Dieta e Nutrição

Betacaroteno: O que são, funções, alimentos ricos, benefícios e usos

Por Alan Costa, em 10/08/2018 (atualizado em 16/08/2021)

O Betacaroteno ajuda a prevenir e combater diversas doenças. Há um corpo crescente na literatura médica que indica os efeitos benéficos do Betacaroteno e outros carotenoides nas doenças crônicas em humanos.

O Betacaroteno é um tipo de carotenoide encontrado nas plantas. É conhecido como um carotenoide pró-vitamina A porque precisa ser convertido em vitamina A ativa pelo organismo.
Os pesquisadores concordam que o Betacaroteno encontrado em frutas e vegetais é benéfico para saúde.

Esses alimentos ricos em vitamina A podem ajudar no impulsionamento do sistema imunológico, proteger a pele e os olhos e combater problemas que ameaçam a vida, como doenças cardíacas e câncer. No entanto, os estudos envolvendo suplementos de betacaroteno têm resultados mistos, deixando os pesquisadores cautelosos sobre a recomendação de suplementos para o tratamento de problemas de saúde.

Acontece que, um excesso de coisa boa pode ser prejudicial para a saúde, então você precisa estar ciente das formas corretas de consumo deste carotenoide.

O que é Betacaroteno?

O Betacaroteno é um pigmento encontrado em plantas que dão às frutas e legumes de cor amarela e laranja. Ele é convertido no organismo em vitamina A, um poderoso antioxidante que desempenha um papel fundamental na manutenção da visão, da pele e da função neurológica saudáveis.

A vitamina A é encontrada em duas formas primárias: vitamina A ativa e Betacaroteno. A vitamina A ativa é chamada de retinol e provém de alimentos derivados de animais. Esta vitamina A pré-formada pode ser usada diretamente pelo corpo sem precisar converter a vitamina primeiro. Os carotenoides pró-vitamina A são diferentes porque precisam ser convertidos em retinol pelo organismo depois de ingeridos.

O Betacaroteno é um tipo de carotenoide encontrado principalmente em plantas; Ele precisa ser convertido em vitamina A ativa antes de poder ser utilizado pelo organismo.  Há muitas evidências de que comer alimentos altamente antioxidantes que contêm betacaroteno é bom para sua saúde e pode ajudar na prevenção de doenças graves.

No entanto, existem pesquisas mistas sobre o uso de suplementos de Betacaroteno. De fato, alguns estudos sugerem que a suplementação pode aumentar o risco de doenças graves, como câncer e doenças cardíacas. A mensagem importante aqui é que existem benefícios em conseguir as vitaminas de alimentos que não ocorrem necessariamente na forma de suplementos. Então, confira agora os Benefícios do Betacaroteno Para Saúde:

Benefícios do Betacaroteno

1. Benefícios do Betacaroteno por Ser um Antioxidante:

O Betacaroteno e outros carotenoides têm atividade antioxidante e são valorizados por sua capacidade de prevenir doenças crônicas. Eles protegem o corpo contra os radicais livres, que são a principal causa do envelhecimento e degeneração.

Estudos têm mostrado uma relação inversa entre a presença de vários tipos de câncer e carotenoides dietéticos ou níveis de carotenoides no sangue. No entanto, parece que os carotenoides podem promover a saúde quando tomados em níveis dietéticos, mas podem ter efeitos colaterais quando tomados em altas doses por pessoas que fumam ou que foram expostas ao amianto.

Os pesquisadores ainda estão determinando as doses adequadas para os carotenoides serem benéficos e não perigosos. No entanto, está claro que o consumo de alimentos contendo Betacaroteno e outros antioxidantes ajuda na diminuição dos níveis de inflamação e no combate ao estresse oxidativo no corpo.

2. Promove uma Gestação Saudável:

Este é mais um dos Muitos Benefícios do Betacaroteno. A Associação Americana de Pediatria cita a vitamina A como uma das vitaminas mais fundamentais durante a gravidez e durante a amamentação. A vitamina A desempenha um papel importante no desenvolvimento saudável do feto e do recém-nascido, sendo particularmente importante o desenvolvimento e a maturação pulmonar.

Também é necessário que bebês e crianças criem um sistema imunológico forte.
De acordo com uma pesquisa, deve haver um aumento de 40% no consumo de vitamina A em gestantes e um aumento de 90% para mulheres que amamentam.

É mais seguro conseguir Betacaroteno dos alimentos consumidos, portanto, as mulheres que estão grávidas ou amamentando devem consumir mais frutas e verduras amarelas e laranjas. Caso precise de um suplemento para conseguir uma quantidade suficiente deste carotenoide, use-o sob a supervisão do seu médico.

