Frutas

Groselha Vermelha fruta: 32 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 28/03/2018 (atualizado em 22/08/2021)

A Groselha Vermelha é rica em propriedades e valores nutricionais que beneficiam e favorecem toda a saúde do corpo humano.

A Groselha Vermelha é um fruta pequena e poderosa, com um sabor agridoce, que comporta imensos benefícios à saúde. Esta fruta altamente nutritiva, é detentora de propriedades importantes, é rica em flavonoides.

Típica de climas temperados da Europa, América do Norte e da Sibéria, a Groselha Vermelha é um fruto redondo ou oval que nasce de forma selvagem. Parente próxima do Corinto, a groselha pertence à família dos Grossulariaceae.

A planta cresce rapidamente em locais onde o verão predomina de forma mais úmida, e o inverno é mais frio e severo. Com altura entre 4 e 6 pés, a planta é um pequeno arbusto que apresenta espinhos ao longo dos ramos lenhosos.

Seus frutos começam a nascer em torno de 2 ou 3 meses depois do plantio, podendo aparecer com formatos diversos, assim como a coloração que, normalmente, é avermelhada ou arroxeada. Cada fruto apresenta entre 15 e 30 sementes que podem ser ingeridas com o fruto sem causar danos à saúde.

No Brasil, a planta pode ser um pouco mais difícil de ser encontrada, mas você pode procurar em mercados municipais e grandes feiras. O óleo pode ser encontrado em farmácias de manipulação, lojas físicas e online de produtos naturais.

Valores Nutricional da Groselha Vermelha

A Groselha Vermelha possui muito mais vitamina C do que as laranjas, são ricas em potássio, contém quantidades moderadas de caroteno (uma forma de vitamina A), contém outros antioxidantes como fenóis, incluindo as antocianinas e vitamina E, ABL, Omega-6 e ácidos graxos essenciais) e potássio. então, confira também os Benefícios da Groselha Vermelha Para Saúde:

Benefícios da Groselha Vermelha Para Saúde

1. Controla a Diabetes:

A Groselha Vermelha ajuda no tratamento de diabetes ou açúcar elevado no sangue, ela é rica em crómio e ajuda a regular o metabolismo dos carboidratos fazendo com que o corpo responda melhor à insulina que por sua vez, reduz os níveis de glicose do sangue. Além disso, seu teor de vitamina C promove o bom funcionamento do pâncreas, regula a glicose no sangue e diminui os níveis de albumina no corpo.

Misturar 1 ou 2 colheres de chá de pó de Groselha Vermelha ou suco em um copo de água, beba diariamente com o estômago vazio para controlar o diabetes e gerenciar suas complicações.

2. Aumenta a Imunidade:

A Groselha Vermelha aumenta a imunidade, sua grande quantidade de vitamina C a transforma em um potente antioxidante, ela protege o organismo contra danos de radicais livres que potencialmente levam a várias infecções comuns desde uma gripe até uma doença mais grave como o câncer e várias outras doenças.

3. Benefícios da Groselha Vermelha Para Saúde Capilar:

Devido ao seu teor de vitamina C é usada como tratamento para muitos problemas de cabelo, como perda de cabelo, cabelo opaco e grisalho prematuro. A deficiência de vitamina C pode levar à quebra e perda de cabelo.

Comer a Groselha Vermelha diariamente ou usar óleo de groselha para massagear o couro cabeludo algumas vezes na semana ajudam a ter um cabelo saudável e forte.

4. Combate Problemas Urinários:

A Groselha Vermelha também é muito boa para o sistema renal, é diurética, ela aumenta a frequência e o volume de micção liberando as toxinas através do sistema urinário, sem excesso de estimulo, ela inibe o crescimento de bactérias e, portanto, ajuda no tratamento de problemas urinários como infecções do trato urinário.

Para tratar infecções da bexiga, prepare uma solução misturando 1 colher de chá de pó de Groselha Vermelha e açafrão em pó em um copo de água, ferva a solução até que reduza pela metade e, em seguida, deixe-a esfriar, beba 3 vezes por dia durante uma semana.

5. Promove a Saúde do Coração:

Fortalece os músculos do coração, pois bombeia sangue suavemente por todo o corpo, seu alto teor de ferro promove a produção de novas células vermelhas do sangue, melhorando a circulação mantendo as artérias limpas reduzindo o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

6. Promove a Perda de Peso:

As groselhas vermelhas podem ser uma grande ajuda para perder peso, contém baixas calorias, alto conteúdo de água. Muitas pessoas estão descobrindo os benefícios de comer frutas como cerejas, amoras e groselhas para ajudar a perder peso rapidamente.

