Benefícios dos óleos

Óleo de Calêndula para que serve? como tomar, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 28/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)

Óleo de Calêndula para que serve? como tomar, benefícios e malefícios . Além disso, As calêndulas (Calendula officinalis) são pilares em jardins em todo o mundo por causa de sua aparência ensolarada.

Mas, além da cor brilhante e do charme magnético dessa planta, muitos estudos se concentraram nos benefícios à saúde que as pessoas podem obter.

Ao longo da história, a planta de calêndula tem sido bem utilizada por várias populações no mundo. As documentações chegam até as civilizações grega e romana, onde fazia parte de suas mitologias.

Ela foi amplamente distribuída em todas as rotas comerciais, o que levou à sua vasta distribuição no mundo moderno.

O nome por onde passou, calêndula, foi introduzido nos primeiros dias do cristianismo. As pessoas chamaram o ouro de Maria em honra da Virgem Maria, que foi encurtada através do tempo em “calêndula”.

A calêndula de Tagetes também é bem conhecida no México como a “flor dos mortos”. É amplamente distribuída e usada pelos cidadãos durante o “Dia de Finados”, ou o “Dia dos Mortos”, principalmente porque os cravos são ditos fornecer uma luz orientadora para os que partiram para encontrar o caminho de volta para casa.

Estas flores são comumente usadas para adornar os altares de casas ou as “ofrendas”, que são construídas pelas famílias para seus entes queridos falecidos.

Entretanto, ela não é só utilizada para este fim. o Óleo desta planta possui propriedades que são de extrema importância para quem deseja tratar e prevenir doenças que podem ocorrer no corpo. Então, confira em mais detalhes Os Benefícios do Óleo de Calêndula Para Saúde:

Benefícios do Óleo de Calêndula Para Saúde:

1. Trata Problemas de Pele:

O Óleo de Calêndula tem sido utilizado no tratamento de várias condições da pele por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. Diz-se para ajudar no tratamento de dermatite, acne e assaduras.

2. Auxilia na Cicatrização de Feridas.

O Óleo de Calêndula também é utilizado para promover a cicatrização de feridas através de seu efeito direto em feridas de cicatrização lenta. Também possui propriedades antibacterianas que podem ajudar a prevenir infecções.

3. Alivia a Dor Causada por Joanetes:

Joanetes, que são causados ​​por bursite, muitas vezes causam dor extrema devido à inflamação do saco da bursa. Isso geralmente é tratado com injeções, cirurgias ou almofadas. Como um tratamento alternativo para pessoas que não estão abertas à cirurgia para isso, o Óleo de Calêndula pode ser usado ​​topicamente para diminuir a dor e a inflamação causado pelo joanetes.

4. Promove a Desintoxicação:

Estudos sugerem que o óleo pode ajudar no processo de desintoxicação do corpo, eliminando materiais tóxicos que se acumularam ao longo do tempo no corpo. Esta desintoxicação não beneficia apenas o sistema digestivo, mas também o sistema linfático, descongestionando e limpando os tecidos do corpo.

5. Ajuda na Menstruação Dolorosa:

O Óleo de Calêndula oferece benefícios para a regulação adequada dos processos que ocorrem no sistema reprodutivo feminino. Ajuda a aliviar dores e dificuldades menstruais. Também foi observado que ele ajuda na regulação da produção de estrogênio.

6. Acalma a Dermatite de Contato:

O óleo pode prevenir a ocorrência de dermatite, que é causada devido à exposição à radioterapia. As pomadas à base de calêndula também são eficazes no tratamento de assaduras em bebês.

7. Cura a Inflamação Genital:

O óleo também pode ser usado para tratar a inflamação genital e hemorroidas. Além disso, um banho preparado com a calêndula pode aliviar a dor e o inchaço.

8. Melhora o Sistema Digestivo:

Você pode usar o Óleo de Calêndula para manter os órgãos digestivos saudáveis. Isso funciona no interior do corpo para tratar infecções da bexiga, dores de estômago e úlceras.

9. Combate a Febre:

A febre alta não é uma doença em si, mas um sintoma de um problema de saúde subjacente. Mas a febre pode lhe drenar energia e também pode ser assustador. Entretanto, o Óleo de Calêndula pode reduzir a temperatura do corpo com segurança, dando-lhe alívio da febre.

10. Mantém a Saúde do Coração:

A calêndula mantém seu coração saudável e ajuda na prevenção de doenças cardíacas, como paradas cardíacas, bloqueios cardíacos, deposição de colesterol e muitos mais.

Outros Benefícios do Óleo de Calêndula Para Saúde:

  • Trata a caspa;
  • Previne acne;
  • Melhora a saúde bucal;
  • Combate inflamações;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Previne o câncer;
  • Melhora a saúde ocular;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Combate a gengivite;
  • Previne a queda de cabelo.
Sair da versão mobile