3. Benefícios do Betacaroteno Para Saúde da Pele:

O metabolismo do Betacaroteno ocorre em uma ampla variedade de órgãos, incluindo a pele. Muitos estudos descobriram que isso ajuda na prevenção da formação de eritema induzido por UV, ou irritação e vermelhidão da pele.

Embora não possa ser comparado à eficácia do filtro solar, há evidências de que o Betacaroteno pode proteger a pele contra as queimaduras solares, aumentando a defesa basal contra os danos da pele causados pela luz UV.

4. Ajuda a Proteger Seus Olhos:

O Betacaroteno e outros antioxidantes podem ajudar a retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade, que causa alterações na visão que às vezes são tão severas que a cegueira irreversível pode ocorrer.

antioxidantes são eficazes em retardar a progressão dos sintomas da degeneração macular, pois podem ajudar a prevenir o estresse oxidativo, que desempenha um papel significativo na degeneração de células e nervos na retina / mácula.

O Estudo da Doença Ocular Relacionada à Idade estabeleceu que uma combinação de antioxidantes dietéticos, incluindo zinco, Betacaroteno, vitamina C e vitamina E, efetivamente retardou a progressão da degeneração macular.

5. Benefícios do Betacaroteno Contra a Leucoplasia Oral:

Um estudo conduzido na Universidade do Arizona confirmou a atividade do Betacaroteno em pacientes com leucoplasia oral, que é realçada por manchas brancas espessas que se formam em suas gengivas e dentro de suas bochechas.

A maioria das manchas de leucoplasia é benigna, mas algumas podem ser sinais precoces de câncer. Cinquenta pacientes receberam 60 miligramas de Betacaroteno por dia durante seis meses e, em seguida, os participantes foram escolhidos para continuar o tratamento ou usar a terapia de placebo por mais 12 meses.

Os resultados mostraram que 52% (26 pacientes) dos participantes tiveram uma resposta clínica ao tratamento, e 23 dos 26 pacientes que responderam positivamente completaram a segunda fase aleatória do estudo.

Outro estudo mais antigo, publicado em 1990, teve resultados semelhantes: 71% dos pacientes no grupo de tratamento tiveram respostas importantes com 30 miligramas de Betacaroteno por dia. Os pesquisadores concluíram que, devido à sua falta de toxicidade, ele serve como um excelente agente preventivo do câncer bucal.

6. Ajuda a Melhorar a Saúde Respiratória:

Uma pesquisa sugere que comer frutas com Betacaroteno pode melhorar a função respiratória e pulmonar. Em comparação com pessoas que consumiam frutas raramente ou nunca, as pessoas que comiam frutas pelo menos uma vez por dia tinham sintomas respiratórios reduzidos, como a produção de fleuma, falta de ar e chiado no peito.

Frutas de qualquer tipo ajudam no combate à doenças respiratórias, incluindo manga, mamão e melão.

Pesquisa Mista sobre o Betacaroteno:

Betacaroteno e Câncer de Pulmão:

Existem estudos sugerindo que o câncer de pulmão, particularmente em fumantes, e as doenças cardiovasculares podem, na verdade, ser melhoradas pelo suplemento de Betacaroteno. Os resultados sobre esse assunto são mistos, mas, em última análise, os pesquisadores não têm certeza se podem haver interações entre diferentes carotenoides que são usados juntos para o tratamento, ou se o Betacaroteno interage com outros fitonutrientes.

Uma meta-análise apoia as descobertas de um risco aumentado de câncer de pulmão e estômago em fumantes e trabalhadores de asbesto que suplementaram com 20 a 30 miligramas de Betacaroteno por dia.

Por esta razão, os pesquisadores acreditam que os suplementos de Betacaroteno não devem ser recomendados para a prevenção do câncer primário. No entanto, de acordo com um estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade de Yale, em 2002, o alto consumo de frutas e vegetais, particularmente uma dieta rica em carotenoides, reduziu o risco de câncer de pulmão.

Os numerosos estudos sobre o assunto concordam que as pessoas que fumam ou bebem muito não devem tomar suplementos de Betacaroteno a menos que sob a supervisão de seus médicos.

Betacaroteno e Doença Cardíaca:

Pesquisadores realizaram uma meta-análise, combinando os resultados de oito estudos sobre os efeitos do Betacaroteno em doses que variam de 15 a 50 miligramas. Depois de investigar dados de mais de 130.000 pacientes, os pesquisadores descobriram que a suplementação levou a um aumento pequeno, mas significativo, na morte cardiovascular.

Embora os suplementos não sejam benéficos para evitar problemas cardíacos, estudos mostram que alimentos ricos antioxidantes ainda devem ser recomendados. De acordo com pesquisadores, “há benefícios em conseguir vitaminas de alimentos que não necessariamente não estão presente em suplementos”.

Por exemplo, alimentos antioxidantes que contêm Betacaroteno também podem incluir nutrientes como flavonoides e licopeno, que não são tipicamente incluídos em suplementos vitamínicos.