7. Benefícios da Groselha Vermelha Para Saúde dos Rins:

Estudos científicos ainda são raros no que diz respeito à assistência de suco de Groselha Vermelha dentro da cura e também a proteção contra a doença de pedra de ácido úrico. No entanto, parece encorajador, de acordo com resultados divulgados no European Journal of Clinical Nutrition que relaciona os sujeitos que consumiu suco de Groselha Vermelha regularmente tem um maior pH urinário. e também passou mais ácido cítrico, bem como o ácido oxálico.

8. Combate o Alzheimer:

A demência é, basicamente, uma redução de processos de pensamento que acontece por causa de uma doença em particular. De acordo com estudos, as groselhas vermelhas contêm determinados antioxidantes que se comportam como um escudo poderoso em relação a demência e podem auxiliar na prevenção da doença de Alzheimer.

9. Promove a Saúde Digestiva:

Uma das vantagens mais imprevisíveis de extrato de Groselha Vermelha é incorporado na seção de saúde digestiva, como comprovou pesquisas recentes em animais. Várias outras pesquisas revelaram que a Groselha Vermelha pode ajudar a saúde gastrointestinal.

10. Combate os Radicais Livres:

Uma Pesquisa realizada por uma universidade dos USA, constatou que a vitamina C presente em grandes quantidades nas Groselhas vermelhas, ajudam a inibir ação dos radicais Livres no corpo.

11. Benefícios da Groselha Vermelha Combate a Psoríase:

Estudos concluíram que a Groselha Vermelha e uma forte combatente contra a eczema e a psoríase, para alcançar este fim, misture um pouco de suco de Groselha em um óleo e aplique como loção para o corpo para evitar o ressecamento.

12. Combate Infecções:

Como relatado anteriormente, a Groselha Vermelha ajuda a inibir a ação dos Radicais Livres, assim, ela também combate automaticamente várias infecções comuns desde uma gripe até uma doença mais grave.

13. Combate o Câncer:

A Groselha Vermelha é mais eficaz no sentido de câncer por causa do seu abundante teor de antioxidantes. As células cancerosas são formadas por causa de radicais livres criados devido ao estresse oxidativo. No entanto, antioxidantes são impressionantes para neutralizar este efeito dos radicais livres devido ao seu valor ORAC (Oxygen Radiance Absorption Capacity) superior. É verdadeiramente impressionante para o câncer de fígado.

14. Benefícios da Groselha Vermelha Contra a Menopausa:

A Groselha Vermelha também pode ser bom para as pessoas que lutam com a menopausa, uma vez que têm uma tendência para acentuar a circulação periférica fraca e, além disso, remover os níveis de colesterol ruins, resíduos e toxinas do sangue. As Groselha adicionalmente ajudam senhoras que lutam com a menopausa, simplesmente, melhorando seu fluxo de sangue.

15. Estimula o Processo de Recuperação:

A Groselha Vermelha demonstra vantajosa melhora no grau de energia. Além de ser um ótimo alimento que estimula o processo de recuperação, portanto, minimizar a lesão.

16. Reduz o Colesterol Ruim:

A ingestão regular de Groselha Vermelha ajuda a diminuir os níveis de colesterol do soro total, devido ao seu teor de pectina, ela inibe a agregação plaquetária e reduz os níveis de colesterol no organismo, a redução de lipoproteínas de baixa densidade (LDL ou “mau” colesterol) e triglicérides e um aumento considerável nos níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL ou colesterol ‘bom’) ajudam a melhorar a saúde cardiovascular em geral.

Para reduzir o colesterol, coma frutas frescas de groselha 2 vezes por dia.

17. Benefícios da Groselha Vermelha Para Saúde Cerebral:

A Groselha Vermelha desempenha um papel fundamental na melhoria da memória e funções cognitivas por se rica em vitamina C e outros antioxidantes ela nutre o cérebro e aumenta o funcionamento mental.

É um excelente tônico para o cérebro e nervos e auxilia na melhoria do sistema nervoso central do corpo e é útil no tratamento de doença de Alzheimer. Para aumentar o poder cerebral, tome duas vezes ao dia 1 a 3 colheres de chá de pó groselha.

