Frutas

Folhas de Melão Amargo: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 10/04/2018 (atualizado em 20/08/2021)

O Melão Amargo é reconhecido também por erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho. No que diz respeito às características físicas da planta, ela é identificada como sendo uma trepadeira de cheiro desagradável.

Ela possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que abre-se em válvulas espinhosas. No interior desses frutos eles possuem carnosidade mole que torna-se amarelo avermelhado quando maduro.

Melão Amargo é conhecido cientificamente como Momordica Charantia, ele pertence à família das Cucurbitaceae. Sua origem é compreendida em partes do leste da Índia e sul da China, porém, é comum em vários outros países ao redor do mundo.

Valor Nutricional da Folha de Melão Amargo:

Melão Amargo é muito baixo em calorias, mas cheio de nutrientes. É uma excelente fonte de vitamina B1, vitamina B2vitamina B3vitamina C, magnésio, ácido fólico, zinco, manganês, fósforo, e tem a fibra dietética elevada.

É rico em ferro, contém o dobro do betacaroteno do brócolis, duas vezes o cálcio do espinafre, e duas vezes o potássio de uma banana. Conheça a seguir, Os 10 Benefícios das Folhas de Melão Amargo Para Saúde:

Benefícios das Folhas de Melão Amargo Para Saúde:

1. Trata Tosse Crônica:

Beba uma colher de suco de Folhas de Melão Amargo três vezes ao dia para tratar uma tosse crônica. Isso afeta a redução da inflamação e alivia a dor de garganta.

2. Cura Queimadura:

A queimadura pode curar melhor com as Folhas de Melão Amargo. A capacidade adstringente faz com que as feridas causadas pela queimadura cicatrizem rapidamente.

3. Trata Doenças Cardiovasculares:

As folhas são muito útil para manter a circulação do sangue normalizada. Promove a função saudável dos vasos sanguíneos e mantém a pressão sanguínea trabalhando de forma correta. As Folhas contêm propriedades anti-inflamatórias que podem prevenir a agregação plaquetária, o que pode causar coagulação das artérias e bloquear o fluxo sanguíneo.

4. Acelera a Cicatrização:

A propriedade adstringente nas Folhas de Melão Amargo também pode ser usada para curar ferida menores. Isso aliviará a dor e reduzirá a inflamação. Portanto, os benefícios das Folhas pode acelerar o processo de cicatrização. Esmague as folhas e adicione um pouco de água morna, depois aplique na área da ferida.

5. Controla o Colesterol:

De acordo com um estudo, as Folhas de Melão Amargo tem efeito significativo na redução do nível de colesterol no organismo. O componente fitoquímico e antioxidante elimina o mau colesterol e evita o acúmulo desse composto no vaso sanguíneo, o que mais tarde pode causar aterosclerose.

6. Trata Problemas Intestinais:

Fitoquímicos presente nas Folhas podem combater a infecção de Staphylococcus aureus, que é a principal causa de diarreia. Adicionar algumas Folhas em sua refeição pode curar e prevenir a diarreia do corpo.

7. Trata as Hemorroidas:

As Folhas de Melão Amargo podem tratar hemorroidas devido suas propriedades adstringentes. Essas propriedades podem encolher os tecidos, bem como as hemorroidas. Para conseguir esse benefício, você pode aplicar as folhas de melão trituradas na área de hemorroidas.

8. Acaba com a Diarreia:

As folhas de Melão Amargo é destacada em alguns estudos com efeito antibacteriano. Os componentes fitoquímicos presente nas Folhas podem combater a infecção de Staphylococcus aureus, que é a principal causa de diarreia. Adicionar algumas Folhas em sua refeição pode curar e prevenir a diarreia do corpo.

9. Controla Diabetes:

Em um estudo, os extratos de Melão Amargo mostraram a capacidade de reduzir a glicemia em jejum em pessoas com diabetes pois elas tem polipeptídeo-P, como substância de insulina. Estes são os ótimos benefícios das Folhas de Melão Amargo para a saúde especialmente no tratamento de diabetes tipo 2.

10. Trata Eczema, Psoríase e Erupções Cutâneas:

Os adstringentes tópicos presente nas Folhas de Melão Amargo têm um efeito na redução da inflamação em distúrbios da pele como eczema, psoríase e erupções cutâneas. Você pode aplicar as Folhas trituradas na área infectada da pele por 15 a 30 minutos e depois lavá-la.

Receita de Chá das Folhas e Ramos do Melão Amargo:

INGREDIENTES:

  • Folhas e ramos de Melão amargo,
  • água.

MODO DE PREPARO:

  • Para preparar o chá basta adicionar uma colher de sopa bem cheia de folhas e ramos picados para uma xícara das de chá de água.
  • Colocar para ferver por três a cinco minutos.
  • Abafar.
  • Deixar amornar até chegar à temperatura apropriada para beber.
  • Coar.

MODO DE USAR:

  • Tomar duas xícaras de chá ao dia.
  • Repetir o tratamento e fazer o controle da glicose.

Indicação: Diabetes de adultos.

Observação: O chá não é indicado na gravidez.

Contraindicações da Folha de Melão Amargo:

O consumo não é indicado para pacientes gestantes ou em fase de lactação, além de crianças. É contraindicada ainda para aqueles que querem ter filhos, diabéticos e portadores de diarreia crônica.

Atenção, as sementes possuem compostos tóxicos e, portanto, não devem ser consumidas em grandes quantidades. Pode causar queda drástica da glicose sanguínea, aborto e pode ter ação teratogênica.

Malefícios da Folha de Melão Amargo:

Quando em excesso, pode causar vômito e diarreia e, de acordo com algumas fontes, apenas meia colherada do sumo do fruto maduro pode causar a morte de um bezerro grande em menos de um dia. Não deve ser consumida em conjunto com clorpropamida, drogas antidiabéticas e drogas redutoras do colesterol, pois potencializa seus efeitos.

Sair da versão mobile