Benefícios das Plantas

Pimenta Biquinho é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 14/09/2021)

A Pimenta Biquinho possui ricas propriedades medicinais que beneficiam a saúde do corpo humano. As pimentas são frutos de uma planta que ganhou popularidade no mundo graças à ardência que provocam na boca. Existem dezenas de variações da Pimenta Biquinho, que são consumidas diariamente por milhares de pessoas, desde as mais ardentes até as “pimentas doces”, que possuem o sabor mais brando.

Para aqueles que preferem não se arriscar com os tipos de pimentas mais picantes, a Pimenta Biquinho, ou pimenta de bico como é conhecida em algumas regiões, pode ser uma alternativa. A Pimenta Biquinho não arde, tem um sabor delicioso e ainda é fonte segura de nutrientes e outras substâncias que provocam efeitos benéficos para o organismo.

A Pimenta Biquinho recebe esse nome por causa do seu formato, semelhante a uma gota. Quando madura, ela tem coloração bem vermelha. Ela faz parte do grupo das pimentas-de-cheiro, assim a pimenta godê, a aroeira-vermelha e a cambuci.

Quem acha que essa qualidade de pimenta apareceu no mercado há pouco tempo está certíssimo. Ela só começou a ser comercializada em grande escala depois de 2004, quando a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) passou a produzir a pimenta na cidade de Campo Florido.

De lá pra cá, ela ganhou fama e conquistou o paladar de muitos brasileiros. Hoje é fácil encontrá-la in natura ou conserva nos supermercados de todo o país.

Origem da Pimenta Biquinho:

A planta Pimenta Biquinho é de origem brasileira, mas ainda é pouco conhecida pelo fato de ter surgido recentemente. Isto porque, foi em 2004, que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) passou a comercializar este condimento, intensificando a produção na cidade de Campo Florido.

Fazendo parte do mesmo grupo que as pimentas-de-cheiro, a Pimenta Biquinho é, de certa forma, parente da aroeira-vermelha, pimenta godê e da cambuci. Ganha este nome devido ao formato de gota que os frutos possuem. Além disso, quando estão bem maduras adquirem uma cor bem avermelhada.

Pode ser encontrada para venda in natura ou em sementes, tendo em vista que pode ser facilmente plantada em casa por crescer rápido e ser um arbusto de porte médio.

Propriedades da Pimenta Biquinho:

A Pimenta Biquinho ainda é rica em magnésio, ferro, cálcio, sódio e fósforo. Todos estes nutrientes são indispensáveis para o organismo humano, tanto na realização de atividades, como também na proteção da saúde dos consumidores.

Vale ressaltar que a Pimenta Biquinho contem as vitamina B6, vitamina C e vitamina K1, por estas razões é uma excelente opção para controlar as taxas de açúcar do sangue e evitar inflamações ou tratá-las. Então, confira agora os Benefícios da Pimenta Biquinho Para Saúde:

Benefícios da Pimenta Biquinho Para Saúde:

  • A Pimenta Biquinho possui os benefícios que os demais frutos da mesma espécie, como o betacaroteno, a substância que é responsável pela cor vermelha das pimentas no geral.
  • A Pimenta Biquinho promove o crescimento do cabelo, uma vez que aumenta a circulação sanguínea. A capsaicina e isoflavona encontrada na pimenta são conhecidos por contribuir para o crescimento saudável do cabelo.
  • A Pimenta Biquinho possui diversos antioxidantes que conseguem auxiliar o organismo a melhorar a absorção de vitamina A e vitamina C. Desta forma, é um bom alimento para aumentar a imunidade do organismo.
  • A maior diferença entre os benefícios da Pimenta Biquinho e das pimentas que ardem é a quantidade de capsaicina, substância responsável pela ardência deste condimento e por estimular o metabolismo.
  • A Pimenta Biquinho pode auxiliar na prevenção de úlceras de estômago, uma vez que ajuda a matar as bactérias nocivas.
  • Pimenta Biquinho pode ajudar a manter a membrana mucosa saudável.
  • Além disso, para pacientes de diabetes, a pimenta pode ser uma ótima alternativa de tratamento. Isso porque alguns pesquisadores descobriram que a Pimenta Biquinho reduz a necessidade de insulina e o nível de açúcar no sangue. e ajuda no bloqueio da ação de um gene que dificulta o fluxo de sangue pelas artérias.