18. Promove a Saúde Bucal:

A vitamina C e outros nutrientes presentes na Groselha Vermelha são muito bons para sua saúde oral, elas combatem bactérias e infecções, previnem as cáries e melhoram as cavidades, ajuda a curar os tecidos da gengiva, quando tomado internamente. Além disso, ele limpa a boca de bactérias nocivas que causam mau hálito.

19. Previne o Envelhecimento Precoce:

Para retardar os sinais de envelhecimento, inclua em sua dieta a Groselha Vermelha, devido à alta concentração de antioxidantes, a groselha reduz a quantidade de radicais livres no corpo, ajuda a prevenir sinais de envelhecimento precoce, como rugas, linhas finas e manchas de idade, também é rica em vitamina A, que estimula a produção de colágeno para manter a elasticidade da pele e manter a aparência jovem.

20. Promove a Saúde dos Olhos:

A Groselha Vermelha mantém uma visão saudável, sua grande quantidade de vitamina A e caroteno ajudam a reduzir o risco de degeneração macular e cegueira noturna, também reduz a vermelhidão, coceira e ajuda na lubrificação dos olhos. Sua grande quantidade de vitamina C também ajuda a manter o funcionamento adequado das células da retina, melhorando a miopia e catarata e reduzindo a tensão intra-ocular.

Misture 2 colheres de chá de suco de Groselha Vermelha em ½ xícara de água, adicione um pouco de mel, beba todas as manhãs para reforçar sua visão.

Outros Benefícios da Groselha Vermelha Para Saúde

  • Misture um pouco de suco de Groselha Vermelha em um óleo e aplique como loção para o corpo para evitar o ressecamento, bem como doenças como eczema e psoríase.
  • A Groselha Vermelha fortalece o fígado e ajuda na liberação de toxinas fora do corpo.
  • Ela ajuda a aumentar a contagem de células brancas do sangue, que é principal linha do sistema imunológico de defesa. Adicione ¼ de xícara de suco de groselha para ½ xícara de água morna e beba uma vez ao dia.
  • Mastigue pedaços da fruta fresca diariamente. Você também pode utilizar o pó ou o suco diariamente para desfrutar de dentes e gengivas fortes.
  • Também diminui a pressão arterial e previne doenças como aterosclerose e afecções da artéria coronária.
  • Além de ser uma fruta rica em água, as Groselhas Vermelhas também são ligeiramente diuréticas. Isso significa que aumenta a freqüência e o volume de micção.
  • Misture 1 colher de chá de pó groselha em um copo de água morna, beba diariamente de manhã com o estômago vazio para melhorar a saúde cardiovascular.
  • As Groselhas vermelhas favorecem grandemente o sistema renal, pois, elas são diuréticas.
  • O Consumo da Groselha Vermelha é altamente indicado, para aqueles que sofrem de anemia ferropriva, devido ao seu alto teor de ferro.
  • O cálcio presente na Groselha Vermelha é um componente essencial de nossos ossos, dentes e unhas, e também garante que temos lindos cabelos lustrosos.
  • As Groselhas VErmelhas são ricas em fibras, como a maioria das frutas. A Fibra adiciona volume às fezes e ajuda os alimentos a se moverem pelos intestinos e mantêm os movimentos regulares.
  • O zinco e o cálcio presente na Groselha Vermelha promove o aumento da atividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea.

Como Usar a Groselha Vermelha

Lave bem as bagas separando-as dos cachos. Bata as bagas com água de rosas (2 colheres de sopa de água de rosas para cada copo de água pura) e use em caso de problemas de amígdalas, dores de garganta e inflamações da região, em gargarejo.

Os usos indicados acima são aqueles comuns às medicinas locais de origem popular, sem qualquer comprovação científica mas com muita comprovação empírica que vem desde a antiguidade. Porém, cada vez mais a fitoterapia vem buscando usar a groselha e suas propriedades curativas e hoje já se encontra, inclusive, em cápsulas.

Como Escolher e Consumir a Groselha Vermelha

Quando for comprar groselhas vermelhas, procure as frutas que estão com cores vibrantes e firmes que não apresentam sinais de estar murchando. É extraído desse fruto, também, um óleo que carrega todos os seus benefícios. Seu consumo, no entanto, deve estar sempre associado a uma saúde equilibrada e à prática de exercícios.

Sair da versão mobile