. Rico em Antioxidantes:

As folhas de aipo são ricas fontes de flavon

oides antioxidantes tais como zea-xanthin, luteína e beta-caroteno, que é anti-oxidante, protege do câncer aumenta a imunidade. Por estas razões, aipo foi reconhecido como um alimento funcional.

29. Rica Fonte de Vitamina A:

Suas folhas são uma boa fonte de Vitamina A. 100 g de aipo fresco contém 15% dos níveis diário de Vitamina A. A Vitamina A e o beta-caroteno são flavonoides antioxidantes naturais. A Vitamina A também é necessária para a manutenção de membranas mucosas, pele saudável e para visão noturna. O consumo de alimentos naturais ricos em flavonoides ajuda o corpo na prevenção do câncer de pulmão e de cavidade oral.

30. Excelente Fonte de Vitamina K:

Aipo fresco é uma excelente fonte de Vitamina K, fornece cerca de 25% do DRI. Vitamina K ajuda aumento da massa óssea através da promoção da atividade osteotrópica nos ossos. Também tem papel importante em pacientes com doença de Alzheimer, limitando as lesões neuronais no cérebro.

31. Boa Fonte de Minerais:

A erva é uma boa fonte de minerais como Potássio, Sódio, Cálcio, Manganês e Magnésio. O Potássio é um componente importante das células e fluidos corporais que ajudam a regular a frequência cardíaca e pressão arterial.

32. Contém Óleos Essenciais Voláteis:

As folhas e sementes de aipo contêm muitos óleos essenciais voláteis que incluem terpenos, principalmente limoneno (75 a 80%), e os sesquiterpenos como β-selineno (10%) e humuleno; no entanto, o seu odor característico é devido aos compostos químicos conhecidos como ftalidas (butilftalida e o seu derivado dihidro sedanenolido).

33. Funciona Como Calmante Natural:

O óleo essencial obtido a partir de extração da planta de aipo tem sido utilizada como remédio calmante para as condições nervosismo, osteoartrite e artrite gotosa. Além disso, suas sementes e raízes são diuréticas – removendo o excesso de água do corpo através da urina, galactagogue – secreção que ajuda no leite materno, sendo também estimulante e com propriedades tônicas.

34. Contém Fito-Nutrientes:

A planta do Aipo contém apenas 16 calorias por 100 g de folhas com inúmeros fito-nutrientes benéficos à saúde, como flavonoides, Ácido Fólico, Vitamina A, Vitamina K, minerais e outras vitaminas, tem todos as características para ser considerado um dos alimentos funcionais mais valiosos de baixa caloria.

ajuda a reabastecer eletrólitos. Se você é um atleta que perde muita água do suor durante um exercício vigoroso, provavelmente você sabe sobre o valor de substituir seus eletrólitos. Mas ao invés de agarrar uma bebida açucarada carregada com sabores artificiais, vá buscar uma costela de aipo em vez disso. Ou melhor ainda, suce algumas costelas. O suco de aipo pode atuar como eletrólito devido aos seus altos níveis de potássio e sódio.

35. Ajuda a Tratar Vitiligo:

Vitiligo é uma doença se a pele que mais frequentemente caracteriza por manchas brancas. O aipo contém grandes quantidades de Psoraleno, que estimula a produção de melanina. Quando combinado com a exposição ao sol, comer aipo pode reduzir a aparência das manchas brancas causadas por Vitiligo.

36. Alivia a Inflação e a Dor:

O aipo contém analgésicos naturais e componentes anti-inflamatórios. Beber suco ou comer suas sementes, pode reduzir os sintomas de bronquite, artrite e pode aliviar dores de cabeça.

37. Reduz o Excesso de Fluidos no Corpo:

O aipo contém Sódio e Potássio, que atuam como diuréticos. Comer o aipo pode ajudar a regular os fluídos no organismo e também pode estimular a produção de urina, o que ajuda a remover o excesso de fluidos.

38. Aipo é Bom Para o Cérebro:

O aipo contém luteolina que os cientistas acreditam pode retardar o aparecimento da perda de memória na velhice e doenças como a doença de Alzheimer.

39. Alivia os Sintomas da Menopausa:

Comer o aipo pode reduzir os sintomas da menopausa, tais como calores. O vegetal contém anetol químico fitoquímico o estrogênico, que atua de forma semelhante ao HRT, mas sem os efeitos colaterais.

40. Aipo Pode Curar o Mau Hálito:

O aipo é ótimo para curar o mau hálito. Não é um ingrediente mágico que faz isso, porém; É simplesmente que comer o aipo remove bactérias e partículas de alimentos que sua escova de dentes pode perder.

Dicas Saudáveis ​​Para Consumir Aipo

Para obter benefícios de consumir o aipo, devemos conhecer algumas dicas para o armazenar e cozinhar. Verifique as dicas abaixo:

  • Quando você quer comprar o aipo fresco no mercado, escolha apenas com folhas frescas, hastes retas e rígidas. Ele tem aromas frescos, então evite comprar quando você descobriu que as folhas se tornam amarelas e cheiram podre.
  • Depois de comprar o aipo fresco, você deve mantê-lo na geladeira.
  • Se você usa uma certa quantidade de e ainda tem o aipo da esquerda, envolva-o em uma bolsa de plástico ou em um recipiente hermético feito de plástico. Não coloque o aipo no congelador.
  • Como sabemos, o aipo pode ser comido cru ou cozido. Pode ser consumido de forma simples como lanche e aperitivo. Também podemos adicioná-lo em macarrão, salada, sopa, arroz e qualquer outro prato que corresponda a ele.
  • Antes de consumir o aipo, certifique-se de limpá-lo bem. Enxaguá-lo sob o fluxo de água e deve manter-se em meados daquele para manter o aipo longe de carne crua, aves ou frutos do mar na cozinha para evitar contaminação cruzada de bactérias.
  • Para manter o aroma e o sabor do aipo fresco, cortar o aipo e adicioná-lo ao seu prato apenas 5 minutos antes do processo de cozimento feito

Malefícios para a Saúde

Mesmo o aipo tem muitos benefícios para a saúde, devemos prestar atenção a alguns efeitos colaterais que geralmente são causados ​​por planta de ervas. Abaixo estão algumas coisas que devemos saber:

Algumas pessoas acreditavam que o aipo contém alto teor de sódio e as pessoas que têm problemas com o sal devem evitar isso, mas com base em Vicky Ferguson, um nutricionista, 88 miligramas de sódio por xícara de aipo não o torna tão alto como alimento. Portanto, não devemos nos preocupar com isso.

O consumo excessivo de qualquer tipo de alimento pode levar a efeitos secundários também ao o consumir, pode causar inchaço, gás e diarreia.

Comer uma porção muito grande de aipo pode potencialmente levar a goiters; uma condição de inchaço do pescoço que leva a uma respiração difícil. É porque um grande número de aipo cru pode perturbar a função do iodo na glândula tireoide.

Pessoas com alergia deve evitar consumi-lo. Este vegetal fresco é fácil de reconciliar em alimentos, mas se você pensa comer algum alimento processado, deve observar o rótulo antes de comprá-lo ou consumi-lo. Sopa enlatada, salada, especiarias misturadas, batatas fritas, alimentos congelados e etc podem conter o aipo, então tenha cuidado quando você vai comprá-lo na loja.

Todos esses fatos e os benefícios do aipo que podemos perder e não percebemos, nem nos encontramos todos os dias na nossa refeição. Vamos começar uma vida mais saudável, combinando mais nutrientes em nossos alimentos e mantendo corpo e mente saudáveis.

Sair da versão mobile