Como Usar a Pimenta Biquinho:

Ela pode ser utilizada em preparações culinárias como moquecas, feijoadas, baião de dois, farofas, patês, saladas de grãos, carnes, molhos e como tempero de leguminosas como feijões, lentilha e grão-de-bico.

Como Fazer Pimenta Biquinho em Conserva:

INGREDIENTES:

  • 200 ml de vinagre de vinho branco;
  • 200 ml de cachaça (opcional)
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • Água fervente;
  • Água gelada;
  • Dente de alho inteiro ou cebola ou orégano ou alecrim ou pimenta-do-reino ou outro condimento de sua preferência (opcional);
  • 1 e ½ xícara de Pimenta Biquinho bem selecionadas, bem higienizadas e sem os cabinhos.

MODO DE PREPARO:

  • Misturar o vinagre, a cachaça, o sal e o açúcar em uma panela e preparar uma calda, deixando ferver durante dois minutos;
  • Ferver um pouco de Água em outra panela e adicionar as pimentas na Água fervente. Retirá-las da Água e passar imediatamente para um recipiente com Água gelada;
  • Após, colocar as pimentas em um vidro esterilizado. Cobrir com a calda quente;
  • Se desejar, adicionar o dente de alho ou cebola ou orégano ou alecrim ou outro condimento de sua preferência;
  • Fechar bem o vidro, com uma tampa preferencialmente de vidro, e levar ao fogo com a boca virada para baixo, imergido dentro de uma panela com Água para não quebrar, e deixar ferver durante 15 a 20 minutos;
  • Desligar o fogo e remover o vidro da panela somente depois que ele já estiver frio para que não estoure;
  • Finalmente, levar a conserva à geladeira.

O vinagre escolhido deve ser de boa qualidade e tanto o vidro quanto a tampa devem ser esterilizados em Água quente. Os ingredientes devem ficar totalmente imersos no líquido da conserva. O alimento pode ser consumido depois de quatro dias da data de seu preparo.

Como Plantar a Pimenta Biquinho:

Confira abaixo o passo a passo de como plantar a Pimenta Biquinho:

  • Começar preparando a terra: misturá-la com um pouco de húmus ou adubo;
  • Fazer uma covinha rasa e adicionar entre três e quatro sementes. O buraco deve ter o dobro do tamanho da semente.
    Cobrir com terra;
  • Arrancar as mudas menores e deixar somente a planta mais forte;
  • Esperar pela germinação que dura entre duas e três semanas e precisa acontecer em local ensolarado. Durante o período, regar com frequência, porém, sem encharcar;
  • Então, haverá a chegada das flores e a colheita ocorrerá entre 80 e 150 dias.
  • A temperatura para a plantação de pimentas deve variar entre 16º C e 34º C. Elas gostam do contato direto com o sol e do solo abundante em matéria orgânica. É possível plantar a Pimenta Biquinho em vasos, seguindo mesmo processo. No entanto, deve ser escolhido um vaso grande para que a planta tenha acesso a mais substrato e possa crescer.

Malefícios da Pimenta Biquinho:

Apesar de benéfica para a saúde, a Pimenta Biquinho não pode ser consumida de maneira exagerada. Tome cuidado especialmente com os molhos de pimenta que não usam o fruto in natura, mas o extrato ou óleo concentrado feito a partir de pimentas secas e picantes. Estes molhos em grandes quantidades podem causar queimaduras ou bolhas na boca ou na língua, náusea, alteração respiratória e vômito.

Já foi comprovado que consumo de doses extremamente altas de capsaicinoides pode levar a morte em ratos. Porém, em seres humanos seria preciso consumir em uma única vez cerca de 1,8 litro de molho de pimenta picante para que o indivíduo fique inconsciente.

Contraindicações da Pimenta Biquinho:

Não existem dados científicos que comprovem que a Pimenta Biquinho causa úlceras ou outros distúrbios digestivos. Porém, por precaução o recomendado é que pessoas que já têm úlcera ou gastrite, evitem o consumo em excesso do fruto.

Quem tem hemorroidas também deve tomar cuidado com a Pimenta Biquinho, isto porque em grandes quantidades ela pode levar a irritação do endotélio, que constitui a camada celular interna dos vasos sanguíneo, lembrando que o problema resulta de veias inchadas e que ficam doloridas.

Sair da versão mobile