Alimentos e Suplementos de Betacaroteno:

Numerosos estudos observacionais descobriram que pessoas que consomem mais carotenoides em suas dietas têm um risco reduzido de várias doenças crônicas. As fontes mais ricas de Betacaroteno são frutas e legumes amarelos e alaranjados, além de vegetais verdes folhosos (a clorofila em folhas verdes esconde o pigmento amarelo alaranjado).

Em geral, quanto mais brilhante e intensa a cor, mais Betacaroteno está presente nesse alimento.
A Associação Americana do Coração recomenda conseguir uma quantidade suficiente de Betacaroteno através de uma dieta rica em frutas e vegetais, em vez de suplementos.

Para conseguir cerca de seis a oito miligramas por dia, coma cinco ou mais porções de frutas e vegetais, especialmente esses alimentos:

  • Suco de cenoura – 1 xícara: 22 miligramas
  • Abóbora – 1 xícara: 17 miligramas
  • Espinafre – 1 xícara (cozido): 13,8 miligramas
  • Cenouras – 1 xícara (cozida): 13 miligramas
  • Batata-doce – 1 batata doce média: 13 miligramas
  • Couve – 1 xícara (cozida): 11,6 miligramas
  • Couve – 1 xícara (cozido): 11,5 miligramas
  • Nabiças – 1 xícara (cozida): 10,6 miligramas
  • Abóbora de inverno – 1 xícara: 5,7 miligramas
  • Dandelion greens – 1 xícara (cozido): 4,1 miligramas
  • Cantaloupe – 1 xícara: 3,2 miligramas
  • Damasco – 1 xícara: 1,6 miligramas
  • Manga – 1 xícara: 0,7 miligramas

O Betacaroteno é solúvel em gordura, então você precisa comer gorduras para que seja absorvido adequadamente. Você pode fazer isso cozinhando legumes contendo este carotenoide em óleo de coco ou azeite de oliva, que também têm inúmeros benefícios para a saúde.

Você também pode comer frutas com iogurte probiótico para ter certeza de que é devidamente absorvido pelo organismo. Embora seja ideal conseguir o Betacaroteno dos alimentos consumidos, os suplementos estão disponíveis em formas de cápsulas e gel. Os suplementos comercialmente disponíveis contêm tipicamente entre 1,5 e 15 miligramas de Betacaroteno sintético ou natural.

Não há consumo diário recomendada. Por causa da pesquisa mista sobre os perigos da suplementação de Betacaroteno, ela é recomendada somente para uso a curto prazo, a menos que seja usada sob os cuidados de seu médico.

Precauções e Possíveis Efeitos Colaterais:

É provavelmente seguro quando consumido em quantidades encontradas naturalmente nos alimentos. Os suplementos devem ser usados a curto prazo sob a direção do seu médico. Possíveis efeitos colaterais deste carotenoide incluem dor de cabeça, arrotos, fezes moles, hematomas, dor nas articulações e pele amarelada, embora a descoloração eventualmente desapareça.

As pessoas que fumam ou bebem muito devem evitar tomar esse carotenoide, pois estudos mostram que causa um risco aumentado de câncer. Pessoas com histórico de exposição ao amianto também devem evitar o uso de suplementos deste pigmento pois podem aumentar o risco de distúrbios hepáticos ou doenças cardíacas.

Informe à seu médico caso tome suplementos de Betacaroteno enquanto estiver tomando medicamentos para o colesterol, antibióticos, inibidores da bomba de protões, orlistato ou esteróis vegetais. Pode aumentar o risco de hemorragia quando é tomado com medicamentos que também aumentam o risco de hemorragia (como diluidores do sangue).

Malefícios do Betacaroteno:

O corpo humano só sintetiza o betacaroteno em vitamina A quando necessário, de modo que seu consumo em excesso não é tóxico ao organismo. O único efeito colateral do consumo excessivo que pode ocorrer é o surgimento de uma tonalidade mais amarelada da pele, e cessa quando suspende o uso.

Considerações Finais:

O Betacaroteno é um pigmento encontrado em plantas que dão às frutas e legumes sua cor amarela e laranja. É um tipo de carotenoide. Os carotenoides pró-vitamina A são diferentes porque precisam ser convertidos em retinol pelo organismo depois de ingeridos.

Pesquisas mostram que há benefícios em consumir alimentos contendo Betacaroteno. Isto é devido às suas atividades antioxidantes e capacidade de proteger a pele e os olhos.

Há uma pesquisa mista sobre a suplementação de Betacaroteno e se aumenta ou não o risco de câncer e doenças cardíacas. Para estar seguro, consiga sua dose deste carotenoide comendo frutas e verduras amarelas e laranjas.

Sair da versão mobile